Tailandia

Enfim Koh Phi Phi…

Foi perfeito ter deixado Koh Phi Phi para o grand finale… Apesar de ter amado Railay Beach, em Krabi, foi em Phi Phi que me apaixonei… Lá encontrei as mais lindas praias, fiz amigos e mergulhei! Dias lindos que não esquecerei nunca.

Um dia perfeito em Maya Bay
Um dia perfeito em Maya Bay

Phi Phi fica na baía de Krabi, ao sul da Tailândia. Seu arquipélago abrange as ilhas Phi Phi Don, Phi Phi Leh, Bamboo e Mosquito Island. É em Phi Phi Don que ficam os hotéis, bares, restaurantes, lojinhas e os centros de mergulhos.

Lojas de mergulho no centroLojas de mergulho no centro

As praias mais perto do vilarejo são a Ton Sai, onde ficamos (que é a mesma do píer), e a Loh Dalam, onde estão os bares mais badalados do sudoeste asiático! Tudo sobre a night em Koh Phi Phi conto no próximo post, ok? Do outro lado da ilha está Laem Tong, onde estão os resorts mais luxuosos da ilha, como o Zeavola.

Final de tarde em Loh DalamFinal de tarde em Loh Dalam

Carros são proibidos por lá, e isso é bom! Logo pensei em alugar uma bike, mas não havia loja nenhuma. O recepcionista do hotel explicou que as bicicletas eram um meio de transporte apenas para os locais por conta das vielas apertadas do centro. Mas eu estava tão local… até que consegui alugar a bike dele … e pude rodar a ilha toda, descobrindo cada cantinho, alguns nem tão conhecidos. Fui!!! \o/ <3

Bike-Koh-Phiphi-Island

Infelizmente Koh Phi Phi foi devastada por um Tsunami em 2004. Não há como medir as forças da natureza e nem como consolar as pessoas com quem conversei. São todos sobreviventes de uma grande tragédia, com marcas profundas na vida. A gente daqui não pode ter a dimensão do que foi exatamente. Essas pessoas fortes levantaram-se, reconstruíram o lugar e suas vidas.

Há placas com a rota de fuga por todo lado e também sinais na própria natureza, que, mesmo depois de 10 anos, ainda estão por lá.

aviso-tsunami-placas-Tailandia

 

Marcas na natureza deixadas pelo tsunami há mais de 10 anosMarcas na natureza deixadas pelo tsunami há mais de 10 anos

Como chegar

Para chegar em Phi Phi, saindo de Bangkok, você deve ir para Phuket ou Krabi, de avião ou de ônibus.

Eu fui de avião com a Bangkok Airways, pela melhor relação custo x benefício que encontrei à época, mas há outras companhias aéreas que fazem o trecho Bangkok-Krabi ou Bangkok-Phuket como a Thai Airlines (um boutique air company) e a Air Asia (low cost company). No entanto, é preciso reservar com antecedência, ainda mais em alta temporada. Phuket tem mais opções de voos diários do que para Krabi. Fiz tudo direto sozinha, pela internet.

Olha que graça esse avião?Olha que graça esse avião?

Saindo de Bangkok veja certinho qual o seu aeroporto pois são dois. Depois de um voo curto e tranquilo, você chegará ao paraíso, o Sul da Tailândia! Se sua opção for ônibus, pesquise bastante, saiba que, apesar de saírem diariamente, vai ser um certo “perrengue”.

Na minha opinião, a melhor opção é pegar o voo para Krabi, e de lá o ferry para o Koh Phi Phi. Por vários motivos. O primeiro porque o trajeto é mais curto. Se você vai direto de Bangkok para Phi Phi, sem escala em Krabi, o aeroporto está a uns 30 min, mais próximo do píer em Krabi do que em Phuket. Se tiver que escolher um deles, definitivamente vá por Krabi. E fique. Não perca alguns dias neste paraíso, e hospede-se em Railay Beach, uma praia de Krabi que só é acessada por barco (conto tudo no próximo post ). Na minha opinião nem precisa passar por Krabi Town, até porque de lá mesmo você pega o ferry para a paradisíaca Phi Phi.

phiphi-ferry-thai-flag

Sabe o que eu fiz? Fui por Krabi e voltei por Phuket, assim passei pelos dois.

Em Railay você compra o ticket do barco com facilidade. O único ponto é que o ferry não chega na praia, você tem que pegar um long tail (incluso no seu ticket) até o ferry, e a sua mala vai pulando, da areia pro long tail, e dali pro ferry. Relaxa e curte o passeio, chegando em Phi Phi você se encontra com ela de novo.

Suas malas no Long Tail

Quer uma boa dica? Esquece a mala, use uma mochila cargueira, daquelas bem resistentes. Tem muito mais a ver com o local, muito mais cool! 😉

De ferry, a partir de Krabi, você vai navegar por inesquecíveis 120 minutos até chegar ao píer de Koh Phi Phi, em Ton Sai Bay, pertinho do hotel onde ficamos. Os bons hotéis oferecem o serviço de recepção no píer e possuem um carrinho de mão para carregar as malas e mochilas. Bem bom isso!

 

Quanto tempo ficar e melhor época de ir

Independentemente do tempo que você ficar, é certo que não será suficiente. Poucos lugares saí assim, melancólica, parecendo me despedir de uma grande paixão. Vamos passar rápido por esta parte porque não gosto de lembrar dela, tá?

Bem, reserve no mínimo 4 dias, se você vai mergulhar melhor 5. Considere mudar pra lá.

Lembra só de planejar sua viagem fora da época das monções. Veja aqui neste post dicas introdutórias para planejar sua viagem à Tailândia.

 

O que fazer

O melhor que tem a fazer por lá é cair no mar.

Primeiro de tudo, vá logo para Maya Bay e mate sua sede de paraíso. Sério. Tem muito lugar bonito na terra, mas aquele ali Deus estava inspirado! Olha só…

Maya BayMaya Bay

Maya Bay fica em Phi Phi Leh, que é um parque nacional protegido e portanto sem construções.

Antes do filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio, ter sido rodado ali, Maya Bay era um paraíso pouco conhecido. Agora fica lotado todos os dias, por isso a boa dica é chegar cedo. Tem muita gente que sabe disso, então chegue mais cedo ainda. Cedo mesmo, saia tipo 7h da manhã.

Além disso Maya Bay é mais linda com a maré baixa, mais um motivo para chegar cedo. Normalmente é pelas 10hs da manhã que a maré começa a subir. Os barqueiros sempre acompanham a tábua de marés e vão poder falar sobre isso a você.

Maré baixa em Maya BayMaré baixa em Maya Bay

Não é preciso reservar nada com antecedência, tem um monte de barqueiros e agências espalhadas pelas ruazinhas da vila. As agências normalmente vendem um passeio tipo “excursão”, evite pois senão dividirá o barco com mais outras 20 pessoas.

Thai Friends
Thai Friends

O mais legal é alugar um long tail boat somente para você e seus amigos. Ou dividi-lo com um outro grupo pequeno. O barco privado te dá a liberdade de fazer o seu próprio roteiro e seus horários. Garanto que os baths adicionais que você vai pagar vão ser compensadores, serão verdadeiros cenários de filme que ficarão na memória para sempre. Literalmente, “A PRAIA”.

Acordei cedo! Olha aí o paraíso só pra mim...Acordei cedo! Olha aí o paraíso só pra mim…

Se o mar estiver agitado, o passeio de long tail pode ser um tanto desconfortável. O barquinho balança bastante e faz barulho, mas sem dúvida é bem mais legal porque é o barco autêntico da Tailândia.

E depois de Maya Bay? Tem o Shark Point, Monkey Beach, Bamboo Island, Viking Cave, view point…

Shark Point em Phi Phi LehShark Point em Phi Phi Leh

No final do dia sempre aproveitávamos a praia em frente ao hotel e rolava massagem todo dia. Uma benção tailandesa… As massagens são baratas e deliciosas, ali mesmo na praia.

Massagem, massagemm massagemmmmMassagem, massagemm massagemmmm

Esportes

Antes de chegar à Tailândia completei meu curso de mergulho PADI Advanced. Mergulhei com a Blue Divers, escolhida pelo tratamento personalizado, saidas com poucos mergulhadores, à bordo de um long tail.

Tem muitas agencias de mergulho no centrinho da vila. Phi Phi está se tornando referência em mergulho no mundo. Também com essa água verde translúcida e morninha, paredões de corais e peixes de todas as espécies…

Além das opções de mergulho de cilindro, fiz snorkel, escalada e kayak.

Kayak-Koh-Phiphi-island Koh-Phiphi-kayak

Snorkel todo dia…

snorkel-shark-point-phiphi-island

Encontrei o nemo!!

Peixe-palhaço-shark-point-phiphi

Os paredões são um convite ao esporte. É preciso ter um guia local e bons equipamentos de segurança.

escalada-tailandia-esporte

escalada-phiphi-tailandia

Como não há carros aqui, o trocadilho aqui é “se beber, não mergulhe!”. Um aviso que deve ser levado em conta pra evitar te expor a riscos.

Se beber, não mergulhe!Se beber, não mergulhe!

 

Onde ficar

O ideal é hospedar-se nos hotéis afastados do centrinho em Phi Phi Don onde tem a badalada vida noturna, restaurantes e lojinhas. Você merece mais tranquildade nas suas férias.

Quanto aos preços, depende do seu orçamento. Phi Phi é democrática, tem todo tipo de hotel, do chic ao rústico. Aquela Tailândia “barata” é encontrada no tipo “mochileiro”. Mas tem hotéis sofisticados também, como o Zeavola.

Ficamos hospedados no Mama Beach Residence, um opção meio-termo, nada de luxo mas com conforto, em frente à praia, longe da confusão do centro mas perto dos restaurantes. Se você pretende um hotel de luxo é melhor reservar com boa antecedência.

Vista do quarto no Mama Beach Residence
Vista do quarto no Mama Beach Residence

E você pode ainda passar uma noite em Maya Bay. Só há um ÚNICO barco que tem a permissão de ancorar durante a noite lá. Imagina, isso… e ainda pode nadar com os plânctons que brilham à noite. Isso sim, uma verdadeira noitada! Se for, por favor não esquece de me contar, tá?!! Para dormir em Maya Bay clique aqui.

mama-beach-hotel-phiphi-island

 

Koh-Phi-Phi-Mama-Beach-Residence

Preparados para conhecer o paraíso?

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *