Apontado como um dos cinco melhores lugares do mundo para scuba diving, Rangiroa é um desses destinos que está na lista de quase todos os mergulhadores. O atol fica no Arquipélago de Tuamotu na Polinésia Francesa e faz parte da maior cadeia de atóis de coral do mundo. O mergulho em Rangiroa é conhecido por proporcionar encontros com seus incontáveis tubarões cinzas e tubarões-martelo, golfinhos e arraias, além de oferecer divertidos drifts divings. Tem mais… é possível nadar com baleias de agosto a outubro! Vamos conferir?

+ Clica aqui para saber sobre meu mergulho com baleias em Tonga

+ Clica aqui para ver o mergulho com bull sharks em Fiji

Mergulho em Rangiroa

Quantos dias ficar em Rangiroa?

Essa resposta depende de quantos mergulhos você deseja fazer. Mergulhadores de todos os cantos do mundo vem mergulhar e ficam em Rangiroa por semanas. Minha sugestão pra você é pensar quantos mergulhos gostaria de fazer e acrescentar mais uns 3 dias (um dia na chegada e dois dias antes da volta). Esse tempo dá para fazer os principais passeios e descobrir a ilha pela ótica “overwater” também. Não deixe de incluir o passeio à Blue Lagoon no seu roteiro, é linda demais!

+ Veja aqui como é a Blue Lagoon de Rangiroa

Mergulho em Rangiroa

Quando mergulhar em Rangiroa

Você poderá mergulhar o ano todo, embora o mar geralmente esteja mais agitado durante a “estação seca” (de junho a setembro) porque sopra o vento do sudeste. Durante a “estação chuvosa” (novembro a abril) melhora o vento mas pode rolar chuva… De qualquer forma não será muito por muito tempo, já que a ilha não é montanhasa como Moorea por exemplo.

Na estação seca fique receoso, porque você pode pegar uma semana inteira de tempo nublado com períodos de chuva que pode levar o cancelamento de alguns passeios.

Mergulho em Rangiroa

Na minha opinião a melhor época de ir à Rangiroa é antes ou depois da alta temporada (maio e outubro), quando os preços são mais acessíveis, os dias não estão muito quentes, nem muito nublados, nem tem muito vento. Eu fui no início de junho e estava ótimo. A temperatura da água estava quente, na média 28 graus, com excelente visibilidade, tornando os mergulhos bem confortáveis.

Para ver golfinhos dizem que os melhores meses são novembro e dezembro. Eles chegam a nadar e saltar ao lado dos barcos! Imagina?! Eu vi vários bem de pertinho e registrei no vídeo que está no início do artigo. Viu?

Mergulho em Rangiroa

Como Rangiroa recebe muitos mergulhadores, especialmente na alta temporada e nos feriados, não deixe de reservar seu mergulho em Rangiroa com antecedência.

Como é mergulhar no Tiputa Pass

Um dos points de mergulhos mais desejados é Tiputa Pass, localizado entre as aldeias de Tiputa e Avatoru, no nordeste do atol. Trata-se de uma fenda estreita e muito profunda situada entre duas ilhas, que é a principal passagem de dentro para fora da lagoa. Essa passagem formada por uma barreira de corais é onde entra a corrente do mar, trazendo muitos peixes, tubarões, golfinhos, tartarugas e até baleias.

Mergulho em tiputa pass

A melhor hora para mergulhar no Tiputa pass é justamente quando a corrente está entrando ou saindo, quando a probabilidade de ver golfinhos e tubarões é maior. Os instrutores sempre sabem a melhor hora e o melhor point e procuram agendar os mergulhar de forma a proporcionar grandes encontros. Eu tive a sorte de ver um Tiger Shark (que está no vídeo do início do artigo, viu?). Vi também um conjunto de tubarões martelo patrulhando o fundo do mar, mas estavam bem de longe, não deu para fotografar com a minha gopro.

Mergulho na polinesia Francesa

Fora isso não vi muita coisa. Ah sim, um cadurme de peixe unicórnio. O máximo! Mas, tenho que admitir que a expetativa era maior para o mergulho em Rangiroa. No entanto, fiz apenas 2 mergulhos e talvez não tenha dado sorte. I hope so! De qualquer forma, fiquei decepcionada com os corais e com a pouca quantidade de vida marinha. O prêmio foi mesmo o Tiger Shark.

Mas não desanimem, eu conheci um casal de mergulhadores lá em Rangiroa que teve a chance de mergulhar com golfinhos bem de pertinho. Curiosos e amigáveis, é comum que eles se aproximem dos mergulhadores e realizem algumas piruetas para você! <3 Ouvi vários relatos, inclusive de brasileiros que conheci lá. Se vc passar por essa experiência volte aqui para me contar, heim!!

O passe de Avatoru também é bem cotado, onde tem mais tubarões silvertip, mas eu não mergulhei lá, não tenho muitas informações.

Tiputa pass mergulho

Como é o drift diving em Rangiroa

Os drifts dives são aqueles mergulhos que somos levados pelas correntes. É bastante desafiador e divertido, porque você simplesmente voa como um superman. A dica é realmente flutuar, sem bater perna, manter a respiração calma para não consumir seu ar além do previsto. De qualquer forma seu primeiro mergulho nunca será um drift por razões de segurança. Os instrutores vão querer observar seu nível antes de jogá-lo no tobogã.

mergulho flavia ribeiro

É certo que mergulhadores mais experientes mergulharão mais para o meio do Tiputa Pass, onde a água é mais profunda, a corrente mais forte, e onde justamente os golfinhos gostam de brincar. No meu caso mergulhamos ao longo do recife, passando por canais e superando a corrente do canal no final do mergulho. Havia uma parte que tivemos que segurar numa corda para seguir o canal, porque ali a corrente estava bem forte.

Mergulho em Rangiroa

Operadora de mergulho em Rangiroa

Mergulhei com a Topdive que é um centro de mergulho PADI de 5 estrelas dentro do hotel Kia Ora onde me hospedei. Lá você pode encontrar tudo o que precisa, desde mergulhos introdutórios para iniciantes até cursos especializados para mergulhadores avançados. Oferecem também mergulhos com Nitrox, mergulhos ao pôr-do-sol, mergulhos profundos e mergulhos fotográficos. Para entrar em contato com eles clique aqui.

Mergulho em Rangiroa
Mergulho em Rangiroa
Instagram Viagens e Outras Historias

Continue lendo sobre Polinésia Francesa

+ Leia aqui mais dicas de Rangiroa

+ Confira aqui meus outros artigos de mergulho pelo mundo

+ Confira aqui outros artigos da Polinésia Francesa

Espero que tenho gostado das dicas de mergulho em Rangiroa. Se sim, ou tem alguma duvida, deixa um comentário aqui abaixo.

Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *