Featured Video Play Icon

Mergulho com tubarões bull sharks

Viajei com um friozinho na barriga sem saber se realmente teria coragem para experimentar aquilo que tinha me proposto. Eu sabia que podia ser, e foi, uma das maiores adrenalinas que se pode viver no mundo sub: o mergulho com tubarões bull sharks. Já estava em Fiji, um dos melhores lugares para me provar com nesse desafio. Certamente eu não iria amarelar!

Os tubarões bull sharks de Fiji

Fiji é um daqueles paraísos do mergulho no mundo, com os corais mais coloridos e diversidade de vida marinha que qualquer mergulhador pode sonhar! Mas nenhum outro tipo de mergulho atrai mais mergulhadores à Fiji do que o mergulho com tubarões. A visibilidade e segurança conferem à Fiji o título de um dos melhores locais de mergulho com tubarões bull sharks! É lá que mergulhadores tem a chance de chegar muito perto desses tubarões de grande porte, sem gaiola e com tranquilidade. Obviamente as operadoras que organizam o mergulho com tubarões bull sharks devem ter boa reputação de segurança e profissionalismo. Pesquise! E também o comprometimento com as ações de conservação marinha! 

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Mergulho com Tubarões bull sharks

Para minha mãe isso é parte da minha insanidade (hereditária, ahaha) mas para mim foi a realização de um sonho! Que se misturou com a probabilidade de vencer um desafio (“medo”).  Minha sensação foi de plenitude total ao concluir o mergulho com tubarões em Fiji! Não dá para descrever, sorry. Se você deseja saber como foi realmente, inclua Fiji em seus planos de viagem. Vou contar tudo como foi, mas só vendo ao vivo, combinado? 

+ Quer saber mais sobre o resort onde tem o mergulho com tubarões? Clica aqui!

Eles não são terríveis como parecem

Sim, eles estão no topo da cadeia alimentar, mas nesse post vou tentar desmitificar os tubarões d terríveis monstros submarinos, ok? Caso contrário você não vai ter estômago para continuar lendo toda essa história. Pra começar, predador letal é pura invenção da indústria cinematográfica que desde a década de 70 Steven Spilberg emprenhou com “Jaws” essa versão de que tubarões são terríveis assassinos humanos.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji
Na foto 6 tubarões! E nós atrás dessa pequena mureta!

Não é isso, né? Conhecer as estatísticas vai facilitar sua vida ao se preparar mentalmente para o seu primeiro mergulho com tubarões. Fato: a morte por ataque de tubarão é extremamente rara, como 1 em 3 milhões. É mais provável que você morra atropelado…

Bem, mesmo assim, existem histórias de ataques aos humanos (porém raras). Eles são realmente predadores e obedecem a instintos, caçam peixes, tartarugas e leões-marinhos. Mas entenda que nós humanos não temos a gordura necessária para eles.

Mas por que então às vezes eles atacam?

Eles não nos confundem com um peixe, não temos o aspecto nem o cheiro da comida deles. Na maioria das vezes é só um acidente! Tubarões bull sharks tem ótimos sentidos (visão, audição e olfato), mas um movimento abrupto pode deixá-lo alerta. Dizem os especialistas que por pura curiosidade eles se aproximam e às vezes usam os dentes para “experimentar” o desconhecido. Um ataque verdadeiro é, de acordo com os especialistas, muito mais feroz, pode acreditar! Bem, essa história vale para a maioria das vezes, quando o habitat deles não está desequilibrado, e eles tem comida suficiente.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Ou seja, eles não comem humanos porque não lhes satisfazem… E ainda seríamos uma presa difícil, que lutaria contra um ataque. Aprendi que os tubarões são mais espertos que pensamos, e que eles não curtem nossa estrutura, cheia de ossos e pouca gordura. Além disso o sistema digestivo deles é bem lento, o que causaria uma boa indigestão!

Bem, agora que você já sabe que tubarões só querem saber quem você é, e não te atacar, se um deles se aproximar, não fuja rapidamente! Deixa ele te cheirar ok? Relaxa, mesmo sabendo que a espécie de tubarão touro (os bull sharks) são enormes, chegam a medir 3.5m, e que efetivamente matam. Por fim, todo cuidado é pouco.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Como é o mergulho com tubarões

Mas é claro que eu estava apreensiva antes do mergulho com os tubarões. Minha sorte foi que no dia anterior eu tinha me ambientado com os reef sharks num snorkel. Ah! Sim fundamental foi ter conhecido também o Sammy, um mergulhador scuba e freediver que me acompanhou nessa aventura. Obrigada Sammy por sua coragem compartilhada!

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Ao descer do barco já fiquei feliz em constatar que visibilidade e temperatura da agua estavam perfeitas. Nadamos por alguns metros até começar a descer. Tudo briefado pela equipe da Dive shop do Barefoot Kuata, o resort em Fiji de onde partimos. Muito feliz por ter também encontrado Paula e Rodrigo, dois mergulhadores argentinos que trabalham nesse resort e que tinha tido a feliz coincidência de ter os conhecido na Ilha Grande anos atrás! O Mundo é realmente pequeno!

Chegamos aos 22 metros de profundidade onde estava uma pequena barreira natural, como uma mureta de contenção que separava tubarões dos mergulhadores. Como diz um amigo, gaoila é para os fracos! A gente ancorou ali no chão, sem nenhuma proteção, e ficamos bem pianinho. A recomendação era nem levantar o bastão de gopro, pra não chamar atenção deles.

Como foi o encontro

Dois dos mergulhadores começaram a oferecer cabeças e peças grandes de peixe retiradas de uma caixa de inox da plataforma de alimentação. Muitos peixes foram atraídos, e logo depois apareceram os primeiros tubarões pra animar a festa. Viu o vídeo no início do post? Observei que um dos mergulhadores oferecia a comida, enquanto o outro fazia a segurança dele usando um “bastão de afastamento”.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Eram muitos, e muito perto da gente. Com certeza, mais de 6 tubarões chegaram juntos. Eles chegavam a medir perto de 3m de comprimento, impressionante! Fique feliz por constatar que, conforme tinham dito, eles nos ignoravam completamente. Estavam concentrados em suas refeições, deixando-nos ali imobilizados por tamanha beleza.

Ficamos ali por volta de 35 minutos, a 22 metros de profundidade, o tempo que durou o banquete. Duro foi dar meia-volta e acreditar que os tubarões não viriam para conferir se havia mais comida com a gente…

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

O retorno ao barco foi tranquilo, nadamos em grupo calmamente, fazendo a parada de segurança por infinitos 3 minutos “sem pressa”. Subi no barco orgulhosa e feliz por ter vencido mais essa aventura com aqueles tubarões que não possuem predador natural na face da terra (exceto uma camada da espécie humana).

Alimentação de tubarões é legal?

Existem muitas discussões à respeito da prática de atrair tubarões com isca para efeitos recreativos. É realmente uma polêmica, e alguns defendem que alimentar tubarões pode treiná-los a associar comida com humanos, aumentando as chances de um ataque. Cientistas dizem que isso pode alterar o comportamento deles. Mas não há uma prova disso. Como estatística ouvi dizer que em 10 anos de alimentação de tubarões eles registram apenas 1 ou 2 ataques por ano.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

É um assunto controverso porque essas expedições levam muito dinheiro aos projetos de conservação e pesquisa de tubarões. Sem esse dinheiro, tubarões de todo o mundo continuariam a desaparecer. Se os admiradores e operadores de mergulho não se juntarem para ajudar a salvar os tubarões, você acha que os governos farão?

A reserva de tubarões em Fiji ainda está protegida por causa desse dinheiro que continua salvando os recifes de tubarões. Desde que o feeding começou, a população de tubarões touro aumentou, além dos benefícios econômicos do turismo para a região.

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Fico dividida entre uma experiencia incrível e a possibilidade de estar interferindo na condição natural. Sem respaldo cientifico, guardo minhas lembranças de uma experiência única.

Com quem mergulhar

Para mergulhar com tubarões bull sharks, você precisará ser um mergulhador certificado por uma das credenciadoras escolas internacionais de mergulho. Eu sou mergulhadora PADI advanced e nitrox e fiz meus cursos em Arraial do Cabo e no Mar Vermelho com a Queiroz Diver, operadora que indico de olhos fechados.

Mas para mergulhar com esse nível de adrenalina, é preciso mais do que a certificação, é preciso muito controle emocional. Confesso não saber se estava preparada mas na noite anterior fui dormir cedo, concentrada, para acordar descansada. Minha mente estava sempre confiante que seria uma operação segura e inesquecível, mesmo sabendo que estaria entrando no ambiente do predador. 

Mergulho com tubarões bull sharks em Fiji

Da parte da operadora é preciso checar que tenham experiência no assunto, não só a operadora, mas seus mergulhadores. Que equipamentos e o ar dos cilindros sejam de boa qualidade, e principalmente que tenham muita preocupação com segurança e situações de risco ou acidente. Mergulhei com a equipe de master divers do Barefoot Kuata, a quem recomendo e com quem mergulharia de novo.

Dive center Barefoot Kuata Fiji

Gostou da aventura? Compartilha com seus amigos e deixa um comentário aqui pra mim!

Um beijo e até a próxima aventura.

Flavia Ribeiro
Fla

Você vai gostar de...

A Pedra Furada no Jalapão, Tocantins Cada lugar no Jalapão traz uma surpresa diferente. Passamos 4 dias dirigindo por estradas de terra, admirando as paisagens do cerrado brasileiro, merg...
Fervedouros do Jalapão, os imperdíveis Tocantins reúne as mais belas paisagens de cerrado brasileiro, paredões, cachoeiras, rios, dunas e os fervedouros do Jalapão. Das atrações que encontr...
Hidroavião em Fiji – uma experiência única... Se você tiver oportunidade não deixe de experimentar o passeio de hidroavião em Fiji. Além de ser um sobrevoo espetacular, é a maneira mais rápida e e...
Cerimônia do Kava em Fiji, ritual imperdível O Kava é uma planta indígena encontrada no Pacífico Ocidental, e tradicionalmente bebida nos países como Fiji, Vanuatu, Havaí e Polinésia. Tem sido ut...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em