Hong Kong ostenta muito mais que lindos arranha-céus. É um dos 4 Tigres Asiáticos, um dos maiores centros financeiros do mundo, e também uma das maiores economias da Ásia.

Hong Kong

Pode parecer estranho, mas esse país super capitalista, é uma região administrativa da socialista China. Só que é considerada uma cidade-estado como Singapura, Hong Kong acaba por possuir grande autonomia na sua política e economia. Ficam de fora assuntos relacionados às relações exteriores e defesa militar que aí sim, devem ser debatidos com a China.

O território de Hong Kong é formado por algumas partes de continente e mais de 200 ilhas. As mais visitadas são a própria ilha de Hong Kong, Lantau e a península de Kowloon.

Como circular em Hong Kong

Estive duas vezes em Hong Kong por apenas 7 horas, e em cada dia consegui conhecer uma atração importante da cidade. Isso graças ao sistema de transporte que é moderníssimo e conecta as ilhas por túneis que passam sob o Victoria Harbour. Seu MRT é considerada uma das principais ferrovias do mundo, e liga o aeroporto ao centro financeiro em apenas 24 minutos.

Hong Kong

Atrações visitadas 

Nessas 2 oportunidades por Hong Kong visitei os dois points mais legais na cidade:

+ Buda Gigante e Monastério Po Lin

+ Sinfonia das Luzes

Dicas de viagem

Brasileiros não precisam de visto para Hong Kong, embora precisem para entrar na China. Não me pediram a carteirinha da vacina da febre amarela, mas é obrigatório em muitos países do Sudoeste Asiático, portanto seria recomendável tê-la em mãos.

A melhor época para visitar a cidade-estado é no outono, entre setembro e novembro, quando a temperatura é mais agradável, e os dias mais bonitos.

Exceto no horário de verão, o fuso horário é de 11 horas a mais.

A moeda de Hong Kong é dólar de Hong Kong (HK$).

Apesar do inglês ser um dos idiomas oficiais (o país foi colônia britânica até 1997), o cantonês é predominantemente falado pelos locais.

Ngong Ping Village – Giant Buddha & Po Lin Monastery

A Ngong Ping Village fica na ilha de Lantau, e abriga 3 grandes atrações: o Ngong Ping 360, um teleférico de 5,7  quilômetros, o Monastério Po Lin e o Buda Gigante, uma estátua enorme de Buda sentado, feita em bronze.

Hong Kong

 

Hong Kong

Como chegar

Do aeroporto para o Budda Gigante você deve pegar a linha MTR Airport express para a estação Tsing yi ( aprox 12 min ), e daí troque para a Linha Tung Chung Line e saia na estação Tung chung. O terminal de teleféricos fica a 2 minutos a pé da saída B da estação.

Os nomes são complicados mas não tem erro. O metrô é muito bem sinalizado com mapas em todos os lugares para você identificar sua linha / estação.

Logo na saída da estação já é possível ver a bilheteria do Ngong Ping.  Sabia que esse teleférico é considerado o mais extenso de todo o sudeste asiático? O cable car leva em torno de 25 minutos pra percorrer todos os quase 6 km de extensão. 

Daí são mais 10 minutos de caminhada até o monastério e a base da subida do Giant Budda.

Hong Kong

Ingressos Cable Car

Há duas opçoes de cabines do cable car : Standard ou Cristal Cabin que é um bondinho de vidro. A diferença não é tao grande elas, vale optar pela cristal cabin.

Hong Kong

Hong Kong

O ideal é comprar o ingresso pela internet com antecedência para evitar a fila. Posso adiantar que a fila para embarcar na gondola no final do dia é enormee… Para comprar e ver preços atualizados clique neste site aqui. Apenas observe que eles vendem com o ticket outras atrações combinadas. Indico comprar o ingresso da gôndola apenas, e decidir pelas atrações lá na hora. 

Hong Kong

O mais bacana me pareceu o “Walking with Buddha”, que conta a vida do Buda, mais infelizmente por conta de tempo apertado, não consegui assistir.

Além das atrações, a Ngong Ping Village tem um monte de lojinhas!

Hong Kong

Hong Kong

Monastério

Bem perto do Buda Gigante, está o Po Lin Monastery, um dos santuários mais importantes para o budismo. Fundado em 1906, possui vários templos dentro do complexo. Fiquei encantada com a arquitetura oriental e com as cores.

O templo principal abriga três estátuas de bronze do Buddha – representando o passado, presente e futuro de Buda. E existe um outro salão que expõe + de 10 mil estátuas de Budas!

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong

O Buda Gigante

Feita em bronze, é uma das cinco maiores estátuas de buda na China, com 34 metros de altura e pesa 250 toneladas. Para chegar até a base do Buda é preciso subir 268 degraus.

Os monges de Po Lin budistas resolveram construir essa estátua de Buda gigante quando em 1973 foram visitar uma escola de budismo no Japão e lá encontraram a estátua de Buda em Kamakura. Inspirados, eles resolveram construir sua estátua depois que o governo deu e eles a área no topo do monte para a execução do projeto. 

Eles acreditam que a imagem traz paz e tranquilidade e ajudam a espalhar a filosofia budista e suas tradições. Eu tambem acredito! 😊

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong

Symphony of Lights

Todos os dias à noite, a Symphony of Lights, um show de luzes e música que envolve mais de 40 edifícios do skyline de Hong Kong cria o maior show permanente de luz e som do mundo, reconhecido pelo Guiness.

O espetáculo sincronizado celebra a energia, o espírito e a diversidade de Hong Kong. O show tem duração de cerca de 15min e é dividido em cinco temas: Despertar, Energia, Herança, Parceria e Celebração.

Hong Kong

O show acontece diariamente às 20h e pode ser suspenso em caso de tempestade.

Às segundas, quartas e sextas a narração é em inglês. Nos demais dias você pode sintonizar no seu celular ou mp3 a rádio fm 103.4 MHz pra acompanhar a narração em inglês ( já que o som ao vivo vai sair em mandarim ou em cantonês).

O melhor lugar para assistir é de Tsim Sha Tsui, em Kowloon, no lado oposto da baía de Hong Kong. Chegue pela estação de metrô East Tsim Sha Tsui e use a saída L6.

Muitos barcos oferecem passeios pela baía durante o show, com opção de jantar inclusive. Deve ser mais interessante do que assistir junto com a multidão que se aglomera no pier do Victoria Harbour. 

Aproveite para bater perna pela Canton Road que é uma avenida super chic com grandes hotéis, shoppings e lojas.

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong

Uma ótima viagem e até a próxima!

Viagens e Outras Historias

Você vai gostar de...

Roteiro de 4 dias em El Calafate, Patagônia A região de El Calafate tem locais belíssimos para quem conhecer um pouco da Patagônia Argentina. Certamente vai ter oportunidade de admirar lá paisag...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *