Os terraços de arroz de Jatiluwih são provavelmente os mais belos de Bali. Jatiluwih é na verdade uma aldeia rural com uma vasta extensão de campos de arroz. Ficou famosa não só pela beleza de seus terraços mas também porque ainda usam o sistema de irrigação tradicional chamado SUBAK. Isso rendeu-lhe o titulo de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

Na língua local o nome “Jati” significa “realmente” e “Luwih” significa “especial”. Portanto, não deixe de visitar esse local realmente especial!

Patrimônio Mundial da Unesco

Jatiluwih está incluído na área Subak Landscape de Catur Angga Batukaru, que é uma das 5 áreas em Bali, definidas pela UNESCO, como patrimônio cultural mundial.

Terraços de arroz de Bali

Os terraços de arroz de Jatiluwih tornaram-se Patrimônio Mundial porque tem um caráter único e característico em seu sistema agrícola, utilizando o conceito de filosofia de Tri Hita Karana, que visa alcançar harmonia e equilíbrio entre os subaks e seus concidadãos, com o ambiente e a natureza, e entre os seres humanos e o Criador.

A UNESCO nomeou a área de Jatiluwih em 29 de julho de 2012. Ela cobre 14 Subaks e 11 aldeias com 2.372 hectares de arrozais, 3.545 ha de jardim, 9.316 ha de floresta, 317 ha de área de habitação e 475 ha de mata silvestre. Sentiu o tamanho né?

Terraços de arroz de Bali

Tipos de arroz plantados em Jatiluwih

Dizem que o arroz plantado em Jatiluwih é o melhor que há em Bali. Além de privilegiar um sistema de agricultura orgânica, os arrozes de lá são de uma planta diferente dos outros arrozais plantados pela maioria dos agricultores em Bali. O arroz tem uma boa textura, fica bem macio depois de cozinhar, e dura até 3 meses.

Jatiluwih é uma famosa área de plantio de vários tipos entre eles o arroz vermelho e preto. Outras culturas como coco, café, banana, durian e cravo também são plantadas.

arroz de bali

Como chegar aos terraços de arroz

Jatiluwih Rice Terrace fica na parte oeste de Bali, no Distrito de Penebel, ao norte da cidade de Tabanan (28 km). A distância de Denpasar a Jatiluwih é de cerca de 50 km e está a mais ou menos 45 minutos do Ubud.

O caminho é um pouco complicado, sem muita sinalização. Cheguei lá com o Dewa que foi nosso motorista por todos os locais que visitamos. Super indico uma vez que o custo benefício é ótimo. Pagamos US$ 45 por dia com carro, gasolina e motorista. Sem contar que ele é excelente fotógrafo também! Para entrar em contato com o Dewa pelo whatsapp +6281338044755 ou email balismarttours@gmail.com. 

Chegando lá você pode explorar os terraços de arroz em 3 trilhas com distâncias e trajetos diferentes à sua escolha. E pode também almoçar em dos restaurantes com vista para os campos de arroz de Jatiluwih. A entrada é paga no valor de IDR 40.000.

Terraços de arroz de Bali

Quando ir ao Jatiluwih

A melhor época para visitar os terraços de arroz de Jatiluwih é entre fevereiro e abril, meses que as plantas de arroz estão grandes e altas, em tonalidades que vai do verde ao amarelo. Eu fui no mês de julho e elas já estavam mais secas e prontas para a colheita. Uma dica: quando for tente chegar antes das 16:00 quando os agricultores estão trabalhando nos campos.

Terraços de arroz de Bali

Jatiluwih está localizado a 700 metros acima do nível do mar, perto das montanhas Batukaru, e por isso sempre tem um clima mais frio e chove bastante nesta área. A temperatura anual é uma média de 20 ° C. Por via das dúvidas leve um casaquinho com capas de chuva.

Terraços de arroz de Bali

+ Nesse post aqui falo um pouquinho mais sobre a importância cultural do arroz. Clica aqui.

+ Não deixe de conferir todos os outros artigos sobre Bali.

Um beijo e ótima viagem!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *