Featured Video Play Icon

Meu mergulho no Blue Hole ocorreu no dia 01 de janeiro de 2018 – era meu desejo de começar o ano muitíssimo bem, num pedaço de oceano que está na lista de desejos de qualquer mergulhador. Na passagem do ano decidi que nem mesmo iria sair para ver os fogos. Concentrei-me no descanso e no desafio do dia seguinte, num dos lugares mais fantásticos do mundo, como atestou Jacques Cousteau.

Mergulho no Blue Hole Belize

E esse pedaço de Caribe atrai também por muitas outras razões. Belize tem a maior barreira de corais do hemisfério norte, águas agradabilíssimas e transparentes, rica vida marinha, fauna exuberante e muitas ruínas maias E de “sobra”, ainda tem a cultura caribenha, né? Ali, ainda autêntica, já que o turismo não é massivo.

Nesse post contarei tudo sobre o mergulho no Blue Hole em Belize. E nos outros posts sobre os demais mergulhos, e sobre Caye Caulker, a ilhota linda onde passei meus dias em Belize.

Blue Hole de Belize

Sabia que, com 300 metros de largura, o “Great Blue Hole” é considerado o maior buraco azul do mundo?! Tão tão grande que já foi avistado lá do espaço por um satélite da Nasa… Pensa nisso! Foi descoberto por Jacques Cousteau em 1972, e fica no Atol de Lighthouse.

Mergulho no Blue Hole Belize

Blue Holes são buracos redondos no meio de recifes, na maioria das vezes muito profundos. E o Blue Hole de Belize é o mais incrível de todos! Ele é, na verdade, uma caverna vertical que se formou há dezenas de milhares de anos, quando o nível do mar era muito mais baixo que o atual. As estalactites e estalagmites que estão lá deixaram esses vestígios, já que são formações geralmente esculpidas pela ação da chuva. Acredita-se que o blue hole de Belize já esteve a mais de 50 metros acima o nível do mar, há milênios de anos atrás …

Como chegar ao Blue Hole em Belize

O Blue hole de Belize fica a quase 100 quilômetros mar adentro a partir de Caye Caulker. Cheguei lácom a Belize Diving Services, numa navegação que demorou quase 2:30h. Pegamos mar alto na maior parte do tempo. O barco da BDS enfrentou bem, mas aparentemente o dia estava tranquilo, sem muito vento. Em minhas pesquisas li que algumas operadoras, com barcos menores, sofrem mais. No caminho fique atento às belezas dos manguezais… fabulosos! E aos animais, chegamos a avistar baleias, um show à parte para confirmar que aquele seria um grande ano!

Mergulho no Blue Hole Belize

Em tempo, a melhor temporada para mergulho no Blue Hole em Belize vai de dezembro a março.

Como é o mergulho no Blue Hole

O dia de mergulho no blue hole começou cedo, às 5:15 da manhã. O café da manhã tomamos lá na BDS, já incluso no preço. Depois preenchemos a papelada, fomos à conferencia de equipamentos e finalmente apartida, ainda antes do sol nascer.

Mergulho no Blue Hole Belize

Mergulho no Blue Hole Belize

Mergulho no Blue Hole Belize

A região, abrigada pelo recife, geralmente não tem correntes. A visibilidade é razoavelmente boa, diante da profundidade. Como disse Giovanni, o master dive com quem mergulhei, os olhos vão se acostumando com a escuridão. Apesar dos mais de 120 metros de fundura, nossa permissão de mergulhar vai somente até os 40 metros. Ali pelos 36/38 metros já dá pra ver as estalactites e estalagmites.

Mergulho no Blue Hole Belize

A descida é muito rápida, e confesso, isso me assustou um pouco, afinal era uma montanha de 40 metros de água acima da minha cabeça. Já tenho a certificação Padi Advanced há algum tempo, mas não sou experiente em mergulhos profundos. A outra preocupação era a possibilidade de narcose por nitrogênio, que acomete alguns mergulhadores com a profundidade. De qualquer forma o tempo que ficamos nos 40 metros foi curtíssimo, algo como 5 minutos.  E começamos a subir bem devagar.

Mergulho no Blue Hole Belize

Vi pouquíssima vida, e nenhum tubarão, que tanto esperava encontrar. Nos outros mergulhos vimo muitos, conto tudo nos próximos posts.  Dizem que as espécies mais comuns são da espécie Black tip, mas há relatos de tubarão martelo por ali. As paredes rochosas são bem irregulares, com várias minis cavernas.

Vou confessar que mais do que o mergulho, gostei mesmo foi de voar com o drone e fotografar o blue hole por inteiro. Tinha dúvidas se conseguiria visualizar todo o diâmetro, mas deu! Lá do alto é possível ver que beleza absurda!O círculo é tão perfeito que parece ter sido feito com compasso. As imagens estão à seguir e também no vídeo anexo ao post. Não perca!

Em tempo, minhas fotos com a Gopro não saíram boas por conta da falta de um flash apropriado. No dia não havia um fotografo sub profissional acompanhando a expedição… No próximo post de mergulho em Belize tenho lindas fotos. 🙂

Mergulho no Blue Hole Belize

Belize Diving Services

Há várias empresas que levam ao Blue Hole a partir de Caye Caulker e San Pedro.

Eu mergulhei com a Belize Diving Services, considerada a melhor operadora de Caye Caulker por ter os melhores barcos e os mais bem treinados master dives que guiam a expedição. É verdade que eles tem o preço mais caro, mas não dá para economizar com esse tipo de coisa… O mergulho no blue hole é um sonho que custa quase 400 dólares, incluindo os 3 mergulhos do dia, tanque com ar de qualidade, o aluguel de equipamentos, marine park fee, impostos e toda regalia à bordo, incluindo o almoço. 

Mergulho no Blue Hole Belize

Os outros dois mergulhos do dia (o blue hole é normalmente o primeiro) são muito mais belos, e cheios de vida. Perto dos atóis de Turneffe e Lighthouse Reef. Já falo deles nos proximos posts. Para o almoço paramos numa linda ilha chamada Half Moon Caye, cheia de coqueiros, pássaros e vida selvagem. O almoço estava delicioso!

Half moon Caye Belize

Mergulho no Blue Hole Belize

A maioria das operadoras só aceita mergulhadores com certificado avançado, os que tem treinamento para mergulhos profundos. Com a BDS é possível mergulhar até os 24 metros de profundidade também. São duas turmas no barco, os Open waters e advanceds, com 6 a 8 mergulhadores por turma/guia.

Fiz minha reserva antecipada pela internet, paguei um depósito de 25%  no cartão de crédito e o restante no dia do mergulho. A BDS não vai ao Blue hole diariamente, veja o calendário no site deles.

Mergulho no Blue Hole Belize

+ Quer saber mais sobre Belize? Leia nesse post aqui!

+ Quer saber mais sobre mergulho pelo mundo? Clica aqui!

+ Veja aqui meu roteiro pela Guatemala e Belize

Espero que tenham gostado do post. Se sim deixa aqui um comentário para mim!

Um beijo e até a próxima.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Como encontrar os Dragões de Komodo Os legendários dragões de Komodo, a maior espécie de lagarto vivo do mundo, são as grandes atrações do Parque Nacional de Komodo na Indonésia (junto c...
Mergulho em Komodo, um mundo de cores O mergulho em Komodo na Indonésia é sem dúvida um dos mais desejados do mundo. Muito por conta da sua extraordinária biodiversidade e densidade de vid...
As melhores dicas de viagem pra Komodo Komodo está listada como uma das sete novas maravilhas da natureza, e ainda é Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco! Super justif...
Descubra Kelingking beach em Nusa Penida Um dos pontos mais esperados da viagem à Indonésia era chegar na Kelingking beach em Nusa Penida. Definitivamente daqueles lugares que te fazem sentir...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *