Hospedar-se numa vinícola do Chile é um privilégio. Aos pés da Cordilheira dos Andes, a Vinícola Santa Rita proporciona uma experiência única através do seu riquíssimo patrimônio cultural e histórico. Num reservado canto desta renomada vinícola do Chile está seu exclusivo Hotel Casa Real, que tem o casarão principal declarado como um monumento histórico nacional. Ao redor um parque de árvores centenárias com lagoas, cisnes, uma capela magnifica, banhos romanos e labirintos de arbustos. Vamos conferir como foi a minha visita?

A experiência se completa num roteiro eno-gastronômico pelos diferentes vinhedos do entorno, diferentes tipos de passeios, vários lugares para comer, visita ao museu andino e, é claro, muita degustação dos melhores vinhos do Chile.
Vinícola Santa Rita
Com cerca de 3.000 hectares dos vinhedos mais importantes do Chile, a Viña Santa Rita possui solo fértil com condições perfeitas de umidade e luminosidade que faz com que a região seja reconhecida como uma das melhores de cabernet sauvignon do país. A vinícola conta com inúmeros prêmios, como “Winery of the Year” da revista Wine & Spirits e “Wine Legend” pela revista Decanter, por conta de seu vinho mais icônico, o Casa Real 1989.
Nos destaques dos stories do meu instagram (link abaixo) tem vários videos contando mais sobre a minha experiência na Santa Rita. Segue lá!
Como chegar à Viña Santa
Localizada em Alto Jahuel, a 45 minutos do centro de Santiago ou do aeroporto, o acesso é super-rápido. Fui acompanhando a rota do waze e cheguei bem fácil. Viajei no início do inverno quando a estrada fazia paralelo com os picos nevados das montanhas ao fundo. Um deleite para quem estava ansiosa para chegar no vinhedo.

História da Viña Santa Rita
Fundada em 1880 por Don Domingo Fernández Concha, a Viña Santa Rita surgiu com a missão de produzir alguns dos primeiros e melhores vinhos do país.
Não bastasse toda a história da Viña Santa Rita, ela está na própria história do Chile. É que, durante os conflitos pela independência do país, 120 combatentes em fuga encontraram refúgio ali. Inclusive, um dos vinhos produzidos pela Santa Rita, o rótulo “120” faz homenagem justamente à estes patriotas.
Foi mais ou menos nessa época o arquiteto alemão Teodoro Burchard iniciou a construção do casario e de uma capela neogótica.

Em 1990 uma grandiosa restauração foi iniciada para resgatar a essência e a beleza original da propriedade. A manutenção constante é feita por restauradores italianos, alguns deles que fazem os trabalhos de recuperação dos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano. A área da capela é restrita exclusivamente aos hóspedes.

Hotel Casa Real Santa Rita
Hospedando-se na Santa Rita você estará imerso em um ambiente onde tudo tem uma história por trás. O Hotel Casa Real é uma experiência completa, um verdadeiro retorno ao século 19. Com mobiliário original da fazenda, o hotel conta com um serviço super atencioso e gastronomia refinada harmonizando com os mais primorosos vinhos da Santa Rita.

São diversos salões recentemente reformados como o “Salão do Bispo” que está disponível para encontros de negócios. A sala de jogos do hotel conta com uma mesa de bilhar trazida da Inglaterra. Em outro ambiente um piano do século 19.

Os 16 quartos da Casa Real, com camas king size, oferecem diferentes composições de espaços que vão de 30 a 70 m2. Com muito conforto todos os quartos possuem TV, Wi-Fi e cofre. O meu ainda possuía hall, sala de estar e a suíte.


Nos banheiros amenities exclusivos Santa Rita feitos com uvas da Viña Santa Rita. Adorei!!

Há opções de hospedagens com apenas o café da manhã ou com pensão completa. Essa última inclui a harmonização de vinhos que vale muito a pena. É fabuloso degustar os vinhos na varanda do hotel.

+ Clique aqui para reservar hospedagem no Casa Real Santa Rita.
Se você está lendo essa matéria e se interessou pelo hotel não esqueça de fazer sua reserva aqui no blog. Fazendo suas reservas com a gente (Você paga o mesmo preço e nós ganhamos uma comissão) você ajuda na manutenção desse blog que é feito com muita dedicação.

O que fazer nos arredores do vinhedo
Um motivo importante para visitar a Viña Santa Rita são os vinhos, né?! Dessa parte há uma enorme lista desde os tours vitivinícolas a piqueniques gourmet, passando por degustações que exalam os mais variados perfumes e notas singulares. Vale uma caminhada entre os parreirais para perceber de perto a complexidade do terroir local, e entender os processos de produção dos vinhos mais elaborados.

Mesmo os visitantes que não estão hospedados no hotel podem escolher entre sete diferentes tipos de tours pela vinícola, também com direito a muitas degustações e histórias. Há tours segmentados por idioma e tours exclusivamente em português.

A propriedade abriga o Museu Andino inaugurado em 2006 com mais de 3mil peças de arte pré-colombiana de mais de 2 mil anos. As peças, entre esculturas, peças de cerâmica e pinturas de civilizações contam a história dos antigos habitantes da Cordilheira dos Andes como os Mapuche. Interessantíssimo! Há ainda uma seção com a cultura Rapa Nui, com moais e objetos trazidos da Ilha de Páscoa.

Para almoço recomendo muito o Restaurante Doña Paula que oferece num suntuoso casarão a harmonização dos vinhos da casa com pratos da culinária criolla e receitas sofisticadas de gastronomia internacional. É nessa hora que o paladar e o olfato se divertem!

Espero que tenha gostado das dicas. Se sim, deixa um comentário aqui abaixo para mim. Ou se tem alguma duvidas!
+ Leia aqui meu roteiro de vinhos no Chile
Obrigada pela visita, volte sempre!
