O incrível Mergulho em Belize

Com quase 300 quilômetros de costa e mais de 400 ilhas, Belize tem a maior barreira de corais do hemisfério norte e a segunda maior do planeta. O mergulho em Belize oferece aos mergulhadores inesquecíveis momentos com rica vida marinha, paredões e cânions. Espere encontrar muitos meros, tubarões, lagostas, tartarugas e uma variedade enorme de peixes de formatos e cores diferentes. Fora do mar, você ainda pode explorar as antigas ruínas Maias e visitar suas florestas tropicais.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Onde fica Belize

Localizada entre o México e Guatemala, Belize é a segunda menor nação da América Central. O ponto de partida é Belize City com destino à uma das ilhas como Caye Caulker ou San Pedro.

+ Veja aqui tudo sobre Caye Caulker.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Belize tem um ecossistema marinho privilegiado onde gorgônias , corais e esponjas dão abrigo a inúmeras espécies de peixes de recife. Além da barreira de corais, a geologia é composta de manguezais, atóis e muitos bancos de areia. 

Mergulho em Belize

Visibilidade e profundidade

Fora da barreira de recife e atóis, a visibilidade é frequentemente de 30 metros. Dentro do recife costuma ser um pouco menor.

À parte do mergulho no blue hole, que chegamos aos 40 metros, os demais mergulhos tiveram profundidade média de 18 a 25 metros.

A duração média de tempo no fundo foi de 50 minutos, com mais 3 minutos para a parada de segurança.

Mergulho em Belize

Temperatura da Água

A temperatura media da água gira em torno de 28°C, o torna os mergulhos muito agradáveis. Durante o verão pode chegar aos 30ºC, e no inverno aos 26ºC , uma temperatura ainda confortável.

Mergulho em Belize

Espécies marinhas

Na segunda maior barreira de corais do planeta existem mais de 70 tipos de coral e aproximadamente 400 espécies de peixes. O mergulho em Belize reúne grande quantidade de tubarões, peixes de muitas espécies, esponjas, gorgônias e arraias. Tivemos muitas oportunidades com lagostas e tartarugas também. Não o avistamos mas Belize abriga uma espécie de endêmica de sapo do mar, o “whitespotted toadfish”.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Encontramos também alguns peixes leão, espécie que infelizmente infesta os mares do Caribe e causa um desequilíbrio nos locais onde aparece por não ter predador natural. No caminho para o Blue Hole avistamos baleias!

Mergulho em Belize

Principais pontos de mergulho

Além da imensa barreira de corais, Belize tem três dos quatro atóis do Oceano Atlântico. O quarto é o Atol das Rocas, no Brasil. O mergulho em Belize mais famoso obviamente é o Blue Hole que eu conto neste post aqui.

Outros dois mergulhos campões são nos atóis de Turneffe e Lighthouse Reef. Uma verdadeira explosão de cores, corais, peixes, arraias, tubarões e tartarugas. Há vários outros pontos interessantes de mergulho em Belize no Caye Caulker Marine Reserve, perto de San Pedro e também de Ambergris Caye.

Mergulho em Belize

Operadoras de Mergulho em Belize

Há várias operadoras em Caye Caulker, porem as mais indicadas de acordo com as minhas pesquisas forma a Belize Diving Services com que mergulhei, Frenchie’s Diving e Ambergris Divers.

As fotos publicadas nesse post foram tiradas por mim e tambem pela fotógrafa Sophie Mouret do Belize Diving Services (reprodução proibida). 

Mergulho em Belize

Clima de Belize

O clima em Belize é quente durante o ano todo, especialmente ao longo da costa. A brisa do mar refresca a temperatura que no verão fica na faixa de 24 aos 29ºC. O inverno é um pouco mais fresco, mas a mínima geralmente bate 21ºC.

+ Quer saber mais sobre Belize? Clica aqui!

+ Que tal combinar seu roteiro com a Guatemala?

Mergulho em Belize

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Se sim, deixa um comentário aqui abaixo para mim, ficarei feliz em ajudar!

Um beijo e até o próximo post.

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

A mística Chapada dos Veadeiros Paraíso do ecoturismo e reduto de hippies e esotéricos, a Chapada dos Veadeiros é também conhecida como uma região holística e um dos principais centr...
Roteiro de 4 dias na Chapada dos Veadeiros Se você já leu o post introdutório, agora vamos detalhar nosso roteiro de 4 dias na Chapada dos Veadeiros. São muitas atrações a escolher. Nós fizemos...
Dicas da Chapada dos Veadeiros A Chapada dos Veadeiros abriga a maior porção de cerrado contínuo do mundo, são 65 mil hectares de planaltos, veredas e chapadas. São mais de 300 cach...
Onde ficar em El Chaltén, Patagônia Argentina Se você procura uma dica de onde ficar em El Chaltén veja esse post sobre o lodge que eu me hospedei, o Patagônia Eco Domes. Ele oferece uma experiênc...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *