Difícil falar qual aventura que vivemos na Nova Zelândia foi a mais legal! Sei que o dia que fomos a Glenorchy para um passeio de jet boat e kayak no Dart River sem duvida será lembrado para sempre!

Jet boat Kayak Nova Zelândia

Glenorchy é uma vila tranquila de poucos habitantes “kiwi” como são chamados os locais. Fica na ponta norte do Lago Wakatipu, uma região mundialmente conhecida por sua beleza cênica. Cercada pela cordilheira Remarkables, é um local popular para o turismo de aventura. Queenstown, a cidade ao lado, é conhecida como a capital mundial da aventura, com atividades que vão do ski, parapente, bungee jumping, mountain biking, raftings, e outras adrenalinas a sua escolha.

A beleza cênica da Nova Zelândia

O dia começa com uma viagem pela espetacular estrada que liga Queenstown a Glenorchy, são 46 kms de puro deslumbramento! Pode acreditar!

Glenorchy Nova Zelandia

Glenorchy Nova Zelândia

A estrada margeia o tempo todo o lago Wakatipu, o maior lago da Nova Zelândia com 80 km de extensão e o terceiro maior em área – 291 km2. Fique de olho nos vales suspensos e nas montanhas escarpadas.

O próprio rio Dart, que fica na cabeceira do Wakatipu, é uma atração a parte. Suas águas cristalinas passam pelo coração do Parque Nacional Mount Aspiring, uma área de Patrimônio da Te Waipounamu, também ponto de partida para caminhadas de vários dias, incluindo a famosa trilha de Routeburn.

Jet boat Kayak Nova Zelândia

O Mount Aspiring National Park abriga alguns dos ecossistemas mais preservado do país e é reconhecido como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, juntamente com os parques nacionais de Fiordland, Westland e Mount Cook, todos também na Nova Zelândia. O Mount Aspiring é a segunda montanha mais alta do país, depois de Mount Cook, com 3.033 metros de altura.

As paisagens são literalmente cênicas, tanto que foram escolhidas como cenários de O Senhor dos Anéis e Hobbit.

Jet Boat + Kayaks no Dart River

Nossa escolha para essa aventura foi a empresa Dart River que oferece os passeios : Wilderness Jet (que inclui só o passeio de jet boat) ou o Funyaks, que combina o jet boating com kayaks.

O passeio começa com 1 hora do barco em alta velocidade pelas águas cristalinas do rio Dart até chegar ao belíssimo e praticamente intocado parque nacional Mount Aspiring. Trata-se de uma área com acesso limitado que você só chega à pé, de jet boat ou de helicóptero. A rota do barco passa por geleiras e florestas nativas intocadas em ritmo de forte velocidade e adrenalina!

Mount Aspiring

O Jet Boat é um barco sem hélice, movido à propulsão de jatos d’água que conduzem o barco em velocidades de até 90km/h. Com a ausência das hélices o jet boat consegue navegar em águas muito rasas, de apenas 15-20 cm. É fácil perceber o casco do barco batendo nas pedras e cascalhos do rio.

Jet boat Kayak Nova Zelândia

E para dar mais emoção ao passeio o piloto faz giros de 360o graus com o barco em alta velocidade e passa muito rente de alguns pontos. Tentei relaxar pensando que os pilotos são experientes e sabem exatamente aonde ir. O negocio é curtir a adrenalina e apreciar a paisagem que vai ficando cada vez mais impressionante. Como falei uma experiência absolutamente inesquecível!

A natureza é exuberante neste parque! As montanhas são enormes, algumas ainda tem o pico nevado mesmo no verão. Muito bacana saber que seus degelos abastecem os rios e alimentam os afluentes em que passamos.

Jet boat Kayak Nova Zelândia

Depois do alucinante passeio de jet boat, embarcamos no kayak, que na verdade é uma canoa inflável que chamam de “funyak”. O guia vai nos levando rio abaixo, vamos remando através de riachos escondidos, lagos cristalinos e piscinas naturais. O Parque Nacional de Monte Aspiring. é repleto de cenários de tirar o fôlego! Um dos mais lindos da Nova Zelândia!

funyak kayak nova zelandia

Kayak Dart River

Jet boat Kayak Nova Zelândia

Funyak kayak Nova Zelandia

Kayak Dart River

Dicas finais

Se estiver de carro prefira dirigir até Glenorchy, uma das estradas mais lindas por qual eu passei! Reserve 1 hora de viagem incluindo tempo para algumas paradas para fotos.

Mas se preferir não dirigir, o transfer está incluso. Dependendo do local do seu hotel o serviço de “pick-up” está disponível ou então você pode encontrar o ônibus que sai do Centro de Informação em Queenstown às 7:30 am.

O check-in deve ser feito às 08h30 no Centro Dart Visitor, em Glenorchy. O retorno está previsto para às 16:30, chegando em Queenstown.

Glenorchy

Glenorchy

Crianças devem ter um mínimo de 5 anos de idade e 1 metro de altura para participar. Não recomendam as grávidas!

As roupas de proteção contra o frio são fornecidas por eles como conjuntos de neoprene, botas e fleeces de lã. O uso de coletes salva-vidas é obrigatório! Leve óculos de sol, boné, protetor solar e toalha de banho. E as câmeras obviamente! Dry-bags são fornecidas!

Ah! Use uma roupa de banho por baixo, no verão você vai querer tirar. Mas se for no inverno, triplique a proteção contra o frio com uma roupa térmica por baixo, luvas, casaco corta-vento, meias de lã e gorro.

Jet boat Kayak Nova Zelândia

Muito importante levar repelente de insetos! Eles também tem para emprestar.

A área é muito cênica – não esqueça de levar bateria extra para sua câmera, e se for à prova d’água melhor ainda.

O passeio inclui um delicioso picnic com sanduíches, tortas, chocolate quente e suco, mas leve um dinheiro para extras para souvenirs e bebidas.

Antes de voltar para Queenstown, passe pela ponte de Glenorchy às margens do lago,  principalmente se o dia estiver ensolarado!

lago Glenorchy

Glenorchy

Se você gostou desse post, por favor deixe um comentário aqui e compartilhe esse posts com os amigos! Assim você ajuda o blog a crescer!

Explore mais o site, está cheio de dicas da Nova Zelândia!

MUITO OBRIGADA! ♥

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *