O litoral cearense é lindo, vocês já sabem. Nesse artigo vou contar sobre dois lugares novos que conheci recentemente: Flecheiras e Mundaú, dois pequenos vilarejos no litoral oeste do estado, pertinho um do outro. Ambos pertencem ao município de Trairi e tem belezas diferentes. Bora conferir?

Mundaú

Com muitos coqueirais, dunas e lindas paisagens que vão se modificando de acordo com o vai e vem das marés, Flecheiras e Mundaú tem praias praticamente intocadas. Certamente você vai se encantar com as dunas, as piscinas naturais e o encontro do rio com o mar. Ah e prepare-se para o pôr do sol pois é maravilhoso lá.

por do sol em Mundaú

Como chegar em Flecheiras e Mundaú

Se você está vindo de Fortaleza, vai passar primeiro por Flecheiras que fica a 145 km de Fortaleza, no sentido oeste. De Flecheiras para Mundaú é fácil, são apenas 15km que se percorre em aprox 20 minutos, por uma estradinha à beira-mar.

Flecheiras

A maneira mais fácil de chegar lá é de carro. Usamos o waze para sair de Fortaleza e percorremos o caminho por estradas em boas condições (julho/2021). A dica boa é alugar um carro pela RentCars, uma plataforma que compara preços de diversas locadoras e te oferece as melhores opções. Já usei várias vezes e recomendo. Clique aqui para comparar preços e alugar seu carro com a RentCars.

Melhor época e quanto tempo ficar

Poderia dizer que o Ceará não tem inverno, é sempre verão! A melhor época para se visitar a região é de setembro a dezembro. A temporada de chuvas vai de janeiro a junho.

Mundaú

Recomendo passar três dias para poder curtir as belezas de Flecheiras e Mundaú.

Três dicas boas de onde comer

Primeira dica é a Pizzaria do Nonô que fica na Rua Tomás Gonzaga 22, longe do burburinho do centrinho. As pizzas são famosas, mas o cardápio é amplo, com boas opções de massas caseiras, carnes e frutos do mar. Do mesmo chef Nonô vale experimentar o Sacada Beach, um “restô-bar” badalado em Flecheiras que serve um camarão no abacaxi super recomendado.

Mandarina Playa Flecheiras

Não perca o Mandarina Playa, o bar mais charmoso de Flecheiras, que pertence a um espanhol radicado no Brasil. Servem paella, ceviches, hambúrgueres e carpaccios. Não deixe de conhecer a lojinha ao lado com lindos e coloridos vestidos pra entrar no “mood Flecheiras”.

Se você quer mais dicas do Ceará clica aqui para ver Canoa Quebrada ou Jericoacoara.

O que fazer em Flecheiras e Mundaú

Aproveitar a praia

A programação principal na região é curtir a praia, que na maré baixa forma piscinas naturais. Os arrecifes de Flecheiras ficam praticamente na praia, dá pra chegar caminhando, enquanto os arrecifes de Mundaú ficam mar adentro, só de barco pra chegar até lá.

Piscinas naturais Flecheiras

Praticar esportes

Quem gosta muito de Flecheiras são os kitesurfistas por conta de seus ventos constantes. Se você curte o esporte ou quer experimentar pode entrar em contato com um instrutor para aprender e praticar kitesurf durante a sua viagem.

Passear de buggy

Para conhecer as lagoas, dunas e paisagens dos arredores de Flecheiras, a dica é fazer um dos passeios de buggy. Nossa pousada chamou um dos membros da Associação de bugueiros que nos levou até Mundaú num lindo passeio no final da tarde. De buggy dá pra ir Mundaú, Baleia, Guajirú ou até mesmo Lagoinha, praia que vou contar no próximo artigo.

Flecheiras e Mundaú

Admirar o pôr do sol

Um outro programa imperdível é o pôr do sol. Em Flecheiras é possível ver o pôr do sol da praia ou das dunas que ficam do lado esquerdo do centrinho. Dá pra chegar lá de carro ou quadriciclo. Leve uma garrafa d’agua e outra de vinho para assistir de camarote o astro rei se despedir.

Por do sol em Mundaú

Em Mundaú o melhor point para o pôr do sol é na barra do rio, pertinho das dunas de areia que abrigam dezenas de moinhos de energia eólica.

Onde ficar em Flecheiras

Flecheiras possui diversas opções de hospedagem, pra todos os gostos e bolsos. A maioria se concentra no centro do vilarejo, perto da igrejinha ou à beira mar. Nós ficamos na “Recanto Maria Flor” que é uma pousada bem novinha e bem localizada.

Pousada em Flecheiras

Clique aqui para ver preços, disponibilidade e fazer sua reserva pelo Booking, usando o link do blog. Você paga o mesmo preço e contribui para a manutenção do site. Obrigada!

Espero que tenham gostado das dicas de Flecheiras e Mundaú! Em caso de duvidas, ou se gostou do artigo, deixe um comentário aqui abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *