Além de ser Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 1986, o Parque Nacional do Iguaçu abriga as 275 quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Ganhamos esse título em 2011 num concurso internacional promovido pela Fundação New Seven Wonders. Confira nesse artigo as dicas o que fazer em Foz do Iguaçu.

Parque Nacional do Iguaçu

iguacu-cataratas-passarela-copy

Além das Cataratas, a lista das novas sete maravilhas inclui outros lugares que já passeio como a Floresta Amazônica!, as ilhas de Komodo na Indonésia, onde estive recentemente, o Underground river nas Filipinas, e a Table Mountain na África do Sul.  Além deles a Baía de Halong no Vietnã e a Ilha Jeju na Coreia do Sul, que continuam na minhas lista.

Um pouco da História de Foz do Iguaçu

As Cataratas foram descobertas em 1542 pelo espanhol Cabeza de Vaca quando descia o rio Paraguai de canoa guiado por índios Cainganges. Estava à procura de uma rota para Assunção, ponto estratégico para alcançar o Império Inca. Imagina a cena quando ele se deparou com as cataratas?!? Gritou: “Santa Mariaaaa!” Mas não foi de encanto, e sim de terror, ao avistar o abismo que estava prestes a cair… Entre inúmeros obstáculos enfrentados durante sua viagem, o maior desafio do desbravador foi vencer a forte correnteza que desaguava no precipício e escapar da terrível armadilha do rio! Com ajuda dos índios, muita sorte e habilidade, Cabeza de Vaca conseguiu se livrar da queda e assim entrou para a história!

Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu

O local foi batizado como o nome “Saltos de Santa Maria” por conta de seu célebre grito. Só mais tarde que ganhou seu nome definitivo, Cataratas do Iguaçu, que para os índios guaranis significa “água grande”. É realmente de uma grandiosidade absoluta! Portugueses e espanhóis sempre disputaram esse território, que só foi definido após a independência da Argentina, do Paraguai e do Brasil.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Há muito o que fazer na região. Os principais passeios são:

Macuco Safari

Parque Nacional do Iguaçu

Quando ir à Foz do Iguaçu

No verão faz calor e pode chover, mas em compensação as Cataratas ficam mais cheias. No inverno, as temperaturas são mais baixas, com menor probabilidade de chuvas, mas as Cataratas costumam ficar menos cheias. Quer saber? É tanta água que eu acho que ninguém consegue perceber a diferença.

Eu fui na Primavera e peguei dias lindos de sol, com temperatura amena e muito volume de água. Adorei!

Como chegar à Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu faz fronteira com Argentina e Paraguai, daí o nome Tríplice Fronteira. É o segundo lugar mais visitado do Brasil, depois do Rio de Janeiro, e recebe mais de 1,5 milhão de visitantes por ano, de diversas nacionalidades.

Da região Sul dá para chegar de carro ou ônibus. Do Sudeste a viagem fica longa, dura mais de 24 horas. Bom ficar atento às promoções de passagens aéreas que sempre rolam para Foz! A cidade já conta com um aeroporto internacional e recebe voos diretos do Rio e de São Paulo, entre outras capitais.

Helisul sobrevoo

Parque Nacional do Iguaçu

Quanto tempo ficar

É possível conhecer o Parque num único final de semana mas fica muito corrido. O ideal é passar uns 4 dias para pode optar por vários passeios da lista sugerida acima.

Como se locomover

Fiquei em dúvida se alugava um carro, mas por fim optei pelos táxis locais.

Além de ficar mais barato, o carro alugado exige a burocracia do seguro Carta Verde para cruzar a fronteira da Argentina, que a maioria dos táxis já tem.

Peguei o telefone de um taxista que me levou para todo canto. No final do passeio eu mandava uma mensagem e ele ia me resgatar. Além de mais barato, foi mais cômodo pois não me preocupei com estacionamento e localização.

Muitas agências oferecem o serviço de transfer em carros privados ou van para as principais atrações. Mas acho essa opção muito turística e fica um pouco mais caro do que o taxi.

Seja de carro ou de taxi, para chegar ao Paraguay, é melhor deixar ir a pé! 🙂

Parque Nacional do Iguaçu

Onde ficar em Foz do Iguaçu

A melhor opção de estadia em Foz do Iguaçu é o Belmond Hotel das Cataratas. Contei toda a minha experiência nesse artigo aqui.

Hotel das Cataratas

Veja mais opções aqui e lembre-se de fazer sua reserva usando a caixa do booking deste blog. Você paga o mesmo preço e ajuda o blog a viajar mais.

Gostou do post? Deixa um comentário aqui! 🙂

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *