Localizada no município de La Paz, na região da Baja Califórnia Sur, a ilha Espíritu Santo é um verdadeiro santuário no México. Foi considerada e protegida pela Unesco como patrimônio da biosfera desde 1995. Com mais de 80 mil m2, é um ótimo lugar para todos os tipos de aventuras naturais como mergulho com leões marinhos, camping, caminhadas e kayak.

mergulho com leões marinhos

Uma grande quantidade de flora e fauna habitam a ilha. São registradas 32 espécies de répteis, 98 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos marinhos e 16 espécies endêmicas. Não é de admirar que o próprio Jacques Cousteau tenha chamado essa área de “aquário do mundo”. O mar de Cortez é lar de quase todos os tipos de vida marinha. Na redondeza da ilha pode-se encontrar com certa facilidade baleias, golfinhos, tartarugas e a desejada colônia dos residentes leões-marinhos. Ah, na ilha também existem vestígios arqueológicos do grupo indígena Pericú.

Ilha espíritu santo la paz mexico

Na verdade, existem várias colônias de leões marinhos ao redor de toda a Baja California, que é a península que separa o Golfo da Califórnia, o Mar de Cortez e o Oceano Pacífico Norte. E a colônia que está nos Islotes da ponta da Isla La Partida, no extremo norte da Ilha Espíritu Santo, é reconhecida como “a mais amigável colônia de leões-marinhos do México”, devido ao quão divertidos e interativos esses animais são com os humanos. Vocês viram o vídeo?

Rumo à La Paz, Baja California

Descobri a possibilidade do mergulho com leões marinhos quando estava planejando minha viagem ao México. Fiquei muito feliz porque seria uma experiência inédita no meu currículo de mergulhadora, além de poder conhecer a Isla Espíritu Santo. E ainda mais, podia conjugar o dia com um snorkel com tubarões-baleia em La Paz (que eu contarei no próximo artigo). Esse pacote é oferecido pela operadora de mergulho Manta Scuba Diving que fica em Cabo de San Lucas, onde eu estava baseada.

Saímos as 6h da manhã de Cabo de São Lucas rumo à La Paz numa van com 10 pessoas. Foram 2 horas de estrada até chegarmos num pequeno píer, onde pegamos o barco para mais 1,5h de navegação. Em algum momento me questionei se valeria a pena tanto deslocamento. Valeu muito!!

O barco era bem pequeno, justo para a capacidade dos 10 tripulantes e o capitão. A paisagem era estonteante, margeamos quase o tempo todo a ilha deserta formada de rochas avermelhadas de origem vulcânica que contrastava perfeitamente com as nuances do azul do Mar de Cortez.

O Mergulho com leões marinhos

Ao chegarmos perto da ilhota logo avistamos centenas de leões marinhos se amontoando pelas pedras. A maioria ficava tomando um banho de sol enquanto alguns pulavam na água para brincar. Podíamos ouvir do barco o “latido” alto deles. Aliás foi como “cachorros do mar” que o nosso instrutor da Manta Scuba Diving se referiu a eles. Lembrou dos dentes afiados e pediu que não aproximássemos dos animais, aguardando que eles chegassem a nós. E que também, durante a interação, não expuséssemos nossos dedos porque eles poderiam achar que eram brinquedos!

Havia leões marinhos de todos os gêneros, velhos, jovens, machos, fêmeas e muitos filhotes de 5 a 6 meses. Os menores eram sempre mais ágeis e foram os que se aproximaram para brincar com a gente. Os leões marinhos normalmente são bastantes pacíficos e sociais, e podem ser tão brincalhões quanto os golfinhos. De natureza curiosa eles ficavam intrigados quando fazíamos movimentos parecidos com os deles, e também gostaram de ver sua imagem espelhada na lente das câmeras.

A interação com leões marinhos

Por diversos momentos eles nos deram umas mordiscadas que não chegaram a machucar. Porém é muito importante tomar cuidado. Um dos instrutores da Manta Scuba Diving recomendou que eu usasse uma toca de mergulho para evitar que eles puxassem meus cabelos com os dentes. Quem avisa amigo é… vá preparado para ser mordido ahaha Eles realmente ficam excitados com a nossa presença e querem brincar, mas estes animais por natureza desejam morder, e podem sim causar um ferimento. Portanto, independentemente de quão brincalhão ou dócil um leão marinho possa parecer, não podemos esquecer que somos visitantes em seu habitat e que temos que permanecer atentos ao seu comportamento.

Ficamos na água por quase 50 minutos brincando com eles. A temperatura da água estava na casa dos 23 graus e a visibilidade boa, com algumas poucas partes comprometidas por suspensão de partículas. Caímos do lado da ilhota com menor intensidade de vento, onde praticamente não havia correntes. O mergulho é raso para fazer a interação com leões marinhos, ficamos a maior parte do tempo entre 4 a 6 metros de profundidade.

Além do mergulho com os leões marinhos, Los Islotes também marcou por um cardume de sardinhas gigantes que insistia nos circundar por todo o tempo.

Snorkel com leões marinhos

Se você não mergulha de cilindro não tem problema, você pode fazer snorkel. Os leões marinhos ficam na superfície a maior parte do tempo. Agora se você é mergulhador não perca essa aventura, a interação com os leões marinhos é incrível e debaixo d’água, onde é melhor para tirar fotos ou gravar vídeos.

Almoço na ilha deserta

Outro ponto alto foi o almoço. Paramos numa praia deserta, de águas azuis turquesas, tranquilas e com areias brancas. Nosso instrutor serviu ceviche, com tortilhas caseiras, queijos e frios para sanduíches, acompanhado por opções de bebidas geladas.

ilha espíritu santo la paz

Havia umas tendas montadas na praia. Foi aí que descobri que havia possibilidade de acampar e realizar várias outras atividades na ilha Espíritu Santo além do mergulho com leões marinhos. Existem trilhas autorizadas e expedições de caiaque de uma semana que dão a volta à ilha por exemplo. Eles acampam em praias desertas com aquela em total contato com a natureza. Fiquei imaginando dormir naquela ilha sob as estrelas… Já entrou pra lista um dia voltar.

ilha espíritu santo la paz mexico
mergulho com leões marinhos

Descobri que há alguns operadores como a Fun Baja Tours que faz inclusive acampamento de primeira classe com tendas grandes, chuveiros de água doce, banheiros, persianas de dossel, painéis solares para eletricidade e equipamentos como caiaques e snorkel. Precisa demais? Ah sim, tem três refeições diárias, com um menu diferente todos os dias!

Como chegar na ilha Espíritu Santo

Em Los Cabos ou Todos Santos há operadores turísticos que pacotes para um day tour na ilha. Ou você também pode alugar um carro e dirigir por conta própria até La Paz, e lá contratar um dos barcos que saem regularmente das marinas de La Paz ou do cais fiscal.

mergulho com leões marinhos

Como é uma área natural protegida é preciso que os tripulantes usem uma pulseira especial ou que o barco tenha uma bandeira com a autorização para entrar na área. Por isso procure um operador autorizado, que além do transporte ofereça segurança, equipamento, água e comida.

Se você curtiu esse mergulho com leões marinhos, vai também curtir meu mergulho com baleias jubartes em Tonga, com tubarões-baleia nas Filipinas e com bull sharks nas ilhas Fiji.

Não preciso nem perguntar se eu gostei né?! Aguardem que esse ano ainda pretendo mergulhar com leões marinhos em Galápagos!

E você, gostou do artigo? Deixa aqui seu comentário para eu saber da sua visita. E se tiver alguma duvida também.

Obrigada e volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *