Golden Circle na Islândia

O Golden Circle na Islândia é um dos tours mais concorridos na região. Não só pela proximidade de Reykjavík, a capital, mas também pelos atrativos. Entre eles destaco a cachoeira Gullfoss, o famoso gêiser Geysir e o Parque Þingvellir National Park (Thingvellir) que é patrimônio da humanidade desde 2004.

Como o próprio nome sugere, o Golden Circle na Islândia é um roteiro circular, ao sul da ilha, que começa e termina em Reykjavík. É possível fazer a volta inteira em 3 ou 4 horas (aprox 300 km), mas como tantos atrativos (e tráfego nas pistas) nós levamos em torno de 8 a 9 horas. Saímos por volta das 10hs da manhã do nosso hotel em Reikjavík no tour organizado Gateway to Iceland, uma agência especializada em pequenos grupos.

Golden Circle na Islândia

+ veja aqui todo o meu roteiro pela Islândia  

+ veja aqui mais sobre a Gateway to Iceland

Golden Circle na Islândia

Parque Nacional de Þingvellir ou Thingvellir

A maior atração do Golden Circle na Islândia é, sem dúvidas alguma, o Parque Nacional Thingvellir (Þingvellir), proclamado como patrimônio da humanidade da UNESCO desde 2004. Além da beleza natural e importância geológica, é um lugar de histórico porque abriga as ruínas do primeiro parlamento islandês. Imagina que foi fundado em 930 AC e perdurou ali até o ano 1798. Ali no parque está também a primeira igreja cristã do país (que historicamente era pagão).

Golden Circle na Islândia

O parque que é bem grande e tem diversas trilhas. Cercado por montanhas e terrenos vulcânicos, tem um enorme lago em seu centro. A maior atração é andar (ou nadar) entre os cânions formados pelas placas tectônicas que separam os continentes americano e a Eurásia. Estivemos no inverno e tudo estava tomado pela neve (e o lago, obviamente congelado). Muito bonito… Fico imaginando como deve ser lindo também a paisagem nas outras estações.

Golden Circle na Islândia

O percurso é bem fácil de fazer. A minivan da Gateway to Iceland nos deixou numa ponta e nós atravessamos até a outra, numa verdadeira sessão de fotos!

Golden Circle na Islândia

Depois da ponte está uma das fissuras mais famosas, conhecida como Silfra. Ali é possível mergulhar entre os dois continentes, tocando nas placas tectônicas. Eu fiquei morrendo de tristeza porque sou mergulhadora PADI Advanced e perdi essa… Se você está indo para a Islândia e também é mergulhador, não perca essa oportunidade. O local é reconhecido como um dos melhores sites de mergulho de água doce do mundo! Parece que a visibilidade é de cerca de 100 metros! A água vem das geleiras Langjökull e é filtrada em campos de lava.

Gullfoss

Gullfoss quer dizer “cachoeira de ouro”, isso por conta da cor dourada de suas águas formado pelos sedimentos glaciais no verão. Além disso, a Gulfoss é a maior queda d´água em volume de toda a Europa! Imaginou? Imperdível, né?

Golden Circle na Islândia

Existem trilhas demarcadas, é preciso por segurança respeitá-las, porque as passarelas chegam bem próximo às quedas d’água mesmo. Estava completamente nevada quando estivemos lá. Uma paisagem para nós brasileiros muito diferente! Ventava bastante e dava para sentir a névoa da água glacial nos nossos rostos.

Golden Circle na Islândia

Interessante saber que a Gulfoss só está aberta ao público hoje por conta dos protestos de uma mulher chamada Sigríður Tómasdóttir, filha do proprietário das terras onde está a cachoeira. Sigríður amava a cachoeira. Ela conseguiu salvar a Gulfoss das garras de investidores internacionais que cogitavam montar uma hidroelétrica e modificar permanentemente o curso da cachoeira. Muito obrigada sra Sigríður!

Golden Circle na Islândia

Ali na entrada da Gullfoss tem um restaurante/lanchonete e uma lojinha.

Gêiseres de Geysir

Outra grande atração no Golden Circle na Islândia é o Geysir, um gêiser da região geotermal de Haukadalur, a primeira área geotermal mencionada por escrito, desde 1294. Os dois maiores gêisers de Haukadalur são o Strokkur e o Geysir.

Golden Circle na Islândia

O Geysir de fato não está mais em atividade, mas o Strokkur ainda explode seus jatos de águas ferventes com frequência quase cronometradas, dando um show a cada 5 a 10 minutos. A água fumegante é projetada à uma altura de cerca de 20 a 30 metros. Além destes dois geiseres existem mais de 40 outras formações geotermais menores no local.

O parque geotermal Haukadalur está localizado a 10km da Gullfoss, e a 50km do Thingvellir National Park. A infra do lugar conta com um enorme centro de visitantes, com estacionamento, banheiros, lojas de souvenirs e restaurante.

Paradas surpresas

Nosso guia chamava-se Trond e gostava muitos de contar histórias dos trolls e dos vikings! Muito bacana para fazer uma imersão na cultura local. Ele também fez outras paradas que estavam fora do roteiro (assim como os outros guias da GTICE).

Duas paradas me encantaram. A primeira foi para ver de perto os fofos cavalos islandeses que são exemplares das raças trazidas pelos vikings há 2 séculos.

Golden Circle na Islândia

A segunda parada foi para tomar sorvete! Depois do Parque Nacional Thingvellir (Þingvellir), à caminho dos Geiseres tem uma fazenda familiar chamada Efstidalur, bem perto do lago Laugarvatn. Eles fazem um sorvete artesanal produzido no próprio celeiro da fazenda. Dá para ver a produção, e inclusive as vaquinhas. <3

Golden Circle na Islândia

Golden Circle na Islândia

Secret Lagoon

Por um último a paramos para um banho nas águas termais naturais da Secret Lagoon que está localizada numa pequena aldeia chamada Fludir, bem na área do Golden Circle na Islândia.

A água morna permanece entre 38 a 40 Celsius durante todo o ano. Em toda a área há vários pontos geotérmicos e um pequeno Geysir que entra em erupção a cada 5 minutos. Tem um caminho que podemos percorrer e observar as fontes quentes de ebulição e jateamento bem de perto.

Golden Circle na Islândia

Golden Circle na Islândia

Não esqueça de levar maiô/sunga e toalha (mas ambos podem ser alugados se esquecidos). A estrutura inclui instalações com chuveiros (separando mulheres e homens), bar e lanchonete.

Golden Circle na Islândia

E aí gostaram do Golden Circle na Islândia? Tem alguma duvida? Então deixe um comentário aqui para eu saber da sua visita. 😊

+ Veja aqui todo o meu roteiro completo da Islândia

Beijos e até o próximo post.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de Óbidos, a vila medieval de Portugal Super fotogênica e bem cuidada, Óbidos tem muita história pra contar. Ainda preserva ares de cidade medieval com casario e monumentos muito bem conser...
O que fazer em Lisboa em 2 dias, Portugal Confesso que demorei um pouco para conhecer Portugal. E quando fui finalmente me encantei! Como já devia ter conhecido a terrinha antes! Nesse post aq...
Parque das Aves, vale sua visita? Confesso que entrei meio receosa pela primeira vez no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. A sensação era de entrar num viveiro, onde os animais estaria...
A mística Chapada dos Veadeiros Paraíso do ecoturismo e reduto de hippies e esotéricos, a Chapada dos Veadeiros é também conhecida como uma região holística e um dos principais centr...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *