Ilha Grande RJ

A Ilha Grande, na baía de Angra dos Reis, está para mim entre os locais mais lindos do Brasil. Um paraíso entre o mar e a montanha, com mais de 100 praias, rios e cachoeiras. Um verdadeiro encontro com a natureza, perfeito para mergulhar, remar, navegar e caminhar. Veja aqui as dicas de o que fazer na Ilha Grande.

Mergulho na Ilha Grande

Para mergulhar indico a Elite Dive Center. Único resort Padi para mergulho 5 estrelas que existe por lá. Se você ainda não é credenciado, pode fazer um curso ou um batismo. A Ilha Grande é um santuário ecológico, prestigie seus altares!

Na proximidade da Vila do Abrão existem vários locais onde você pode alugar pranchas de SUP e kaiaks.

Final de tarde o melhor é remar!

Trilhas da Ilha Grande

Existem 16 trilhas oficiais, veja no mapa abaixo, que levam às praias paradisíacas e ao ponto mais alto da Ilha, o Pico do Papagaio. Em meio a mata há roteiros com caminhadas de meio-dia ou que podem durar até mais de 1 semana. Escolha a sua.

Mapa das trilhas de Ilha Grande - RJ

Passeio de barco na Ilha Grande

Uma das melhores dicas de o que fazer na Ilha Grande é o passeio de lancha. Com um barco você pode chegar às praias do lado de fora como Parnaioca, Praia dos Meros, Aventureiro… Não percam a Lagoa Azul e a lagoa verde. Quando estou por lá procuro fazer meus passeios com a LIG Lanchas,  que na minha opinião, possuem o melhor serviço e padrão de lancha. Imperdível conhecer Lopes Mendes também, que você pode alcançar por trilha desde o Abraão, pode ir de barco até a praia do Pouso e de lá seguir uma trilha de 40 minutos. Pronto, bem-vindo ao paraíso.

Um pouco da história da Ilha Grande

A Ilha Grande foi descoberta em 1502 pelo navegador português Gonçalo Coelho, onde foi palco de muitos conflitos entre piratas e corsários. Bem perto da vila do Abraão, na praia da Crena, o pirata Juan Lorenzo, protegido do rei Felipe II da Espanha, construiu sua casa refugio que foi considerada a terceira construção de alvenaria do pais. Durante muitos anos a Ilha Grande abrigou na colônia de Dois Rios um presídio – Colônia penal Cândido Mendes – que recebeu inclusive presos políticos da 2ª Grande Guerra Mundial. O presídio funcionou até 1994 quando foi implodido e por esse motivo Dois Rios foi preservado porque a atividade turística por ali era proibida. Suas ruínas podem ser visitadas ainda hoje. Partindo da vila do Abraão, por uma trilha – estrada, em 2 horas de caminhada moderada, você alcançará a lindíssima praia de Dois Rios.

Como chegar na Ilha Grande

Do Rio de Janeiro são aproximadamente 100 km. Minha dica é parar o carro em Conceição de Jacareí, 15 km depois de Mangaratiba, onde tem mais opção de barco. De lá saem escunas e fast boats de 30 em 30 minutos. No final de semana há maior quantidade de barcos e horários no serviço de transporte. Se você chegar tarde na sexta-feira é melhor não arriscar ir até Conceição, pegue a barca em Mangaratiba. Confira horários no site da IG.

Continue lendo sobre a Ilha Grande:

+ Onde ficar na Ilha Grande

+ Passeio de lancha pelas Ilhas Paradisíacas

+ Praia do Dentista, uma paraíso em Angra

Gostou do artigo? Se tiver alguma duvida deixa um comentário aqui!

Obrigada pela visita, volte sempre!

flavia ribeiro viagens

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

  1. Olá Flávia, adorei o site!
    Dicas ótimas e lugares incríveis!
    Estarei por aqui sempre antes de minhas viagens para coletar “pistas” de aonde ficar, qual empresa contratar, etc.
    Parabéns pela iniciativa, grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *