A Trilha do Poço Preto é um passeio opcional que fica dentro do próprio Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro, conduzido pela empresa Macuco Ecoaventura. No mesmo tour você vai caminhar pelo coração do parque, andar de bicicleta, navegar o Rio Iguaçu e ainda descer o rio num kayak. Todo o passeio dura de três a quatro horas, e é imperdível!

Trilha do Poço Preto

trilha do poço preto foz do iguaçu

Esse é o um dos posts da série Foz do Iguaçu. Você já viu os outros? O primeiro post introdutório é esse aqui. Dá uma olhada e volta, ok?

A Trilha do Poço Preto

Etapa Bicicleta

O passeio começa com uma pequena trilha até o ponto onde vamos pegar as bikes e capacetes. Quem preferir pode ir caminhando ou até mesmo no jipe que acompanha o passeio. Se no meio da pedalada, você quiser deixar a bike e passar para o jipe, sem problemas, deixa a bike ali e continua no jipe.

trilha-do-poco-preto-iguacu-1-2

A trilha é excelente para pedalar, de chão batido de terra e na maior parte plana. Considerei uma trilha leve! Completamos o percurso de 9km em torno de 1:15 h de pedal, contando o tempo das fotos. O guia, que nos acompanhou durante todo passeio, foi contando histórias e curiosidades todo o tempo. Aprendi que se a onça aparecer, você deve ficar parado com as mãos erguidas para o alto. Assim ela vai pensar que você é um urso e vai embora!! kkkk Ai q medo…

trilha do poço preto foz do iguaçu

trilha-do-poco-preto-iguacu-1-5

trilha do poço preto foz do iguaçu

Aproveite a tranquilidade para respirar ar puro da linda mata atlântica, observar as árvores centenárias e plantas exóticas. O Parque Nacional do Iguaçu é lindíssimo! São várias as oportunidades de observar animais silvestres, sem falar na onça ou na jaguatirica que podem surpreender.

Trilha poço preto

Trilha poço preto

Etapa trilha a pé

Ao final da trilha, deixamos as bikes e seguimos outra trilha a pé até a Casa da Mata. Trata-se de um abrigo na árvore de uns 10 metros de altura, de onde podemos ter uma vista panorâmica da floresta e da Lagoa do Jacaré. Viu o Jacaré? Tem no vídeo também!

trilha do poço preto foz do iguaçu
Lagoa do Jacaré

Etapa lancha e kayak

Passamos para um barco a motor para navegar pelo alto do rio Iguaçu. Conhecemos o arquipélago das Taquaras e a Ilha dos Papagaios, onde acontecem revoadas de centenas de papagaios todos os dias. Avistamos alguns jacarés, muitas de borboletas, e diversas espécies de aves.

Nessa etapa descobrimos o motivo do nome da trilha. É que bem no meio do rio tem uma falha geológica que forma um poço muito profundo que torna a água completamente preta. Daí o nome, Trilha do Poço Preto!

Por último, ainda remamos em botes infláveis por quase 2 km. Uma parte tranquila, outra que havia uma certa correnteza… Estava tranquila pois sabia que estava longe das cataratas! Alias, sabe do susto que o descobridor das cataratas levou quando avistou as quedas pela primeira vez? Contei neste post aqui.

trilha do poço preto

Kayak no Rio Iguaçu

Durante o percurso de barco nos ofereceram um lanche com snacks e sucos, além de toalhas depois do passeio de kayak. Desembarcamos no Porto Bananeiras, onde há uma pequena estrutura de banheiros e de onde pegamos o carro elétrico até o ponto de entrada do Macuco Safari (local diferente de onde partimos).

+ sobre a Trilha do Poço Preto

Como falei o passeio é opcional, ou seja, o valor não está incluso na entrada do parque. Para saber o valor atualizado clica aqui para ser direcionado para o site da Macuco Ecoaventura. Mas volta depois, tá?

Para chegar você deve descer logo na primeira parada do ônibus panorâmico do parque, onde vai encontrar um receptivo e pode comprar o seu ingresso. Aproveita para comprar uma ou duas garrafinhas de água também.

Além dessa aventura, sugiro que você aproveite o dia (e o ticket do parque) para fazer tudo que tem de melhor lá – num único dia. Minha sugestão para a sua programação é: inicie o dia com o passeio da Trilha do Poço Preto, depois vá até o Porto Canoas (última parada do ônibus) e almoce. Depois faça as trilhas e as passarelas das cataratas e volte no ônibus do parque até a última  e maior aventura do dia: o Macuco Safari! Como você vai sair todo molhado certamente é melhor deixar esse passeio por último. As três programações são imperdíveis, vale conferir!

Dicas finais: Não esqueça do protetor solar, do repelente, boné e óculos escuros. Use roupas e calçados leves, de preferência tênis.

Quer saber mais sobre Foz do Iguaçu?

Continue lendo:

+ Parque das Aves, vale a pena ir?

+ Hotel das Cataratas, o único dentro do Parque.

+ Explore as Cataratas do Iguaçu

Boa viagem e volte sempre! 🙂

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *