Se você já leu os outros posts sobre Hvar, aqui vai saber como explorar as praias e ilhas além das baladas nessa incrivel ilha na Croácia.

Conhecendo as Ilhas

Quer alugar um barquinho mas não sabe pilotar? Vá para a Croácia!

Há várias agências que locam pequenos barcos, quase botes, com motores de baixa potência para qualquer um… Basta você ter uma carteira de motorista para alugar! É que os croatas entendem que se você sabe dirigir um carro, você sabe dirigir um barco! Bom, na minha opinião, que fui criada no mar, creio que você deveria conhecer os mares da região, a carta náutica e ter conhecimentos para atracar, jogar ancoras e etc… mas se eles dizem que sim… Porque nâo tentar né!

Hvar rent a boat

Hvar

Pakleni Islands

Então se você é aventureiro, alugue seu barco, abasteça seu cooler com bebidas e snacks e vá explorar o arquipélago Pakleni Otoci que fica bem em frente à Hvar town. Você pode alcançar as ilhas em menos de 20 minutos. Eu fui até lá de kayak com a Andadventure, uma empresa especializada em esporte de aventura na Croacia. Veja como foi nesse post aqui.

O arquipélago Pakleni (“Ilhas do Inferno”) é formado por 21 ilhas que são conhecidas por este nome por causa da Paklina, uma resina usada para impermeabilizar navios e barcos.

hvar-croacia-1-34

As mais visitadas, onde os barcos vão são Jerolim, Stipanska e Palmizana. Essa última com vários beach clubs e restaurantes bacanas. O mar sempre lindo e cristalino!

Speed boat Tour

Além das ilhas Pakleni vale pegar um speed boat para fazer um tour para Vis e as Caves. Se tiver tempo, vá também à ilha de Brac e Bol para conhecer a praia mais famosa da Croácia, a Zlatni Rat.

Stitiniva, Vis

A primeira parada do Speed boat Tour foi Stitiniva, na ilha de Vis. Ela possui 2 paredões de rocha branca, que formam uma pequena ferradura. Imperdível!

Hvar Vis

Hvar

hvar-croacia-1-6

Além das cavernas, paramos também pela vila de Komiza para um breve lanche.

Blue Cave

Depois fomos à Bisevo, localizada ao sul de Vis para ver a Blue Cave. É preciso pagar uma taxa ambiental para entrar na caverna e pelo uso do barco especial que faz o passeio por conta da entrada super estreita da caverna.

Contornamos uma pequena enseada e finalmente à entrada. Lá dentro se vê uma cor incrível de azul! A parte mais azul tem uma abertura em baixo que sai para o outro lado no mar, fora da gruta. A luz solar entra por debaixo d’água dessa fenda e reflete por toda caverna. É incrivel!

É proibido nadar nesta caverna pois entram muitos barcos ao mesmo tempo, o que seria perigoso.

Existe um horário específico para o ingresso na gruta azul quando a iluminação interna atinge seu auge entre as 11 e as 14 hs. Depois desse horário a gruta perde parte do seu encanto.

Dá uma olhada no video no incio do post que você vai ver melhor como é essa gruta.

Green Cave

Depois de ter visto as grutas da Grécia em Zakynthos e Milos, essa Green Cave ficou devendo. É meio escura porque não tem iluminação por baixo d’água. A única luz que entra na gruta é por um pequeno buraco artificial no teto, que foi feito pelo exército iugoslavo para justamente permitir a entrada de luz na gruta.

green cave

Pela foto parece azul, mas a coloração que se enxerga dentro dela é bem esverdeada. Pode nadar nessa gruta!

Ao longo da marina e na praça central há várias empresas oferecendo estes passeios ou alugando os barcos-botes até a Pakleni, que você pode tratar um dia antes. Não há necessidade de reservar com mais antecedência, mesmo na alta estação.

Explorando as Praias

Não é somente a arquitetura de Hvar que é de pedra, as praias também! Dá um certo trabalho para caminhar, mas é certo que as diferencia das praias normais. Uma boa dica é comprar os acqua shoes, sapatilhas própria para caminhar no mar.

Hvar

Hvar

As praias mais populares são Dubovica, Milna, Lozna, Zarace e Jagodna.

Milna tem uma grande vantagem que é ter estacionamento, além de infra com bares e restaurantes.  Zarace é uma das praias mais lindas, um mar azul surreal de lindo.

Hvar Milna

hvar

hvar

Chegue cedo para conhecer Dubovika pois o “estacionamento” fica na estrada e não há muitos lugares para parar. Pegue a descida que é bem íngreme e caia numa das praias mais legais de Hvar.

E ainda tem mais como Zavala, Jelsa, Pokonji Dol… Descubra a sua preferida!

Instagram

Curtindo as Baladas de Hvar

Concorrendo com Mykonos e Ibiza, Hvar é uma das ilhas mais badaladas do mundo! A melhor época é julho e agosto, o auge do verão croata. Jovens do mundo inteiro que buscam agito, gente bonita e azaração, marcam presença na ilha.

Há vários bares legais na praça principal e na orla ao longo da marina, que tocam todo tipo de música, principalmente a eletrônica.

Hvar

Na riva está o Carpe Diem, um bar que tem 2 “filiais”. Até 1 am ele funciona em Hvar Town, depois dali a bar é transferida para a ilha Stipanska, no arquipélago Pakleni à frente, acessível a uns 15 minutos de barco.

Não perca por nada o Hula Hula, que tem o pôr do sol mais famoso da ilha. A vibe é incrível e o local estrategicamente localizado de cara para um dos sunset mais lindos que já vi. Vá lá de dia também! Eles tem sunbeds esticadas sobre as pedras e oferecem um cardápio bacana de comidinhas e drinks. Há também opções de esportes aquáticos para entreter a galera.

Hvar Hula Hula

hvar-croacia-1-29

hvar-croacia-1-14

Passe pelo Kiva Bar para o esquenta da noitada. É um bar que não tem nada demais mas faz um sucesso… e todo mundo marca presença lá. Aposte também no Veneranda Club. Isso sem contar das festas que rolam nos iates maravilhosos.

Hvar

hvar-croacia-1-4

Não esqueça do engov para não atrapalhar a praia do dia seguinte! ahaha

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário aqui e terei prazer em ajudar.

Veja aqui os outros posts da Croácia.

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *