Hvar é provavelmente a ilha mais famosa da Croácia, local que eu escolhi para passar meus últimos 5 dias de uma viagem que incluía também Turquia e Grécia. Decisão sábia para um grand finale!

Imagina uma ilha cercada por montanhas calcárias, águas azuis-turquesa, em pleno mar Adriático! Um verdadeiro sonho!

Conhecida como “La Belle de L’ Adriatique”, Hvar é a ilha que tem mais horas de sol por ano na Dalmácia Central. O inverno, que é menos rigoroso, também atrai visitantes em busca de mais tranquilidade e preços mais baixos. Já a alta temporada (entre junho a agosto), período que eu escolhi pra ir, a ilha bomba!

hvar-croacia-1-22

Hvar

Obviamente, além de praias e baladas, você vai encontrar muita história num centro histórico muito bem preservado, arquitetura, gastronomia e a maior concentração de iates de luxo de todo o Adriático.  Repare na arquitetura, ela é toda em pedra provida das rochas que costeiam toda a região da Dalmácia.

Como se localizar e circular

A ilha tem 70 km de comprimento e a sua capital leva o mesmo nome. Além dela existem outros vilarejos como Stari Grad, Jelsa, Vrboska e Sućuraj.  

Em Hvar town tudo gira em torno da Praça São Estevão, repleta de restaurantes, cafés e sorveterias com mesas ao ar livre. A Catedral de Santo Estéfano (Hvar’s Pjaca) e o Teatro Arsenal, um dos primeiros teatros municipais da Europa, podem e devem ser visitados, mas o melhor da ilha está em suas praias e ilhas ao redor. Clica aqui para saber mais de Hvar.


Hvar

hvar-croacia-1-2

Hvar

Deixe-se perder pelos becos e ruelas onde encontrará uma infinidade de restaurantes charmosos e lojinhas de design, artesanatos, galerias de arte e moda descolada.

Para melhor explorar as praias e vilarejos da ilha recomendo o aluguel de um carro ou uma scooter.

Como chegar

A empresa de ferries que faz as rotas para Hvar é a Jadrolinija. Os ferries são frequentes, principalmente na alta estação. Comprei meus tickets pelo site da Jadrolinija com antecedência. Clique aqui para obter informações sobre valores e horários.

Dependendo de qual cidade você estiver vindo, você pode chegar num porto diferente. Se for possível, dê prioridade para chegar pela capital Hvar Town, que tem seu porto bem no centro.

hvar

hvar

Mas pode ser que, a depender dos horários, você chegue por Stari Grad, com serviços de ônibus para Hvar Town em torno de 40 min de viagem, ou Jelsa. Se estiver vindo de Drvenik (90km de Split) ao invés de Split, provavelmente chegará por Sućuraj.

Normalmente parte de Split quem chega de avião na Croácia pois é lá o aeroporto mais próximo da ilha. Mas se estiver viajando de carro pelo litoral provavelmente atravessará por Drvenik, que fica entre Split e Dubrovnik.

Se for levar o carro para a ilha, o porto que você chegará será o Stari Grad, o único que atraca as balsas que transportam veículos (e também passageiros).

Instagram

Onde ficar em Hvar

Apesar de mais caro é mais legal hospedar-se em Hvar Town onde tudo acontece.

Em Hvar é muito comum você ficar em quartos ou apartamentos particulares para alugar, mesmo que por uma noite. Se você preferir hotéis pode pesquisar o luxuoso Adriana Hvar Spa Hotel e o Riva Hvar Yatch Harbour em Hvar Town.  

Eu fiquei no The Palace Hotel que tem essa pompa de fachada na foto abaixo, mas é um três estrelas que precisa de uma reforma nos quartos. Já a localização é excelente. De cara para a marina, na esquina da praça principal.

hvar-croacia-1-36

Gostou de Hvar? Veja nesse post aqui as dicas sobre praias e passeios na ilha.

Veja nesse post aqui o dia de aventura em Hvar.

Viagens e Outras Historias

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *