Este passeio é definitivamente um dos mais lindos da Ilha Isabela, não se deve perder. Seu nome oficial é Cabo Rosa, mas suas formações geológicas fizeram ganhar o apelido de Los Tuneles.

Los Tuneles Isabela Galápagos
Los Tuneles Isabela Galápagos

Prepare-se para ver paisagens inigualáveis, na qual emergem labirintos naturais de lava e rocha vulcânica em colorações diferentes que vão do cinza ao marrom-avermelhada. Uma imagem de cores contrastantes, cactos que abrigam muitos pássaros entre eles os famosos atobás de patas azuis, atobás de Nazca, pelicanos e tentilhões de cactos. As águas azuis esverdeadas abrigam variadas espécies marinhas. Pode estar certo que, independentemente de você estar dentro ou fora da água, Los Tuneles estão repletos de vida, trazendo um cenário de puro encantamento.

Formação geológica de Los Tuneles

Los Tuneles são formações geológicas feitas de fluxos de lava vulcânica em forma de arcos, pontes e túneis naturais abaixo e acima da água. Eles se formaram há milhões de anos quando esses fluxos de lava ardentes tocaram a água do mar formando bolhas que colapsaram parcialmente. A paisagem é surreal. Imagine essas rochas vulcânicas, cercadas de uma vegetação desértica, cactos por todos os lados e águas calmas e cristalinas.

Los Tuneles Isabela Galápagos

Os túneis de lava são o lar de muitas espécies endêmicas das Galápagos. É um lugar espetacular para observar os pássaros na superfície e a vida marinha enquanto mergulha nas formações de lava submersas. Ali vimos tubarões, cavalos-marinhos, pinguins, tartarugas, leões marinhos e, claro, muitos peixes. As águas são rasas, calmas e muito límpidas, um verdadeiro santuário marinho. Aliás, dizem que ali é o lugar mais provável de se ver orcas, em todas as Galápagos. O capitão do barco me mostrou um vídeo de dias atrás onde eles se depararam com elas. Imagino quanta emoção nesse momento!!

Los Tuneles Isabela Galápagos
Los Tuneles Isabela Galápagos

+ Veja aqui artigo sobre os animais de Galápagos.

Como é o passeio à Los Tuneles

O passeio para Los Tuneles leva meio-dia, em torno de 5 horas. Começou as 11h quando um micro-ônibus me buscou no hotel e fomos à agência para experimentar os equipamentos de mergulho (roupas de neoprene indispensáveis, máscara, snorkel e nadadeiras). Eu tinha trazido máscara e snorkel do Brasil, pois acho mais higiênico levar o meu próprio snorkel.

Los Tuneles Isabela Galápagos

Dali seguimos para o porto para pegar o barco, e navegamos em torno de 50 minutos num speedboat até Los Tuneles. Nosso grupo tinha dez pessoas e estávamos sempre acompanhados por um guia bilingue do Parque Nacional de Galápagos. O barco estava em boas condições e todos os funcionários foram simpáticos e prestativos. O almoço estava realmente delicioso!

A primeira parada, que foi rápida, foi na mística Unión Rock. Navegamos em volta dessa pedra, no meio do mar aberto, observando pelicanos, atobás de Nazca e patas azuis. Alguns lobos marinhos estavam descansando nas rochas. A paisagem é complementada pelo som das ondas fortes.

Union Rock Isabela

À medida que avançávamos em direção ao Cabo Rosa, a cor da água ía ficando num tom de azul mais intenso com ligeiras variações de turquesa. A entrada na região onde estão “Los Tuneles” é tensa. Tivemos que surfar ondas fortes, mas o capitão fez tudo com maestria. Taí a importância de reservar com um bom operador. Soube que o acesso a este local nem sempre é viável, a melhor época para visitar entre janeiro e maio. Antes de entrar na area avistamos os vulcões Sierra Negra e Wolf, dois dos famosos vulcões da Ilha Isabela.

Los Tuneles Isabela Galápagos

Como são Los Tuneles

Lá dentro o mar é completamente calmo, pois é protegido pelas rochas. O barco percorreu diferentes caminhos, para que pudéssemos observar a paisagem. Mal chegamos e já avistamos uma colônia de pinguins. Atracamos o barco e caminhamos por 1 hora em meio daquelas pontes e tuneis, ouvindo histórias de como eles foram formados. Informações também sobre a fauna e flora da ilha.

Pinguins de Galapagos

Voltando ao barco, o almoço foi servido (estava delicioso) e partimos para as atividades aquáticas em dois pontos diferentes de mergulho. Num dele tive a chance de chegar pertinho (respeitando a distância exigida pelo parque) de um pinguim! Quanta emoção! Deu até para fazer uma selfie! Os mergulhos são realmente sensacionais, vimos muitos peixes, lagostas, tartarugas, lobos e até tubarões!

Pinguins de Galapagos

Voltando de cada mergulho éramos recebidos com toalhas secas, chá quentinho e biscoitos. Uma delícia! Ao final voltamos para Isabela, todos felizes! Navegamos por mais 50 min, chegando na ilha por volta das 17h. Em tempo ainda para curtir o maravilhoso pôr do sol com os amigos que tinha feito no dia.

Como reservar o passeio

Fiz o passeio com a agência Galapagos Native Tours que também é proprietária do hotel onde me hospedei em Puerto Villamil na Ilha Isabela. Reservei com eles pela internet com antecedência, paguei $ 110 usd com paypal. O pacote incluía o transfer de ida e volta ao hotel, barco, guia, almoço (com opção vegetariana) e lanches, roupas de neoprene, máscaras, snorkel, nadadeiras e toalhas. Ou seja, tudo incluso.

Duas dicas importantes: na alta temporada, aconselho reservar o passeio com bastante antecedência. Fechei mais de um mês antes. As agências locais da Ilha Isabela (Galápagos Native inclusive) oferecem preços um pouco mais baratos que as agências em Santa Cruz que costumam cobrar mais caro.

Continue lendo sobre Galápagos

+ Veja aqui meu roteiro completo na Ilha Isabela

+ Meu roteiro completo em Galápagos

+ Roteiro completo no Equador

Espero que tenham gostado de Los Tuneles. Qualquer duvida, deixe um comentário abaixo. Terei prazer em responder e ajudar!

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *