furto de passaporte no exterior

Recentemente tive a infelicidade de ter meu passaporte furtado em Paris, junto com carteira de motorista internacional, cartões de credito e dinheiro. Ah sim, a carteirinha de vacinação da febre amarela foi junto também… Foi tudo! Fico me culpando (injustamente, né) porque sempre deixo tudo no cofre do hotel. Mas dessa vez não coloquei e me dei mal. Enfim, conto aqui como aconteceu, como consegui voltar pro Brasil e obter um novo passaporte. Assim espero ajuda-lo se passou pela situação de um furto de passaporte no exterior.

O que fazer com furto de passaporte no exterior

Foi um pesadelo! Estava numa loja da H&M na Rue de Rivoli, perto do Hôtel de Ville em Paris. Estava experimentando uma bota, me distrai por segundos, quando fui furtada. Infelizmente tem ocorrido com frequência, depois disso soube muitos casos e situações variadas que contarei no próximo post. Isso pra deixar um alerta pra vcs nas próximas viagens. Fiquem atentos porque não é só no Brasil…

O furto aconteceu numa noite de sexta-feira. Infelizmente o consulado estava fechado no dia seguinte, o que atrapalhou toda a nossa programação. No sábado tínhamos uma sessão de fotos em Paris e depois viajaríamos para o Vale do Loire. Mas estávamos sem documentos, com pouco dinheiro e só com um cartão de crédito (justo o Amex que é pouco aceito na Europa). Por sorte o Ton Bueno, nosso fotógrafo em Paris, me emprestou alguns Euros (obrigada Ton!) e nos viramos com o Amex até o final da viagem.

Registro na polícia

A primeira providência tomada foi o registro do boletim de ocorrência na polícia. Isso deve ser feito independente do motivo: perda, roubo ou furto do passaporte no exterior. Faça isso com urgência pois seu passaporte pode ser utilizado com finalidades que nem quero pensar… Além do que, você vai precisar apresentar esse BO no consulado para solicitar um novo passaporte. Em tempo, “BO” no exterior chama-se “police report”.

Em Paris foi muito fácil, sem filas e com atendimento de primeiro mundo. Se teve uma parte “boa” nessa história toda, foi essa, rápida e eficiente. Preenchemos todos os dados num tablet e recebemos uma cópia do report por email. Paperless. De qualquer forma tivemos que imprimir os BOs no hotel para poder apresentar no consulado.

furto de passaporte no exterior

Ir à polícia é sempre o primeiro procedimento para furto de passaporte no exterior. O registro deve ser feito na delegacia mais próxima onde ocorreu o roubo ou furto. Nós achamos facilmente 3 opções pelo Google Maps.

Com o “BO” em mãos, o próximo passo é correr atrás de um novo passaporte. Como o consulado estava fechado pelos próximos 2 dias (final de semana) fui pro hotel recorrer ao Google. Importante saber que esse tipo de situação não configura “situação de emergência” para o consulado, portanto, seu problema será resolvido no horário de expediente…

Consulado do Brasil

Primeiro fui ao site do Itamaraty que me indicava o preenchimento de um formulário para requisição de um novo passaporte. Por sorte li alguns blogs que falavam de uma solução paliativa: a emissão da “ARB” (autorização de retorno ao Brazil), que se mostrou efetivamente a maneira mais fácil e rápida.

De qualquer forma você precisará ir até consulado ou embaixada do Brasil do país em que você estiver. Se a cidade tiver embaixada e consulado, o meu caso em Paris, vá direto ao consulado, onde essas burocracias são resolvidas. Caso não saiba se a cidade onde possui representação consular, consulte o site do Portal Consular aqui.

O Consulado Geral do Brasil em Paris fica na Avenue Franklin Delano Roosevelt, 65. Pegue a linha 9 do metrô e desça na estação Saint-Philippe-du-Roule.

Autorização de Retorno ao Brasil

Essa solução de caráter emergencial, além de mais rápida, também é mais barata do que solicitar um novo passaporte. Ou melhor, é gratuita. A ARB (Autorização de Retorno ao Brasil) permite o embarque no check-in da cia aérea e a entrada no país sem passaporte desde que você esteja voltando direto pro Brasil num curto espaço de tempo. As nossas ARBs ficaram prontas no mesmo dia mas eu tinha passado no dia anterior para obter as informações e voltei no dia seguinte bem cedo. Já havia fila na porta antes do consulado abrir. Se você tem urgência chegue cedo.

Furto de passaporte no exterior

Desde que você apresente um documento que comprove o furto do passaporte no exterior, sua nacionalidade e a passagem que comprova a data do seu retorno direto ao Brasil.  É preciso também levar uma foto. Em Paris havia uma cabine de fotos instantâneas em muitas estações de metrô.

furto de passaporte no exterior

Novo passaporte emitido no exterior

Se você vai continuar a viagem para outros países ou se tiver que fazer escalas ou conexões para vai precisar emitir um novo passaporte. Vi queno site do Itamaraty tem um formulário online de solicitação de passaporte. depois do preenchimento, com o número de protocolo, tem que fazer o pagamento da taxa ( Na França paga-se nos correios). Depois é agendar um atendimento no Consulado Geral do Brasil. Leve toda documentação e chegue antes do horário marcado. 

Não posso falar em detalhes desse procedimento pois não foi o meu caso (voltei com a ARB). Mas soube que o prazo de um novo passaporte que pode ser superior a 7 dias. E que a taxa cobrada para obter um novo passaporte no exterior é o dobro da taxa no Brasil…

Bom lembrar que o passaporte novo vem sem os vistos…  Dependendo do país, infelizmente será necessário rever o plano de viagem.

Evite o furto de passaporte no exterior

  • Estou até hoje preocupada com o destino de todos os meus documentos. Existe um mercado negro especializado em fraude e comércio de passaportes, e infelizmente as finalidades não são lícitas. Existe uma lista negra da Interpol de passaportes roubados, mas nem sempre é feita a consulta ao sistema no momento da migração. Menos mal que os nossos passaportes já continham mecanismos contra falsificação (troca de foto, por exemplo).
  • Antes de embarcar pra sua próxima viagem, tire uma cópia plastificada do seu passaporte. E guarde o original que deve servir apenas para check-in internacional e migração. É bom manter fotos no celular e deixe cópias dos documentos e cartões de credito no Brasil também. As cópias não substituem o documento original, mas facilitam sua identificação em casos emergenciais.
  • Mesmo no avião é bom guarda-lo na doleira, aquele pochete fininha. Grude no seu corpo junto com seu dinheiro porque hoje se ouve casos de furtos até na classe executiva.

Espero ter ajudado com as informações sobre o que fazer em caso de perda, roubo ou furto de passaporte no exterior. Boa sorte e volte aqui depois para contar como tudo foi resolvido, ok? Assim você vai ajudar também outros viajantes.

Continue lendo:

+ Passeio de bike em Paris à noite

+ Tour gastronômico em Paris

+ Roteiro ao Vale do Loire em 3 dias

+ Qual castelo se hospedar no Vale do Loire?

Boa sorte e boa continuação de viagem.

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *