Se você já leu o primeiro artigo com todas as dicas do Roteiro de 3 dias em Presidente Figueiredo, veja agora tudo sobre a Gruta da Judéia e a Caverna Maroaga que são as principais atrações da cidade e recebem visitantes de todas as partes do mundo.

É um passeio 2 em 1, que você tem oportunidade de conhecer duas atrações de uma vez só. Lugares realmente lindos e impressionantes, vale muito conhecer. A melhor época para visitar é de fevereiro a julho, durante a cheia dos rios, pois, na época da estiagem, o volume de água das cachoeiras pode diminuir e as cascatas podem até desaparecer.

Onde ficam a Gruta da Judéia e a Caverna do Maroaga

O complexo natural fica dentro de uma área de proteção ambiental, a 6km do centro de Presidente Figueiredo, no caminho para quem vai para Vila Balbina. É fácil chegar de carro e a localização correta está no Waze ou Google Maps. Fique atento à um grande outdoor onde está escrito Caverna Refúgio do Maroaga, facilmente avistado na beira da estrada.

+ Veja aqui minha dica sobre Hotel de Selva na Amazônia

Acompanhamento de Guia na trilha

O local tem limite diário de 60 visitantes e só pode ser visitado com o acompanhamento de um guia turístico. Na entrada da atração ficam uns guias, mas como é preciso pré-agendar, por conta do limite de pessoas por dia, recomendo entrar em contato antes com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Presidente Figueiredo através do tel (92) 99385-4893 para contratar o guia e reservar seu horário. Nossa guia chamava-se Manu e o tel dela é (92) 99257-3956.

Gruta da Judéia e a Caverna Maroaga

No local os guias organizam grupos de até 5 pessoas para entrar no complexo a cada 30 minutos. Dessa maneira dá pra curtir as cavernas vazias pois quando você chega na primeira parada, que é a Caverna do Maroaga, o grupo anterior já está saindo em direção à Gruta da Judeia. Assim é ótimo e dá pra fazer fotos sem muitas pessoas. Os guias cobram cerca de R$ 30 por cada pessoa do grupo e durante a caminhada, vão mostrando e explicando sobre a fauna e flora amazônica.

Gruta da Judéia e a Caverna Maroaga

O passeio todo geralmente dura cerca de duas horas, incluindo todas as paradas para fotos e banho. A trilha circular tem 2,5 km e é relativamente fácil. No início tem muita lama, mas você pode alugar umas galochas na portaria por R$ 10,00.

Como é uma trilha circular, você iniciará e terminará a trilha no mesmo ponto.

+ Clique aqui para ver mais dicas sobre Presidente Figueiredo.

A Caverna do Maroaga e a Gruta da Judeia

Você sabe qual é a diferença entre caverna e gruta? Embora ambos os termos sejam comumente utilizados como sinônimos, existe sim uma diferença! Uma caverna é fechada, e não tem saída, enquanto uma gruta tem entrada e saída. Sacou a diferença?! 😉

A Caverna do Maroaga

Após aprox 30 minutos de caminhada, a Caverna Refúgio do Maroaga é a primeira parada da trilha. Ela possui mais de 400 metros de túneis e galerias que formam um verdadeiro labirinto. Só é permitido conhecer o início por motivos de segurança. Habitam ali mais de 8 espécies de morcegos. O local é realmente impressionante, com uma queda d’água de 30 metros bem em frente à caverna.

Reza a lenda que a caverna tem esse nome em homenagem ao líder indígena Maroaga, um grande cacique da tribo dos Waimiri-Atroari, que resistiu à pressão militar na década de 70 durante a construção da rodovia BR-174.

+ Clique aqui para ver nosso passeio por Manaus.

Gruta da Judeia

Continuando o percurso da água, demos a volta pelo imponente paredão rochoso com água pelas canelas, em direção à Gruta da Judeia que é ainda mais impactante! Ali também tem outra queda d’água que despenca de uma fissura no teto da gruta e cai sobre uma piscina natural de águas douradas.

O solo é preenchido por uma fina areia branca resultante do desgaste das paredes rochosas. Raízes e cipós pendurados do teto completam o cenário absurdamente lindo. Hora de mais uma parada para tomar mais um delicioso banho.

Ficamos ali por cerca de meia hora até o próximo grupo chegar. Depois seguimos a trilha até chegarmos de volta ao estacionamento.

Gruta da Judéia e a Caverna Maroaga

Espero que tenham gostado das minhas dicas de Presidente Figueiredo. Se tiverem qualquer duvida, só deixar um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

+ Veja mais dicas da AMAZÔNIA clicando aqui.

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.