Se você já leu o primeiro artigo com todas as dicas do Roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo, veja agora tudo sobre a Gruta da Judéia e a Caverna Maroaga que são as principais atrações da cidade e recebem visitantes de todas as partes do mundo.
É um passeio 2 em 1, que você tem oportunidade de conhecer duas atrações de uma vez só. Lugares realmente lindos e impressionantes, vale muito conhecer. A melhor época para visitar é de fevereiro a julho, durante a cheia dos rios, pois, na época da estiagem, o volume de água das cachoeiras pode diminuir e as cascatas podem até desaparecer.


Onde ficam a Gruta da Judéia e a Caverna do Maroaga
O complexo natural fica dentro de uma área de proteção ambiental, a 6km do centro de Presidente Figueiredo, no caminho para quem vai para Vila Balbina. É fácil chegar de carro e a localização correta está no Waze ou Google Maps. Fique atento à um grande outdoor onde está escrito Caverna Refúgio do Maroaga, facilmente avistado na beira da estrada.
+ Veja aqui minha dica sobre Hotel de Selva na Amazônia
Acompanhamento de Guia na trilha
O local tem limite diário de 60 visitantes e só pode ser visitado com o acompanhamento de um guia turístico. Na entrada da atração ficam uns guias, mas como é preciso pré-agendar, por conta do limite de pessoas por dia, recomendo entrar em contato antes com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Presidente Figueiredo através do tel (92) 99385-4893 para contratar o guia e reservar seu horário. Nossa guia chamava-se Manu e o tel dela é (92) 99257-3956.

No local os guias organizam grupos de até 5 pessoas para entrar no complexo a cada 30 minutos. Dessa maneira dá pra curtir as cavernas vazias pois quando você chega na primeira parada, que é a Caverna do Maroaga, o grupo anterior já está saindo em direção à Gruta da Judeia. Assim é ótimo e dá pra fazer fotos sem muitas pessoas. Os guias cobram cerca de R$ 30 por cada pessoa do grupo e durante a caminhada, vão mostrando e explicando sobre a fauna e flora amazônica.



O passeio todo geralmente dura cerca de duas horas, incluindo todas as paradas para fotos e banho. A trilha circular tem 2,5 km e é relativamente fácil. No início tem muita lama, mas você pode alugar umas galochas na portaria por R$ 10,00.


Como é uma trilha circular, você iniciará e terminará a trilha no mesmo ponto.
+ Clique aqui para ver mais dicas sobre Presidente Figueiredo.
A Caverna do Maroaga e a Gruta da Judeia
Você sabe qual é a diferença entre caverna e gruta? Embora ambos os termos sejam comumente utilizados como sinônimos, existe sim uma diferença! Uma caverna é fechada, e não tem saída, enquanto uma gruta tem entrada e saída. Sacou a diferença?! 😉


A Caverna do Maroaga
Após aprox 30 minutos de caminhada, a Caverna Refúgio do Maroaga é a primeira parada da trilha. Ela possui mais de 400 metros de túneis e galerias que formam um verdadeiro labirinto. Só é permitido conhecer o início por motivos de segurança. Habitam ali mais de 8 espécies de morcegos. O local é realmente impressionante, com uma queda d’água de 30 metros bem em frente à caverna.


Reza a lenda que a caverna tem esse nome em homenagem ao líder indígena Maroaga, um grande cacique da tribo dos Waimiri-Atroari, que resistiu à pressão militar na década de 70 durante a construção da rodovia BR-174.
+ Clique aqui para ver nosso passeio por Manaus.
Gruta da Judeia
Continuando o percurso da água, demos a volta pelo imponente paredão rochoso com água pelas canelas, em direção à Gruta da Judeia que é ainda mais impactante! Ali também tem outra queda d’água que despenca de uma fissura no teto da gruta e cai sobre uma piscina natural de águas douradas.


O solo é preenchido por uma fina areia branca resultante do desgaste das paredes rochosas. Raízes e cipós pendurados do teto completam o cenário absurdamente lindo. Hora de mais uma parada para tomar mais um delicioso banho.


Ficamos ali por cerca de meia hora até o próximo grupo chegar. Depois seguimos a trilha até chegarmos de volta ao estacionamento.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de Presidente Figueiredo. Se tiverem qualquer duvida, só deixar um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.
+ Veja mais dicas da AMAZÔNIA clicando aqui.
Obrigada pela visita e voltem sempre!
