Isabela é lindaaa e tem formato de um cavalo marinho!! Só por isso vocês já podem imaginar o quanto essa terra é abençoada, não é?! Ela é também a maior ilha de Galápagos, mas a que tem a menor população. Apenas 3 mil sortudos vivem ali – a grande maioria está em Puerto Villamil, na parte sul da ilha. À propósito, seu nome homenageia a rainha espanhola Isabel de Castela, que patrocinou a viagem de Cristóvão Colombo à América. Merecido demais, essa expedição mudou o mundo!

A ilha é bem mais rústica que as demais, tem seu próprio charme. Ainda lembra uma aldeia de pescadores, suas ruas são de areia (amei isso) e não tem muitas opções de pousadas e restaurantes charmosos. Dê tempo à Isabela, você vai gostar tanto quanto eu. Ela é uma ilha onde a vida passa devagar, onde temos tempo de curtir o dia e o pôr do sol, um lugar onde os animais vivem livres, em perfeita sintonia com o ambiente.

Geologia de Isabela

Já contei em outros artigos como foi a formação das ilhas Galápagos, resultado de erupções vulcânicas submarinas que emergiram há mais de cinco milhões de anos. E, justamente, o que torna Isabela tão diferente, é sua formação geológica peculiar. Pra começar ela tem 6 vulcões, dos quais 5 ainda estão ativos: Alcedo, Cerro Azul, Darwin, Ecuador, Sierra Negra e Wolf. Imagina que a última erupção do Wolf, que fica no ponto mais alto do arquipélago, com 1.700 metros de altura, foi só 10 dias após eu ter deixado a ilha. Por ter grande parte de sua superfície formada por campos de lava relativamente novos, a vegetação é bem diferente das outras ilhas.

Los tuneles Isabela Galapagos

Além disso, em Galápagos acontece o encontro de quatro correntes marítimas (Humboldt, Cromwell e norte e sul equatorianas), trazendo diferentes condições de temperatura e nutrientes que proporcionam um ecossistema perfeito para que uma grande variedade de espécies vivam aqui. Alias, você sabia que Isabela é um dos poucos lugares do mundo (fora da Antártida) onde se pode ver pinguins o ano inteiro?! <3 <3

Los tuneles Isabela Galapagos

Também vivem lá diferentes espécies de tartarugas e aves. Sem contar as baleias, incluindo as jubartes e as orcas que estão por ali se alimentando nessas águas ricas de nutrientes. Não é à toa que Isabela é conhecida como o melhor lugar para ver baleias e pinguins em Galápagos. (spoiler: tem outro lugar também, clica no link).

Los tuneles Isabela Galapagos

A ilha é lar de outros dois símbolos do arquipélago: o atobá de patas azuis e os flamingos, que lindoss!! Isabela é de uma riqueza de fauna e flora, difícil de descrever. Vale falar que todas as fotos são minhas, foram tiradas lá, com a facilidade de uma amadora. Ou seja, o mérito é do lugar.

Isabela Galápagos

Como chegar em Isabela

As duas únicas ilhas com aeroportos que recebem voos do continente são Baltra (norte de Santa Cruz) e a Ilha San Cristóbal. Infelizmente, não há voos diretos para Isabela. Pode-se chegar lá com os ferry boats ou voos internos entre as ilhas em aviões pequenos. Essa foi a minha opção. Voei com a Emetebe Air lines de Santa Cruz para Isabela, e de lá para San Cristóbal. O preço de cada voo gira em torno de US$ 150, mas depende se você carrega bagagem e da temporada (na alta o preço geralmente é maior). Meu avião cabia apenas 8 pessoas e eu viajei ao lado do piloto, como copilota! Que perigo ahaha!

Isabela Galápagos

A vantagem, além da experiência de voar num avião pequeno e do visual lá de cima, é que você economizará tempo de deslocamento. Os voos duram em torno de 30 min em vez das 4 horas de barco. Se você optar pelo avião, programe-se com muita antecedência, pois as vagas são limitadas. Reservei tudo aqui do Brasil, pela internet. Se precisar de ajuda, fale comigo, posso montar seu roteiro.

Isabela Galápagos

A outra forma de transporte interno é o ferryboat, mais comum e mais barata. O preço é $35 usd por trecho e pode levar até 4 horas de trajeto, dependendo do clima e das condições do mar.

Se você estiver em San Cristóbal não há ferry direto para Isabela. As pessoas normalmente pegam o barco pela manhã para Santa Cruz, e à tarde para Isabela. Acho essa opção cansativa, talvez seja melhor o avião, ou passar ao menos um dia em Santa Cruz antes de seguir para Isabela.

O que fazer em Isabela

Isabela é uma combinação de paisagens vulcânicas com vida selvagem diversificada. Diria que é quase difícil de superar. Tem todo tipo de atividades de mergulhos sensacionais, pedaladas e/ou trekkings pra um dos vulcões da ilha.

Isabela Galápagos

Eu fiquei 2 dias e meio. Infelizmente não deu pra fazer a caminhada ao vulcão Sierra Negra (bom motivo para voltar!). Recomendo ao menos 3 dias inteiros. Minha programação foi essa abaixo:

1º. dia – Voo de Santa Cruz para Isabela, check-in no hotel, voltinha pelo vilarejo, pôr do sol

2º dia – Concha la Perla pela manhã e Kayak para Tintoreras com ‘Paddle to the Penguins’

3º dia – Los Tuneles com Galápagos Native, pôr do sol no Sunset Bar, jantar na praça.        

4º dia – Passeio de bike até a Playa del Amor e voo para San Cristóbal

Isabela Galápagos
Isabela Galápagos

Concha de Perla

O snorkel em Concha de Perla é um programa imperdível. A qualidade do mergulho com snorkel neste local é surreal, além de ser um programa gratuito. A Concha de Perla é quase uma piscina natural, fica numa baía muito calma com águas cristalinas e excelente visibilidade para o mergulho. Ali você vai ter chance de mergulhar com tartarugas, leões marinhos, peixes variados e coloridos e quem sabe até pinguins e iguanas marinhas.

Isabela Galápagos

Nadar com leões marinhos é uma das melhores coisas que já fiz. Eles gostam de brincar e nos provocar dentro d’água, nadando bem pertinho dos nossos rostos, antes de fugir rapidamente. Esses animais interagem bastante, principalmente os filhotes que nem parecem ligar que você não é “um deles”. Só tomem cuidado com os machos-alfa, são os líderes das colônias, grandes e berrantes. Gostam de mostrar que a área é comandada por eles – evite o contato.

Se você não tiver trazido equipamento de mergulho, pode alugá-lo em agências locais, inclusive roupa de neoprene. A água é muito gelada, vou logo te avisando. O meu hotel La Laguna alugava neoprene, snorkel e bikes! <3

A Concha de Perla fica ao lado do porto, é supertranquilo chegar. Da pra ir a pé do centro de Puerto Villamil em mais ou menos 20 minutos de caminhada. Chegando lá pegue uma ponte de madeira à esquerda que passa por cima do mangue. Ali você vai ver iguanas e lobos marinhos dormindo. Não toque ou perturbe-os. No entanto, é possível chegar perto (mantendo a distância de 2m) para tirar fotos.

Isabela Galápagos

Las Tintoreras de Kayak

Outra atração imperdível da Ilha Isabela é fazer um passeio a Las Tintoreras que são ilhotas que ficam de frente à baía de Puerto Villamil e possuem grande quantidade de vida marinha, incluindo os Tubarões Tintoreras, daí o nome. O local é acessível de kayak, stand up paddle ou barco pequeno. E eu, fui como?! Quem adivinha?!

Isabela Galápagos

Em Tintoreras está uma das poucas colônias de pinguins de Galápagos, além de cardumes de peixes, tubarões, tartarugas e iguanas marinhas. Aliás, em uma das ilhas de Tintoreras tem manguezais localizados ao redor de uma praia, lugar onde as iguanas marinhas se reproduzem.

Isabela Galápagos
Isabela Galápagos

Eu cheguei lá remando num kayak com a empresa “Paddle to the Penguins”. Gostei muito, os equipamentos eram todos novos, incluindo o neoprene. O guia Ricardo foi supersimpático, nos deu muitas informações. O passeio custou $60 usd por pessoa. Fomos em 3 + 1 guia, mas o grupo pode chegar até 10 pessoas.

Tintoreras Isabela

Saímos da praia em frente, onde deixamos todos os pertences desnecessários. Eles emprestaram uma drybag que permite levar o celular. Fiquei com dó de não ter levado a câmera para fotografar os pinguins mais de perto. É uma remada curta, então não se preocupe se você não é experiente. Bem tranquilo e divertido com a Paddle to the Penguins.

Isabela Galápagos

Assim que chegamos, já avistamos os pinguins e ficamos um bom tempo ali admirando-os enquanto o Ricardo nos explicava tudo sobre eles. Depois paramos num outro ponto para mergulho com snorkel. Vimos iguanas marinhas, tubarões e tartarugas, além de outros peixes locais. Eu amei o passeio!

Los Tuneles

Los Tuneles é outro passeio imperdível, ahaha! Tudo é imperdível em Isabela rs. São formações geológicas de fluxos de lava vulcânica em forma de arcos, pontes e túneis naturais abaixo e acima da água. Uma paisagem surreal, com rochas vulcânicas, cercadas de uma vegetação desértica, cactos por todos os lados e águas calmas e cristalinas.

Isabela Galápagos

É um lugar espetacular para observar as muitas espécies endêmicas das Galápagos, tanto os pássaros na superfície quanto a vida marinha. É um verdadeiro santuário! Gostei tanto desse programa que resolvi escrever um artigo só pra ele. Clique aqui para ser direcionado.

Pedale até o Muro de las Lagrimas

Se sobrar tempo vá até o Muro de las Lagrimas para conhecer sua importância histórica. Trata-se de uma parede de lava negra com 100m de comprimento e 6m de altura construída por condenados da antiga colônia penal de Isabela. Eu aluguei uma bike mas acabei não chegando até lá porque tinha um horário apertado para o voo para San Cristóbal. Pedalar ali pela orla da Playa Grande foi lindo demais, do lado direito havia várias lagoas onde estavam alguns flamingos. São 6 km de extensão até o Muro das Lágrimas. Lá em cima tem uma vista deslumbrante de Puerto Villamil e de toda a baía e, do lado oposto, um tapete verde sem fim. Espetacular!!

Para chegar ao Muro de Las Lagrimas, você precisará anotar seu nome na portaria do parque para registro de visitação, afinal é uma área protegida. Um pouco adiante está La Playita e a Playa del amor.

Se não estiver disposto a caminhar ou pedalar, pode ir de táxi até a entrada do Parque Nacional. Economizará 2kms, mas depois da portaria o carro não passa. Na volta será uma sorte conseguir um taxi. Sugiro ir de bike!

Por do sol em Isabela

Outra atração imperdível aqui gente: o pôr do sol em Isabela é único. Os melhores bares da orla são o Sunset, a Casa Rosada ou Bar de Beto. Locais com boa música, drinks e comidinhas, perfeitos para tomar uma bebida refrescante depois de um dia de mergulho e admirar o astro rei se despedindo. A maioria deles oferece happy hour diário, das 17h às 19h, com drink dobrado pelo preço de um.

Onde comer e se hospedar

Eu me hospedei no La Laguna Hotel que fica a 2 quarteirões da praia e de frente para uma Lagoa dos Flamingos. O hotel é simples, mas está muito bem conservado. Tem uma parte nova, onde fiquei, com quartos amplos e iluminados, e um ar-condicionado silencioso. Não tinha frigobar e o café da manhã era bem fraco. Boa relação custo x beneficio.

Gostei muito da pousada “La Casa de Marita” que fica de frente pra praia. Infelizmente quando fui reservar já estava completa para as minhas datas. Portanto, reserve com antecedência, e, por favor, não esqueça de usar o link do blog (clica aqui). Assim você ajuda na manutenção dos servidores do site, já que recebemos uma pequena comissão, e continua pagando a mesma coisa se fosse fazer direto com o Booking.

No restaurante da Casa de Marita experimentei pratos com influências equatorianas e peruanas. O menu muda sazonalmente e todos os produtos são cultivados na horta do proprietário. É preciso saber que o preço ali é mais salgado do que os restaurantes da praça central (onde comi uma lagosta muito boa!).

Gostei também do Iguana Crossing, que além de hotel tem um restaurante aberto ao público, e serve frutos do mar combinados com legumes frescos da fazenda nas terras altas da Ilha.

Isabela Galápagos

Caso precisem de ajuda, só me mandar uma mensagem. Ficarei em feliz em ajudar.

Obrigada pela visita, voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

4 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *