A Laguna Esmeralda é um dos mais belos cartões postais da Patagônia Argentina e sua trilha uma das atividades mais procuradas em Ushuaia. Realmente o lugar é espetacular! A lagoa, que é alimentada pelo Glaciar Ojo del Albino, impressiona com sua cor verde esmeralda que vem dos minerais que são carregados para a água durante o degelo das montanhas. Veja nesse artigo todas as dicas da Laguna Esmeralda em Ushuaia.

Laguna Esmeralda em Ushuaia

Melhor época para visitar a Laguna Esmeralda

Uma coisa é certa, você encontrará uma paisagem diferente na Patagônia em cada época do ano. Na minha opinião a melhor é o Outono, quando o clima proporciona aquele friozinho agradável e a vegetação assume a cor avermelhada que faz a paisagem ficar ainda mais linda. Verão e primavera também são boas épocas. Não aconselho ir no inverno porque a neve dificulta as caminhadas. Além do que parte da beleza fica escondida atrás do gelo, aliás, a própria laguna congela neste período do ano. A não ser que o propósito da sua viagem seja esquiar!

Laguna Esmeralda em Ushuaia
Laguna Esmeralda em Ushuaia

De qualquer forma é bom avisar que o clima muda muito em Ushuaia, vá preparado para experimentar todas as estações possíveis durante a sua visita. Mesmo sendo verão, você precisa levar agasalhos.

Laguna Esmeralda em Ushuaia

Precisa de guia ou não ?

Nós optamos por fazer com a agência Brasileiros em Ushuaia pois fechamos um pacote completo de passeios nos nossos 5 dias na região. As vantagens de usar uma agência é que eles pegam e devolvem a gente no hotel, fornecem o lanche arrumadinho, contam histórias e curiosidades da flora e fauna da região, emprestam os bastões de caminhada, além de ditar o ritmo de caminhada pra dar tempo de tudo. E ainda preparam surpresinhas pra gente como foi o licor de doce de leite para esquentar no meio da trilha. Outra vantagem é reconhecer as mudanças de clima. Como falei o clima na Patagônia é muito instável e venta muito. Num único dia é possível vivenciar as 4 estações. No inverno eu não arriscaria ir sem guia por conta da neve e pouco tempo de luz solar. Nem quero me imaginar perdida no meio de tanta brancura…

Laguna Esmeralda em Ushuaia

Mas, se você quiser fazer a trilha por conta própria é perfeitamente viável, pois a ela é relativamente fácil e bem-sinalizada. Procure pela indicações azuis nas árvores e uns “totens” amarelos por diversos lugares no caminho. Apenas leve em consideração que a duração média é de 5 horas e fique atento ao horário para retornar antes do pôr do sol. Além disso, prefira ir próximo a um grupo. Medidas de segurança são sempre boas.

+ Veja aqui meu roteiro completo em Ushuaia

Laguna Esmeralda em Ushuaia

A trilha da Laguna Esmeralda

Saímos de Ushuaia pela Ruta 3 com destino ao ponto de início da trilha que fica localizado a aprox 20 Km do centro de Ushuaia. Como falei o trekking é fácil, o percurso é de aproximadamente 10Km ao todo, ida e volta, e pode ser feito tranquilamente em 4 a 5 horas. Não tem muitas subidas, a inclinação máxima é de aprox 400 m, mas prepare-se para terrenos com lama e escorregadios.

Laguna Esmeralda em Ushuaia

Caminhamos por dentro do bosque de Lengas, as arvores características da Patagônia, em um solo esponjoso, conhecido como turbal, feito de turbas que é uma vegetação esponjosa que absorve muita água da chuva e do degelo. Andamos às margens de riachos, e subimos alguns trechos, mas nada muito íngreme.

Em toda a região se observa uma enorme quantidades de árvores derrubadas pelos castores que hoje são um problema ecológico na região causando um enorme desequilíbrio ambiental. Os castores, que não são originais da Patagônia, foram introduzidos na região em 1946 para incentivar o mercado de peles. Atualmente, sem nenhum predador natural e com reprodução acelerada, eles saíram do controle e tomaram os bosques.

Mesmo não tendo predadores, seu instinto animal mantém os hábitos de segurança, construindo diques e represas que usam como tocas. Além disso, seus dentes crescem durante a vida toda, e para diminuir seu tamanho, eles precisam constantemente roer troncos e assim acabam derrubando muitas árvores. A Argentina inclusive liberou a caça de castores para controle em alguns locais.

Em mais ou menos 2 horas de caminhada, incluindo algumas paradas para descanso, chegamos à famosa Laguna Esmeralda em Ushuaia. Certamente é uma das mais belas paisagens da viagem!

Laguna Esmeralda em Ushuaia

Mais sobre Ushuaia

+ Clique aqui para ver nosso Offroad em Ushuaia

+ Confira aqui nosso trekking ao Glacial Vinciguerra

+ Clique aqui para ver o roteiro completo em Ushuaia

Se ficou com alguma dúvida ou quiser mais algumas dicas sobre este destino, entre em contato conosco através dos comentários abaixo.

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.