Maldivas ou Polinésia Francesa

Qual é o melhor destino? Maldivas ou Polinésia Francesa? Quais são as diferenças? Pra te ajudar na escolha elaborei um roteiro com vários quesitos e comparei os dois lugares para facilitar a sua análise. Sim, eu tenho um local preferido (e revelarei ao longo do artigo), mas a minha escolha não é necessariamente a melhor para você. Você tem que avaliar qual destino se encaixa mais no seu perfil. E, para decidir, o melhor é analisar critério a critério – Bora Bora conferir? 😊

Maldivas ou Polinésia Francesa

Maldivas ou Polinésia Francesa?

Não tenha dúvida, os dois destinos são maravilhosos, de beleza natural indescritível. Nos dois você vai encontrar águas turquesa, céu ensolarado e hospitalidade acolhedora. Aqui um pequeno resumo de cada um deles para, depois, começar a analisar os critérios.

Maldivas ou Polinésia Francesa

As Maldivas são um conjunto de ilhas pequenas e planas no Oceano Índico. Algumas delas só possuem um resort e mais nada. Lindo, isolado, paradisíaco. A logística é bem mais complicada, pode ser até que você precise de um hidroavião. O acerto na escolha do hotel aqui é de suma importância e as opções são em maioria luxuosas (e caras).

Já a Polinésia Francesa, que fica no Oceano Pacífico, tem muita oferta de passeios e com opções de acomodação para todos os bolsos. As ilhas normalmente possuem um vilarejo ondem vivem os locais. Ou seja, além de poder visitar várias ilhas numa mesma viagem, você tem oportunidade de conhecer os vilarejos e se aproximar da cultura local.

Blue lagoon de Rangiroa

Beleza Natural

É difícil comparar a beleza das praias, acho que fica bem empatado. Claro que são diferentes, mas igualmente lindas. A Polinésia Francesa tem ilhas montanhosas como Moorea, Tahiti e Bora Bora e, portanto, são mais verdes também. Seus atóis e ilhas vulcânicas são repletas de praias de areias brancas, lagoas com as mais variadas tonalidades de azul e recifes de corais com muita vida marinha.

Maldivas

As Maldivas já são ilhas mais planas, menores, com menos verde e mais azul. As ilhas normalmente são ocupadas por um único resort com a vantagem de ter uma ilha exclusiva para você (ops, pra dividir com outros hospedes, a não ser que você reserve uma ilha privativa).

Como chegar nos destinos

Ambos os destinos são distantes do Brasil. Você precisará de 2 voos (no mínimo) para chegar nas Maldivas ou Polinésia Francesa e a duração média é de 24hrs, contando o tempo de intervalo entre as conexões.

Existem duas rotas para chegar a Polinésia Francesa. A mais perto do Brasil é via Chile, e a outra é via Los Angeles. A vantagem via Chile é que você pode incluir no roteiro uma parada na Ilha de Páscoa. Importante saber que via Chile, as opções de ida e volta são em dias múltiplos de sete. Ou seja, sua estadia vai durar 7, 14 ou 21 dias. Via Los Angeles tem mais opções de voo, porém as passagens são mais caras. Ali você também tem a opção de fazer uma parada e conhecer algum destino da California.

avião bora bora

A capital da Polinésia Francesa é Papeete. Do aeroporto de lá é fácil conseguir voos para as demais ilhas. Veja aqui nesse artigo. Quando fui visitei 4 ilhas: Tahiti, Moorea, Bora Bora e Rangiroa.

dicas da polinesia francesa

Já as ilhas Maldivas estão mais bem localizadas, mais perto da Europa e bem próximo à vários países árabes. Chegar lá é mais fácil e tem voos com companhias aéreas como Emirates ou Qatar, minhas preferidas. Nas Maldivas você tem maiores possibilidades de combinar sua viagem com outros destinos e horários do que para Polinésia. O que complica lá é a logística interna. Pode ser que você precise de um hidroavião para chegar no seu hotel, principalmente se sua ilha for longe da capital Malé. Se for próximo, provavelmente vai chegar de lancha.

hidroavião Maldivas

Oferta hoteleira

A oferta hoteleira das Maldivas é disparadamente melhor. Os hotéis são mais novos, e o padrão de luxo é altíssimo. Isso não quer dizer que você não encontre opções de baixo custo, sim é possível. Consulte aqui no link do Booking e não esqueça de reservar usando os links do blog. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site com dicas sempre atualizadas e gratuitas.

Maldivas ou Polinésia Francesa

+ Veja aqui como foi minha experiência no Vellassaru Maldives.

Na Polinésia Francesa os hotéis são mais antigos, embora muitos estejam renovados. As principais cadeias de hotéis estão lá como Hilton, Le Meridien, entre outros. Veja aqui como foi minha no Le Meridien Bora Bora.

Gastronomia

A gastronomia nas Ilhas Maldivas é baseada na cozinha internacional com influência da culinária asiática.

Gastronomia Bora Bora

Já na Polinésia Francesa a culinária é composta de peixes que muitas vezes são comidos crus, marinados em suco de limão e leite de coco. Aliás o coco e a manga estão sempre presente nos pratos, assim como uma variedade de tipos de bananas e tubérculos, que compõem a base da cozinha polinésia.

Atividades e passeios

Para quem busca um lugar para descansar, opino que as Maldivas é o lugar ideal.

Nos dois destinos, Maldivas ou Polinésia Francesa, você vai poder aproveitar seus dias com atividades marítimas como nadar, mergulhar, fazer snorkel, caminhar, fazer passeios de barco, caiaque ou stand up paddle.

Maldivas

Mas na Polinésia Francesa existem alguns passeios que dificilmente são encontrados em outros lugares, como por exemplo, mergulhar com tubarões. Além disso, lá são oferecidas atividades terrestres e de aventura que não são encontradas nas Maldivas. Minha impressão a vida marinha e a variedade de peixes na Polinésia são maiores.

Tubarão Bora Bora

E aí, Maldivas ou Polinésia Francesa?

Espero ter ajudado você escolher o seu destino de sonhos. Vou confessar, o meu é a Polinésia Francesa, um destino perfeito para curtir o mar e a interação com a vida marítima, fazer vários passeios e se aproximar da cultura local que é única. Agora se você prefere relaxar e curtir a estrutura do hotel, escolha as Maldivas. Sem dúvidas, em ambos os lugares você estará no paraíso!

Dicas de Moorea Polinésia

Se tiver qualquer duvida adicional, deixa um comentário aqui abaixo que terei prazer em responder.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Flávia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *