Featured Video Play Icon

Havana – Super roteiro de 2 dias

Ernest Hemingway, que viveu por mais de 20 anos em Cuba, declarou que nem Veneza nem Paris superavam o encanto de Havana. Com linda arquitetura colonial, carros antigos por toda parte, Havana é uma cidade cheia de vida e música, e que apesar de todos os problemas econômicos manteve sua identidade. 

Se não bastasse, Cuba é banhada pelo mar do Caribe. Realmente um país privilegiado pela natureza! Desperta também muita curiosidade por ser um dos últimos estados socialistas do planeta. Uma país que provoca muitas reflexões sem dúvida (assunto para o próximo post, aguardem!).

Um passeio por Havana Vieja é pura história. Seu centro antigo é o maior núcleo colonial da América Latina! Imponentes prédios convivem com sobrados em estado de abandono e deterioração em função da escassez de recursos. Felizmente a situação parece estar melhorando pois a cidade está um verdadeiro canteiro de obras de tantas restaurações. Isso graças ao crescimento do turismo (muito em função dos EUA ter liberado a viagem à Cuba aos americanos). 

Havana Vieja

Havana Vieja

Como explorar Havana

Abaixo está uma sugestão de roteiro pelos principais pontos de Havana para 2 dias. Claro, se tiverem 3 dias, vão poder curtir e aproveitar essa linda cidade com + calma. 

Pro primeiro dia sugiro circular por Havana Vieja, o coração de La Habana, como dizem os cubanos. No segundo dia podem fazer um giro num carro antigo, e visitar os museus e outros pontos de interesse. Abaixo detalho todas as principais atrações de Havana.

+ Veja aqui o post com dicas essenciais para o planejamento da viagem

+ Veja aqui um post sobre Cayo Largo, o paraíso em Cuba.

Havana Vieja

Primeiro dia

A melhor maneira de explorar a velha Habana, passeando pelas ruelas coloridas e conhecendo suas praças coloniais, é bater perna á pé. Mas se tiver num ponto mais distante você pode pegar uma bici-táxi ou um coco-táxi. 

Havana Vieja Cuba

O centro antigo de Havana é tão vivo e lindo que foi declarado pela UNESCO como patrimônio da Humanidade. Há muitos bares e restaurantes, lojinhas, museus e pequenas galerias de arte. É certo que você vai se encantar!

Havana Vieja Cuba

Calle Obispo

Comece pela Calle Obispo, a rua mais movimentada do centro antigo, como se fosse a espinha dorsal de Havana Vieja. Numa ponta está a praça onde está o La Floridita e na outra ponta a Plaza de Armas. O nome da rua vem da época em que circulavam por ali todos os poderosos, entre eles “os bispos”. A rua tem vários bares, lojas, restaurantes, bancos e também casas de cambio. 

Pharmacias

Ali mesmo na Calle Obispo observe as antigas farmácias (ou pharmacias) como a Taquechel e Johnson Chemist. São um verdadeiro museu, restauradas, ainda vendem remédios, cosméticos e produtos naturais produzidos em Cuba. Observe as prateleiras com linda coleção de vidros e objetos farmacêuticos antigos.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Hotel Ambos Mundos

Passe pelo Hotel Novo Mundo onde Ernest Heminguay viveu por 2 anos. Seu quarto 511 virou um pequeno museu, com os móveis da época preservados, algumas fotos, e até sua maquina de escrever. Aliás foi ali que Hemingway escreveu uma de suas obras “Por Quem os Sinos Dobram”.

Plaza de Armas

Siga até a Plaza de Armas, onde o governo colonial espanhol fundou a cidade em 1519. Rodeada de edifícios barrocos, mantem sua atmosfera colonial. 

Havana Vieja

Palácio de los Capitanes Gerenerales

Erguido para ser a residência do governador espanhol e sede da república, esse belo palacete barroco hoje é a sede do Museu de la ciudad. 

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Castelo de la Real Fuerza

Foi ali que Havana nasceu! O Castelo de la Real Fuerza é um dos fortes remanescente da época em que era preciso criar defesas aos ataques de piratas e invasores estrangeiros. Hoje guarda um museu náutico com réplicas de navios antigos e barras de ouro e prata.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Forte de La Cabaña

Dali da frente dá para avistar o Forte de San Carlos de la Cabaña que fica do outro lado da baía. Ali todos os dias às 21:00 acontece a cerimônia del Cañonazo, quando tiros de canhão são lançados ao mar. Também dá para avistar o Cristo redentor de Havana e ao lado a casa de Che Guevara.

Havana Vieja Cuba

La Bodeguita del Medio

Não deixe de passar também na famosa La Bodeguita del Medio, onde Hemingway também frequentava. É um boteco super cheio mas bastante tradicional, que vale sua visita. Prove um mojito ou dois!

Havana Vieja Cuba

Plaza de la Catedral 

Siga para a Praça da catedral, um dos símbolos de Havana Vieja. Uma praça totalmente restaurada, linda. Se quiser visitar a catedral vá pela manhã, pois na parte da tarde a igreja está fechada. 

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Palácio das Artesanias

Um bom ocal para comprar artesanatos no centro histórico e também um bonito local para tomar um café. O Sr Juan, da Casa Vitrales onde me hospedei, indicou ali como um lugar seguro para comprar charutos legítimos (apesar do preço bem salgado).

Havana Vieja

La Floridita

Não deixe de tomar um Daiquiri no La Floridita, onde supostamente o barman Constante criou a famosa receita do daiquiri, que leva rum cubano, gelo picado e limão. Esse é o original, mas prove também o de manga e morango! 

Havana Vieja

Ernest Hemingway também tomava daiquiri ali. Diz a lenda que num único dia ele bebeu 13. Bem, eu bebi 3 e já fiquei bem alegrinha! O bar principal é bem cheio de turistas mas o astral é legal. Normalmente rola musica ao vivo e ao fundo tem esse restaurante mais requintado. Só para constar, o Floridita pertence ao Estado Cubano. 

Havana Vieja Cuba

Plaza Vieja

Havana Vieja tem 4 praças coloniais, cada uma mais linda que a outra. A Plaza Vieja está toda restaurada, e ali perto está a Calle Brasil onde estão vários bares animados. Termine o dia com um mojito em um dos bares e restaurantes com terraço por ali!

Havana Vieja Cuba

Segundo dia

Passeio de carro conversível

É imperdível passeio de carro antigo, de preferencia um conversível pelo lado de fora de Havana. Alugamos nosso carro na Plaza Central, perto do Hotel Iberostar. O custo por hora fica entre 30 a 35 Cucs. Outras dicas no post introdutório de Cuba, já leu?

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Passamos pelo Capitólio, pelo Gran Teatro de La Habana, seguimos por uma rua através do curto Bairro Chino até a Plaza de La Revolución.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Vale a pena descer rapidamente na Plaza de la Revolución, onde é a atual sede administrativa do governo. A imagem de Che Guevara está estampada no prédio do Ministério do Interior e a de Camilo Cienfuegos no Ministério das Comunicações. Ali está tambem o Memorial José Marti.

Dali seguimos para o Cemitério Colón, por ruas do Barrio Vedado e cortamos caminho pelo bonito Bosque. Depois passamos pelo Malecón onde está a emblemático Hotel Nacional. Um lindo passeio à beira-mar por 7 km ao longo de bairros históricos da cidade. 

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja

Na volta passamos na frente do Museu de la Revolución, Paseo del Prado, e retornamos ao Capitólio, próximo ao Parque Central.

Havana Vieja Cuba

Museu de la Revolución

Depois do passeio de carro vale a visita ao museu da revolução que conta a historia obviamente ressaltando o regime socialista. Além de fotos históricas, achei muito interessante a visita ao Memorial Gramma, onde está o o barco que foi utilizado pelos revolucionários quando vieram do México. Há vários carros e aviões também utilizados na revolução. Normalmente há fila para entrar e as bolsas devem ser deixadas no guarda-volumes.

Havana Vieja

O Capitólio

O imponente Capitólio foi construído para ser a sede do parlamento a partir de 1929. Com quase 92 metros de altura, a cúpula foi o ponto mais alto de Havana até a década de 1950 e também a terceira maior casa parlamentar do mundo. Foi a sede do governo de Cuba após a Revolução em 1959, e atualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

+ Outros posts de Cuba nesse link aqui!

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim! 🙂 

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Rota Ecológica | Litoral norte de Alagoas Entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas está a linda Costa dos Corais. São mais de 120 km de praias e mangues formado por um pr...
Cuba | Tudo o que você precisa saber É importante planejar-se com antecedência se for fazer uma viagem independente à Cuba, ou seja, sem agência. Eu amo planejar minhas viagens e mesmo à ...
Zakynthos além da Navagio Beach É bem verdade que a Navagio Beach é a praia mais incrível, mas Zakynthos tem muito mais a oferecer! É difícil dizer, mas talvez, no conjunto, foi ness...
Revéillon na Singapore Flyer | A Virada! Após estudar várias opções para passar nosso réveillon em Singapura, e assistir a queima de fogos da Marina Bay, escolhemos um lugar inusitado: a Sing...

Deixe aqui seu comentário!

comentários

Escrito por Flávia Ribeiro

Deixe uma resposta