Featured Video Play Icon

Mergulho em San Andrés | Colômbia

Mergulhar é como descobrir um outro planeta, um passaporte para a aventura num mundo subaquático. É delicioso ter a sensação de estar dentro de um aquário, poder flutuar e sentir a falta de gravidade do mar. O mergulho em San Andrés é realmente umas das melhores atividades por lá, não deixe (por nada) experimentar. Com bela flora e fauna, seu mar está repleto de lindos corais, esponjas, muitos peixes coloridos, arraias e lagostas.

Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

Mar de 7 colores

Com águas cristalinas, e muita vida marinha, o mergulho em San Andrés é delicioso! A região é reconhecida como uma “Reserva da Biosfera” chamada Seaflower, elegida pela UNESCO em 2001. É que a região está inserida na terceira maior barreira de corais do mundo, com cerca de 250 mil km². Imperdível, não?!

Mergulho em San Andrés

O arquipélago de San Andrés é conhecido por seu “mar de sete colores“, que oferece condições ideais para quem procura um bom mergulho. Sabia que a variedade dos tons de azul do mar se dá por conta das diferentes profundidades e pelo tipo de fundo? Sim, das formações de corais que vêm dos recifes, ou do fundo de areia – que tornam possível essa alternância inacreditável de cores!

Dicas importantes: não esqueça de fazer o seu seguro Dan (especifico para mergulhadores) ou, se já possui, verificar sempre sua validade. E não esqueça também de levar sua câmera sub para registrar todos esses momentos! Se não tiver flash, use o filtro magenta que melhora muito a cor das suas fotos abaixo de 10 m de profundidade. 

Mergulho em San Andrés

Como foi o mergulho em San Andrés

Os pontos altos do mergulho em San Andrés são a temperatura da água e a visibilidade que são excelentes, sem contar aquela cor de azul do mar surpreendente.

Mergulho em San Andrés

A temperatura média dos nossos mergulhos foi de 29 graus!! Cheguei a registrar os inacreditáveis 33 graus num deles \o/ … ver-da-de!!! Com esse calorzinho bom não é nem necessário usar uma roupa inteira de neoprene. Usei um short John (roupa curta) mas dava até mesmo para usar somente uma lycra.

Mergulho em San Andrés

A visibilidade chegava a aprox. 25 metros, uma maravilha quando a máscara não embaçava ahaha! Quem mergulha sabe que diferença é uma máscara boa. A minha é boa, mas era nova e aí embaçou algumas vezes. Até que o Nelson (da Divers Team) me ofereceu uma mistura mágica (disse ele que era cuspe do avô kkk) que solucionou de vez meu problema. \o/

No primeiro dia levamos um tempo experimentando e separando todos os equipamentos, mas nos demais dias já chegávamos com tudo pronto no barco. Cilindros, lastros e coletes já estavam embarcados para não perdermos tempo para zarpar. Quanta saudade!! 

Mergulho em San Andrés

Os barcos partiam por volta das 9h para dois mergulhos e estávamos de volta, o mais tardar às 14h. Dependendo do movimento eles fazem também mergulhos na parte da tarde.

Antes de cairmos havia um briefing que explicava sobre o ponto, particularidades como correntes e a duração provável do mergulho. A caída era sempre de costas, pela lateral do barco, pelo tipo de embarcação que estávamos operando (lancha baixa).

Após cada mergulho era servido água natural e uma goiabada para repor a energia. Saudades queridos Bojunga e Juan!!

Mergulho em San Andrés

Os dive points – Mergulho em San Andrés

Com rica vida marinha e naufrágios em bom estado de conservação, muitos pontos de mergulho em San Andrés parecem grandes florestas de corais, com gigantes esponjas do mar. São aproximadamente 40 pontos de mergulhos, com a maior concentração no lado oeste, a parte abrigada.

Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

Todas partidas de mergulho eram decididas no dia de acordo com as condições meteorológicas e do mar. No primeiro dia fizemos mergulhos rasos, em torno de 8 metros, para que Nelson, o dive master que nos guiava, identificasse nosso nível de experiencia. Apesar de estarmos também sob a supervisão do experiente Queiroz (que já nos conhecia de outras viagens), ainda assim eles tiveram esse cuidado conosco. Segurança, claro em primeiro lugar sempre!Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

A partir do segundo dia de mergulho em San Andrés chegamos a profundidades maiores, que variaram entre 15 a 30 metros dependendo do ponto.

Visitamos os seguintes points em 2 mergulhos por dia:

1º dia – Montañita e Piramide

2º. dia – El dedo, Bajo del Bajo]

3º. dia – Cantil del barco, Trilogia

4º. dia – Blue Wall, Piramide

5º. Dia – El velerito, El barco Hundido

Mergulho em San Andrés

Esse último chamava-se Blue Diammond, um barco que transportava drogas e que foi afundado a bala pelo governo colombiano. Acho que vou guardar para sempre na memória e no coração a imagem daquele cardume que fazia um nado sincronizado (viu o vídeo?) mais lindo que eu já vi.

Mergulho em San Andrés

A Operadora de Mergulho

Nossa viagem foi organizada pela Operadora de mergulho Queiroz Diver, que tem sua sede em Arraial do Cabo – RJ. Além de ter feitos todos os meus cursos com o Queiroz (Padi Open water, Advanced e nitrox), já fiz com eles também outras viagens. Veja aqui a viagem do Mar Vermelho! Sempre recomendo o melhor aos meus amigos, simplesmente o melhor! Obrigada mestre Queiroz por nos proporcionar tantos momentos maravilhosos. 

Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

Em San Andrés há dezenas de escolas certificadas que oferecem saídas recreativas e cursos para aqueles que desejam experimentar o maravilhoso mundo subaquático. Usamos a operadora Divers Team que ficava dentro do hotel Decameron Aquario. Sem problema se você não for hóspede desse hotel, pode entrar tranquilo. Nós estávamos em outro hotel (coincidentemente nessa mesma rede, o Decameron Isleño). Todos os dias a Diver Team tinha um serviço de transfer e às 8:30h passavam pra nos pegar no hotel.

Viagens e Outras Historias

Para os que nunca mergulharam com cilindro, você pode ser “batizado” no mar de sete colores! Aproveite para fazer um batismo ou até mesmo um curso de Open Water! Tem duvidas? Me pergunte aqui!

Mergulho em San Andrés

Mergulho em San Andrés

Apesar de não ter conhecido outras operadoras posso atestar que a Divers Team fez um ótimo serviço com equipamentos de boa qualidade, boa lancha e equipe atenciosa e simpática! Isso sempre torna nossas viagens e mergulhos inesquecíveis, não é mesmo?!

E ficam as lembranças de mais essa incrível viagem ao lado de um time top de mergulhadores, amigos, divertidos, parte da família do coração! E com o melhor instrutor. Valeu família Queiroz, que venha Cozumel 2018!

Mergulho em San Andrés

Um beijo e até a próxima trip!

Mergulho em San Andrés | Colômbia was last modified: julho 11th, 2017 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Canyoning na Costa Rica Outra aventura muito bacana que fizemos durante a nossa viagem foi o Canyoning na Costa Rica quando vencemos os Gravity Falls! A Agência que nos prop...
Explore o Rio Celeste na Costa Rica! Pura Vida! Um dos nossos trekkings mais legais na Costa Rica foi no Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte do país. Nosso grande objetivo era ver a ...
Onde ficar em Angra dos Reis Angra dos Reis, no litoral Sul do Rio de Janeiro, possui uma baía com 365 ilhas, uma para cada dia do ano! Um dos meus locais preferidos para uma esca...
Mergulho em Noronha: viva essa aventura! Meu sonho após ter completado o curso Padi Open Water era fazer o mergulho em Noronha, o principal destino de mergulho do Brasil. Era como sair da esc...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em