Com quase 300 quilômetros de costa e mais de 400 ilhas, Belize tem a maior barreira de corais do hemisfério norte e a segunda maior do planeta. O mergulho em Belize oferece aos mergulhadores inesquecíveis momentos com rica vida marinha, paredões e cânions. Espere encontrar muitos meros, tubarões, lagostas, tartarugas e uma variedade enorme de peixes de formatos e cores diferentes. Fora do mar, você ainda pode explorar as antigas ruínas Maias e visitar suas florestas tropicais.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Onde fica Belize

Localizada entre o México e Guatemala, Belize é a segunda menor nação da América Central. O ponto de partida é Belize City com destino à uma das ilhas como Caye Caulker ou San Pedro.

+ Veja aqui tudo sobre Caye Caulker.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Belize tem um ecossistema marinho privilegiado onde gorgônias , corais e esponjas dão abrigo a inúmeras espécies de peixes de recife. Além da barreira de corais, a geologia é composta de manguezais, atóis e muitos bancos de areia. 

Mergulho em Belize

Visibilidade e profundidade

Fora da barreira de recife e atóis, a visibilidade é frequentemente de 30 metros. Dentro do recife costuma ser um pouco menor.

À parte do mergulho no blue hole, que chegamos aos 40 metros, os demais mergulhos tiveram profundidade média de 18 a 25 metros.

A duração média de tempo no fundo foi de 50 minutos, com mais 3 minutos para a parada de segurança.

Mergulho em Belize

Temperatura da Água

A temperatura media da água gira em torno de 28°C, o torna os mergulhos muito agradáveis. Durante o verão pode chegar aos 30ºC, e no inverno aos 26ºC , uma temperatura ainda confortável.

Mergulho em Belize

Espécies marinhas

Na segunda maior barreira de corais do planeta existem mais de 70 tipos de coral e aproximadamente 400 espécies de peixes. O mergulho em Belize reúne grande quantidade de tubarões, peixes de muitas espécies, esponjas, gorgônias e arraias. Tivemos muitas oportunidades com lagostas e tartarugas também. Não o avistamos mas Belize abriga uma espécie de endêmica de sapo do mar, o “whitespotted toadfish”.

Mergulho em Belize

Mergulho em Belize

Encontramos também alguns peixes leão, espécie que infelizmente infesta os mares do Caribe e causa um desequilíbrio nos locais onde aparece por não ter predador natural. No caminho para o Blue Hole avistamos baleias!

Mergulho em Belize

Principais pontos de mergulho

Além da imensa barreira de corais, Belize tem três dos quatro atóis do Oceano Atlântico. O quarto é o Atol das Rocas, no Brasil. O mergulho em Belize mais famoso obviamente é o Blue Hole que eu conto neste post aqui.

Outros dois mergulhos campões são nos atóis de Turneffe e Lighthouse Reef. Uma verdadeira explosão de cores, corais, peixes, arraias, tubarões e tartarugas. Há vários outros pontos interessantes de mergulho em Belize no Caye Caulker Marine Reserve, perto de San Pedro e também de Ambergris Caye.

Mergulho em Belize

Operadoras de Mergulho em Belize

Há várias operadoras em Caye Caulker, porem as mais indicadas de acordo com as minhas pesquisas forma a Belize Diving Services com que mergulhei, Frenchie’s Diving e Ambergris Divers.

As fotos publicadas nesse post foram tiradas por mim e tambem pela fotógrafa Sophie Mouret do Belize Diving Services (reprodução proibida). 

Mergulho em Belize

Clima de Belize

O clima em Belize é quente durante o ano todo, especialmente ao longo da costa. A brisa do mar refresca a temperatura que no verão fica na faixa de 24 aos 29ºC. O inverno é um pouco mais fresco, mas a mínima geralmente bate 21ºC.

+ Quer saber mais sobre Belize? Clica aqui!

+ Que tal combinar seu roteiro com a Guatemala?

Mergulho em Belize

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Se sim, deixa um comentário aqui abaixo para mim, ficarei feliz em ajudar!

Um beijo e até o próximo post.

Flavia Ribeiro

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

4 comentários até agora!

    1. Olá Katia! Tem muitosss!!! Posso dizer que foi lá um dos lugares mais lindos que eu mergulhei ( e olha que eu acabei de voltar de Komodo na Indonésia e mergulhei lá tambem!). Vc vai quando?

  1. Kátia, bom dia. Gostaria de saber sobre custos dos mergulhos e passeios. Vc pode me dar dicas? E ainda não mergulhei de cilindro! Eles só levam aos mergulhos os mergulhadores mais experientes ou os turistas que não tem familiaridade com equipamento TB?

    1. Olá Diana, Normalmente as operadoras fazem o batismo pra quem não fez o curso ainda. Eu mergulhei com o pessoal da Belize Diving Services, eles são muito bons e oferecem cursos também. Entra em contato com eles para ver os preços atualizados e checar essa questão do batismo (aqui está o link do site deles http://belizedivingservices.com/ ). Se você tiver duvidas de como é o batismo veja meu post sobre mergulho em Arraial do Cabo. Qualquer coisa volta aqui! bjs Flávia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *