Nesse artigo vou contar minhas dicas de Icaraízinho de Amontada, um paraíso que muita gente ainda não ouviu falar e que fica entre Fortaleza e Jericoacara. Minhas amigas Linara e Liara que me apresentaram esse lugar lindo, e, podem anotar aí, vai ficar famoso! Aliás, apesar de estar sendo descoberto somente agora pelos brasileiros, os gringos já o descobriram há tempos! Chegaram lá por conta dos ventos do litoral cearense que são excelentes para o kitesurf.

Icaraízinho de Amontada

Com ares essencialmente rústicos, a ex-pacata vila de pescadores já conta com vários bares, restaurantes e pousadas charmosas que se estendem pela praia central do vilarejo até a vizinha Barra de Moitas. A paisagem inclui praias lindíssimas, lagoas, rios, dunas e mangues. Confira minhas dicas de Icaraízinho de Amontada para programar seus dias de diversão, paz e sossego nesse paraíso do litoral cearense.

Icaraízinho de Amontada

Melhor época para visitar

Estive em Icaraí no mês de outubro e peguei dias de muito sol, calor e vento! Alias, no Ceará faz calor o ano todo, uma maravilha. A época de chuvas vai de fevereiro a junho. A melhor época é entre julho e janeiro.

Icaraízinho de Amontada

Setembro, outubro e novembro são os meses mais secos, mas em compensação é a época que mais venta. Aliás parece que os gringos se mudam pra lá nessa época.

Icaraízinho de Amontada

Como chegar em Icaraízinho de Amontada

De Fortaleza até Icaraízinho são aproximadamente 200 km, percurso que leva entre 2h30min a 3 horas, dependendo do transito na saída da capital.

A estrada é a CE-085, conhecida como Rota do Sol Poente. Siga aprox 170 kms até a Rotatória de Amontada, dali pegue a primeira saída a direita e rode mais 25 km até chegar no vilarejo.

Quanto tempo ficar

Nós ficamos 3 noites e quatro dias, foi ótimo. Recomendo ficar no mínimo 3 dias para dar tempo de aproveitarem bem.

1o dia – De Fortaleza para Icaraízinho – Reconhecimento do pedaço, almoçamos, caminhamos e curtimos o pôr do sol nos beach clubes da praia principal.

2o dia – Icaraízinho – Passeio de buggy pro lado direito – Moitas

3o dia – Icaraízinho – Passeio de buggy pra o lado esquerdo – Caetanos e Lençóis Cearenses

4o dia – De Icaraízinho para Fortaleza – Passeio de SUP pelo mangue no Rio Aracatiaçu, almoço e retorno à Fortaleza.

+ Clique aqui para saber sobre os passeios de Icaraízinho.

Se você tiver mais dias para aproveitar recomendo conjugar a viagem com Jericoacara ou Flecheiras, Mundaú e Lagoinha, todas no lindo litoral cearense. Clique nos links e veja tudo o que o litoral cearense tem a oferecer!

O que fazer em Icaraí de Amontada

Os dois principais passeios de buggy são pro lado direito em direção ao distrito de Moitas, e para o lado esquerdo, em direção à Caetanos.

Lençóis Cearenses

Os passeios podem ser contratados ali mesmo sem necessidade de reserva prévia. Nós fechamos com a Agência do Alves que fica bem na entrada da praia, em frente ao bar Sunset. Os preços dos passeios custam em média R$ 250 para até 3 pessoas com duração de 4h mais ou menos. Entre em contato com o Alves pelo link para saber da programação e preços atualizados.

Icaraízinho de Amontada

No próximo artigo vou detalhar todos os passeios que fizemos por lá. Clique aqui para continuar a ler minhas dicas de Icaraízinho de Amontada.

Onde ficar em Icaraízinho

Icaraízinho possui excelentes opções de hospedagem, das mais simples pousadas à opções luxuosas a beira mar, atendendo todos os bolsos e gostos. Se quiser agito escolha ficar no centro, perto da pracinha principal. Os bares sempre tem música ao vivo e alguns dá até para arrastar o pé…

Icaraízinho de Amontada

Se estiver viajando em casal e quiser curtir um clima de romance sugiro ficar nas pousadas mais afastadas como a Villa Mango.

Icaraízinho de Amontada
Icaraízinho de Amontada

Nos hospedamos numa casinha bem perto da praia que aliás pertence à Villamango Beach Bungalows. Localização muito boa, pertinho da praia e dos bares onde nos divertíamos à noite. Super bem decorada, a casinha tinha sala com sofá-cama, um quarto com cama de casal, banheiro, cozinha equipada e uma área externa com jardim. O único inconveniente foi encontrar baratas! Fizemos a reclamação e os proprietários rapidamente enviaram uma equipe de dedetização… Enfim, foi uma coisa chata, tirando isso, tudo bem.

Vi muitas pousadas boas, algumas com lindos bangalôs de madeira de frente para o mar. Tomamos café da manhã no DePraia que me pareceu uma ótima opção no centrinho. Indico outras como a Café Zapata, Makena Hotel e claro a Villa Mango onde inclusive fomos almoçar num dos dias.

Vou deixar o link do Booking aqui pra você reservar sua hospedagem em Icaraízinho de Amontada. Lembrando que ao usar o nosso link você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção desse site que traz sempre dicas novas de viagens pelo Brasil e pelo mundo!

Onde comer

Mesmo sendo um vilarejo pequeno, Icaraízinho já tem boas opções para comer. A maioria especializada em frutos do mar, é claro. Maravilhoso que tudo é fresco e o preço bem camarada. Vocês vão encontrar de tudo. Restaurantes de frutos do mar, hamburguerias, creperias e pizzarias. Sem contar os bares da praia, que também servem almoço e petiscos como o Chico Dina e o Palhoça Beach que fica pro lado esquerdo no final da praia (se é que ela tem fim ahaha).

Não deixe de provar o crepe na Casa de Pedra (é tão bom que comemos 2x seguidas) onde funciona uma sorveteria. Indico também o Wind Point onde comemos um peixe frito com macaxeira bem bom (servem café da manhã também) e uma almoço mais que especial no restaurante da Villa Mango.

onde comer em Icaraízinho de Amontada
onde comer em Icaraízinho de Amontada

Dicas Gerais

  • A voltagem é 200 volts – leve carregadores bivolt.
  • Icaraízinho não tem agência bancárias, mas a maioria dos lugares aceitam cartões e/ou PIX. Em todo caso é bom levar algum dinheiro em espécie.
  • O celular não pega bem. A Vivo foi a melhorzinha…. Mas tem sinal de wifi nas pousadas.

Espero que tenham gostado das dicas de Icaraízinho de Amontada! Se tiverem duvidas, nao deixe de perguntar na caixa de comentários abaixo. E vejam o proximo artigo com as dicas de passeios.

Obrigada pela visita, voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *