Mergulho em Arraial do Cabo

Como mergulhadora credenciada Padi Advanced já fiz mergulho em Arraial do Cabo muitas vezes e atesto que a fama de Capital Brasileira do Mergulho (junto com Noronha) faz jus. Não é à toa que Arraial tem o título de um dos melhores pontos de mergulho do Brasil! Com águas claras e rica fauna marinha, Arraial do Cabo esconde uma infinidade de corais, tartarugas marinhas, cavalos marinhos, estrelas do mar, além de dezenas de espécies de peixes coloridos, arraias e moreias. Na temporada de inverno é comum avistar golfinhos e baleias. Até mesmo orcas e pinguins fazem visitas por lá.

A boa notícia é que, mesmo que você não seja um mergulhador credenciado, pode se aventurar pra curtir um mergulho em Arraial do Cabo. Conto tudo nesse post aqui.

Mergulho em Arraial do Cabo

Águas claras e muita vida em Arraial

Em Arraial ocorre um fenômeno raro, a ressurgência, que é quando águas muito profundas chegam à superfície. Somado à ação dos ventos, o movimento de rotação da terra e a morfologia da região, uma grande quantidade e variedade de vida marinha é atraída para a região. A ressurgência também provoca o afastamento das águas quentes que viriam do Nordeste. Aí quando essas águas se afastam da costa, as correntes frias que vem do Sul sobem. Essas águas geladas, que explica a temperatura fria do mar de Arraial, são ricas em nutrientes, que transforma Arraial do Cabo num paraíso para a vida marinha.

+ Veja aqui mais sobre meus mergulhos pelo mundo

Mergulho em Arraial do Cabo

Operadora de mergulho em Arraial do Cabo

Fiz meus cursos de mergulho em Arraial com o instrutor Marcelo Queiroz da Queiroz Diver. Comecei pelo Padi Open Water que é o curso introdutório, depois fiz o Advanced onde me aprimorei com mergulhos profundos e noturnos.

Mergulho em Arraial do Cabo

Com o Marcelo fiz também o curso para o uso do Nitrox que é uma mistura de ar enriquecido em oxigênio para que você absorva menos nitrogênio no mergulho (e, portanto, menor risco de doença descompressiva e efeitos da narcose). Esse curso fiz para a viagem ao Mar Vermelho que o Queiroz organizou, onde nos aventuramos em naufrágios da segunda guerra mundial. Depois fiz ainda um curso de fotografia sub com o fotógrafo submarino Ari Amarante.

Confio muito no Queiroz tanto que já coloquei nas mãos dele minha filha de 10 anos para um batismo. Até minha mãe se aventurou também! Realmente toda a equipe é super profissional e passam muita segurança, além do que os equipamentos são bons e o ar que respiramos é de qualidade. Os cursos podem ser feitos aos finais de semana. Se você ainda não experimentou um mergulho pode começar com um batismo, que eu explico logo abaixo.

Mergulho em Arraial do Cabo

Para entrar em contato com o Queiroz ligue para (22) 2622-6423 ou (21) 98754-5840. A loja da operadora fica na av. Gov. Leonel de Moura Brizola, 74 – 03 – Praia dos Anjos, Arraial do Cabo – RJ.

Como é o mergulho em Arraial

O barco costuma sair por volta das 9:30h da manhã e retornar por volta das 15h. Na verdade depende da quantidade de pessoas que estão no barco para mergulhar. O trajeto até o ponto de mergulho leva uns 30 minutos, mas depende do ponto de mergulho também, que é escolhido no próprio dia de acordo com as condições do mar.

Mergulho em Arraial do Cabo

Cada mergulho dura em média 40 a 50 minutos, de acordo com o volume de ar que você consome do cilindro. Normalmente um fotógrafo subaquático acompanha todo o passeio e registra fotos que são cobradas a parte. No intervalo entre os mergulhos é oferecido um lanchinho com sanduíches, biscoitos, frutas e bebidas.

Batismo em Arraial do Cabo

Mergulhadores de primeira viagem podem desbravar o universo subaquático através do batismo, que é um mergulho conduzido pelo instrutor para quem não fez um curso de mergulho ainda. Todas as instruções são passadas ainda no barco, quando os instrutores ensinam os sinais de comunicação no fundo e explicam como equalizar a pressão no ouvido.

O instrutor ou master dive acompanha individualmente cada mergulhador, fica o tempo todo do seu lado, controlando seu ar, sua flutuabilidade e sua respiração. A profundidade vai depender de você, mas em geral vai até no máximo 8 metros.

Mergulho em Arraial do Cabo

Não é preciso saber nadar para fazer um batismo. Primeiro porque a roupa de neoprene já te ajuda na flutuação e segundo porque o colete que se prende ao cilindro pode ser inflado, servindo como um flutuador. Para descer você precisa desinflar o colete, mas não se preocupe, pois, a equipe do Queiroz vai fazer tudo para você. Você só precisa estar atento com a pressão no ouvido e fazer as manobras que serão explicadas no barco.  Não precisa ter medo, é supertranquilo. Só posso garantir uma coisa: depois do batismo vc vai querer fazer o curso. Você vai conhecer um outro mundo e adorar.

Todo o equipamento e a roupa de neoprene está inclusa no seu pacote. Entre em contato com o Queiroz com antecedência para agendar sua data e passar suas medidas. Assim ele vai reservar roupa e equipamentos no seu tamanho certinho.

O batismo pode ser feito em crianças a partir de 10 anos de idade. Já levei minha filha e minha mãe para mergulhar com o Queiroz! Mas se seu acompanhante não quiser mergulhar pode ficar no barco, ou fazer fazendo snorkel na superfície. O passeio de barco já vale o dia!

Mergulho em Arraial do Cabo

Pontos de mergulho em Arraial

São mais de 30 pontos de mergulho em Arraial, locais para todo nível de mergulhador, de amador a profissional. Os pontos mais tradicionais são a Enseada do Anequim, que leva esse nome por conta de uma pedra que parece a barbatana dorsal de um tubarão, a parte de dentro da Ilha dos Porcos. Dois pontos com mar calmo e muita vida.

Mergulho em Arraial do Cabo

Para mergulhadores mais experientes, Arraial reserva aventuras como naufrágios e grutas. Entre os naufrágios, estão o Thetis, que naufragou em 1830, e a Fragata Dona Paula, de 1827.

+ Veja aqui sobre meu mergulho em um naufrágio da segunda guerra mundial

Mergulho em Arraial do Cabo

Dicas finais

  • No mergulho é proibido tocar nos peixes, assim como retirar conchas e corais. Temos que preservar o lindo mar de Arraial do Cabo e contamos com a sua ajuda. Outro ponto é que quando um animal é tocado, ele foge. Se você não tocar, ele pode nadar ao seu lado.
  • Não é recomendado mergulhar quando estiver gripado ou com sinusite. Também são contraindicadas pessoas com pressão alta, problemas graves de circulação, problemas cardíacos, entre outras restrições.  
  • Pode levar acompanhante, mesmo que não mergulhe. Tem que pagar uma taxa que inclui o passeio do barco e o lanche (ligar pro Queiroz para pegar o valor atualizado). O mar de Arraial é tão lindo que, mesmo na superfície, é possível ver muita vida marinha, como tartarugas.
  • Normalmente um fotografo sub acompanha o mergulho, mas se você tiver pode levar sua GoPro! De preferência filtro vermelho que equilibra as cores no fundo (evita que elas fiquem esverdeadas).

+ Veja aqui mais sobre meus mergulhos pelo mundo

Mergulho em Arraial do Cabo

Tem alguma dúvida? Gostou do post? Então deixa um comentário aqui para eu saber da sua visita. 🙂

Um beijo e até a próxima aventura.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *