Kicker Rock é uma formação rochosa impressionante de 140 metros de altura. Na verdade, ela é um antigo cone vulcânico que tem sido corroído pelo mar há milhares de anos. Localizada em pleno Oceano Pacífico, Kicker Rock sobe abruptamente para fora do mar e está repleta de vida selvagem, acima e abaixo da água.

Tem esse nome, pois quando vista pelo lado do sul, seu formato faz lembrar um leão-marinho dormindo, daí o apelido. Também é chamado de Kicker Rock pela aparência de uma bota quando avistada do outro lado. Qual dos dois mais lhe parece?
É um local muito procurado para snorkeling e mergulho. Lá você poderá ver diferentes tipos de tubarões, peixes, arraias, leões marinhos e tartarugas. É refúgio para muitas aves marinhas também, como os atobás de patas azuis, os nazcas e as fragatas. É um lugar incrível, foi um dos pontos altos de minha viagem!

Como chegar
Kicker Rock fica a mais ou menos 40 minutos de barco da Ilha de San Cristóbal. Você não pode ir lá por conta própria porque as visitas são regulamentadas pelo Parque Nacional de Galápagos. A forma mais fácil é contratar um daytrip oferecido por várias agências em Puerto Baquerizo Moreno na Ilha San Cristóbal.

Dura um dia inteiro e custa uma média de US$ 180 com dois cilindros de ar para o mergulho. Eu fui com a Planet Ocean, reservei com mais de 1 mês de antecedência. Fiz um adiantamento de US$ 50 por PayPal e o resto paguei lá em dinheiro no dia anterior.

Como foi o mergulho em Kicker Rock
Na verdade, tudo começou um dia antes do passeio, quando fiz o meu primeiro mergulho na enseada de Tijeretas e checagem de flutuabilidade, peso adequado, flutuabilidade, regulador e colete.
O mergulho ali só pra quem tem licença internacional. É um dos pontos de mergulho mais procurados nas Galápagos, com profundidades de 10 a 40 metros. O nível de dificuldade do mergulho é moderado por conta das correntes fortes. Na Planet Ocean cada dive master conduz no máximo 6 mergulhadores.

Leon Dormido atrai uma quantidade grande de tubarões. A espécie mais comum encontrada ali são os tubarões white-tipped reef sharks que habitam a área e nadam através no canal.


Mas eu sabia que existia chance de ver um tubarão martelo ali, algo inédito no meu currículo de mergulhadora. E a sorte sorriu pra mim, um gigante passou acima da gente. Minha expectativa era ver um cardume deles, mas, não posso negar minha felicidade foi suprema mesmo com um único tubarãozão!

O barco de onde mergulhamos era ótimo, e todos os membros da tripulação foram profissionais em repassar tudo sempre que alguém tivesse uma dúvida. Entre os mergulhos, a empresa de turismo oferecia frutas e chás. Antes de seguir para Cerro Brujo fizemos o almoço que era ceviche de camarão (existia opção para vegetarianos).
+ Não deixe de conferir o roteiro que preparei para 10 dias em Galápagos
Melhor época para o mergulho em Kicker Rock
O mergulho em Kicker Rock pode ser feito durante todo o ano. A melhor época dependerá de suas preferências pessoais. As águas estarão mais quentes entre dezembro e maio. Isso pode significar que você pode ficar mais tempo na água e aproveitar melhor o mergulho em Kicker Rock.

Na estação fria, de junho a novembro, embora a água esteja mais fria, é provável que haja uma maior variedade de espécies neste momento devido à corrente de Humboldt que traz mais nutrientes para os mares de Galápagos durante esses meses. As correntes são mais fortes durante esse período também, principalmente em agosto e setembro.

Vale a pena reiterar que você provavelmente verá muita vida selvagem sempre que for a Kicker Rock.
Playa Cerro Brujo
Após o mergulho em Kicker Rock fomos para a deslumbrante Playa de Cerro Brujo localizada na costa norte de San Cristóbal. De areia branca e fina, os donos da praia são os leões marinhos.

As arraias e as tartarugas marinhas também são visitantes frequentes das águas rasas da praia. Ótima para uma caminhada, mergulho e banho de sol. Cerro Brujo fica praticamente de frente para Kicker Rock, uma bela vista.

Cerro Brujo é composto por formações de lava AA. É uma bela praia de areia branca, com uma impressionante paisagem vulcânica. Atrás da praia há uma lagoa de água doce onde grandes garças azuis vêm se alimentar.
+ Veja todos os meus artigos de Galápagos e Equador aqui.
Obrigada pela visita, volte sempre!
