Noronha

Mergulho em Noronha: viva essa aventura!

Meu sonho após ter completado o curso Padi Open Water era fazer o mergulho em Noronha, o principal destino de mergulho do Brasil. Era como sair da escolinha de tênis pra jogar em Roland Garros… Lá estava eu metida naqueles corais, com quase nenhuma experiência. 

Desvendar os mistérios e belezas do fundo do mar está entre as experiências mais arrebatadoras que se pode ter.

É verdade, Noronha impressiona não só pelas belezas do fundo do mar, mas também por suas praias paradisíacas, por sua vasta fauna e flora protegidas pelo Parque Nacional Marinho, considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Meu primeiro curso foi o Padi Open Water que meu deu a certificação para descobrir o maravilhoso mundo subaquático e aprender os principais conceitos do mergulho autônomo, com aulas teóricas e práticas, na piscina e no mar. Fiz com a operadora de mergulho Queiroz Diver, em Arraial do Cabo – RJ. Queiroz é um instrutor de muita experiência, que ama o que faz! Confio tanto nele que coloquei minha filha de 10 anos pra mergulhar com ele. Olha aí ela que linda <3.

Muito linda, n&eacute;? Ela e o Queiroz!

Como é o mergulho em Noronha

Se você ama a natureza, não pode perder a oportunidade de ver a vida marinha em seu verdadeiro habitat. Noronha é um dos melhores lugares para mergulhar do mundo. Estar entre as milhares de cores do fundo do mar é, sem dúvida, uma experiência única. Se você procura por aventura, não ficará desapontado, há um universo totalmente novo a explorar. Há sempre algo de novo para ver no fundo do mar, especialmente no mergulho em Noronha.

Voc&ecirc; vai entrando por umas fendas e uns buracos com muitos corais e bastante vida.

Fomos à Gruta do Buraco do Inferno, às Ilha Cagarras e a Ilha do Meio. Água quentinha, na faixa dos 26 graus e profundidade na casa dos 20m. Muita vida marinha, e a liberdade de sentir-se “sem peso” nesta área de proteção ambiental sem igual.

Estava morrendo de medo de ver um tubarão, e não é que eu vi!! Na hora me mantive calma, e quando saí da água o instrutor falou que era um “tubarão-bicha”, na verdade um tubarão lixa, que nem sabia que era tubarão! Além de tubarão, o mergulho em Noronha é repleto de tartarugas, peixes de todas as espécies, arraias e moréias.

Batismo em Noronha

Para os que não fizeram o curso de mergulho (ainda), há a chance de fazer o mergulho “batismo”, quando você recebe instruções e suporte de um profissional, aprende a se comunicar embaixo da água e a respirar pelo regulador, sempre com a companhia de um instrutor que vai te monitorando o tempo todo. É como um voo duplo de asa delta!

Um mergulho dura em média 30 a 40 minutos e se você for credenciado, ou seja tiver o curso, geralmente faz duas caídas no mesmo dia. A profundidade varia de acordo com o nível do mergulhador. Pode experimentar um mergulho em Noronha qualquer pessoa, com muita experiência ou não. Pode incluir inclusive naufrágios e também mergulho noturno.

Se voc&ecirc; gosta de viver com intensidade, deveria se tornar um mergulhador.

Agências de mergulho em Noronha

As 3 melhores agências de mergulho em Noronha são a Atlantis, Águas Claras e a Noronha Divers, todas fazem saídas diárias para mergulho credenciado e também batismo. Eu optei pela Atlantis que achei que tinha a melhor estrutura na época, com catamarãs novos e um time de instrutores nota 10. Se você não tiver sua câmera sub, as agências fazem as fotos para você.

 

Quando ir mergulhar em Noronha?

A melhor época pra mergulho em Noronha são os meses de setembro e outubro, quando o mar de dentro (em direção ao Brasil) está calmo e quando a visibilidade pode passar dos 30 metros!

Sabia que o Google Maps já mapeou o fundo do mar de Noronha? Acesse o link www.g.co/noronha e se encante com o que há de melhor em Noronha, o mundo embaixo da água!

Se você ainda não se animou com o mergulho autônomo... não deixe de fazer pelo menos um mergulho com snorkel na Praia do Sueste ou na Praia do Sancho. Ou na Baía dos Porcos ou em Atalaia. Na dúvida, faça em todos!

Depois do Open Water (curso básico), vem o curso avançado. Eu já garanti a minha credencial de mergulhadora advanced /nitrox! Com meu Certificado Internacional de mergulho PADI tenho viajado para explorar o fundo do mar em viagens para a Tailândia, Filipinas, San Andrés, Mar Vermelho e muitos outros. 

Sua pr&oacute;xima aventura?

Como mensagem final quero incentivá-los a fazer o curso e a conhecer novos lugares no mundo. E depois do curso, vá direto para o mergulho em Noronha, um dos locais com melhor visibilidade e diversidade de vida marinha do mundo! Combinado?!

+ Não deixe de conferir os outros posts sobre mergulho aqui!

Gostou das dicas? Deixe um comentário aqui para mim! 

Um beijo e até a próxima trip!

Viagens e Outras Historias

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Dicas da Amazônia, Organize sua viagem Se você chegou até aqui é que está planejando uma viagem à maior reserva natural do planeta! É sim, a Floresta Amazônica é uma das maiores riquezas da...
Roteiro em Fiji, encontre o seu! Logo que decidi viajar pra Fiji perdi um tempo pensando no roteiro. Eram muitas as opções, já que o país tem mais de 300 ilhas... Estava um tanto inde...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

4 notas em “Mergulho em Noronha: viva essa aventura!

Deixe uma resposta