Entenda aqui quais são as exigências para viajar para Fernando de Noronha depois que a ilha ficou fechada por mais de 6 meses. Nesse artigo vou explicar todos os protocolos e como foi minha experiência na reabertura de Noronha pós covid durante minha estadia de 10 dias na ilha em Out/20.

Sempre bom lembrar que as atividades de turismo em Fernando de Noronha só poderão se manter abertas se os visitantes respeitarem e cumprirem esses protocolos que visam evitar a proliferação da doença na ilha.

Reabertura de Noronha pós covid

A reabertura de Noronha de fato aconteceu em setembro, mas era restrito às pessoas que já tinham sido contaminadas com o Covid-19 e se curaram. Em 10 de Outubro passou a valer um segundo protocolo que ampliou a reabertura ao turismo com a permissão de entrada a todas as pessoas desde que cumpridas certas exigências que vocês entenderão em detalhe nesse artigo.

Esse protocolo foi elaborado para garantir a segurança não só dos moradores, mas também dos próprios viajantes. Todos os esforços visam evitar a circulação do vírus na ilha. Por favor coopere!

Exigências para entrar em Noronha

Além das exigências normais de pagamento da TPA (taxa de preservação ambiental) passou a ser obrigatório:

  1. a realização de testes RT-PCR (coleta de material na garganta e no nariz) para eventual detecção do Coronavírus na entrada e na saída da ilha.
  2. a concordância de um termo de compromisso comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Noronha.
  3. o download e uso do aplicativo Dycovid que rastreia, identifica e avisa contatos de risco entre os visitantes.

Sobre o teste Covid RT-PCR

O teste que precisa ser feito é o RT PCR que é considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”. Não adianta apresentar a sorologia IgG ou IgM que é mais indicado para auxiliar a identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus.

Importantíssimo saber que o primeiro teste para Covid-19 deverá ser realizado um dia antes da viagem ou no próprio dia de embarque. Embora eu more no Rio, fiz meu teste em Recife durante a conexão do voo por dois motivos: o primeiro porque viajei em 13/10 e no dia anterior era feriado, não havia um único laboratório aberto para a realização do RT PCR. Como o voo saía do Rio de Janeiro muito cedo também era impossível realizar no próprio dia.

Reabertura de Noronha pós Covid

O segundo motivo pelo qual me interessei em fazer em Recife é que o laboratório que eu fiz entregava o resultado do teste no mesmo dia, desde que eu o realizasse antes das 11h da manhã. Pra mim foi perfeito porque cheguei na ilha com o resultado já no meu whatsapp e não precisei passar por nenhuma quarentena.

A indicação do laboratório em Recife veio da Valentina, gerente da Pousada Luar da Ilha onde me hospedei. Ela me ajudou muito, tirando dúvidas e com boas indicações. Como fui logo no início da reabertura de Noronha pós covid ainda havia muitas dúvidas com relação aos protocolos. Obrigada Valentina!

Reabertura de Noronha pós Covid

Laboratório onde realizei meu exame

O laboratório onde fiz o exame foi o HLA que fica na rua Gonçalves Maia 113, Soledade, aprox 30 minutos de carro do aeroporto de Recife. O telefone do laboratório é (81) 3421.3387 e o valor do teste foi R$ 320,00.

Agendei o exame com antecedência e, como minha conexão durava um pouco mais 3 horas, consegui sair do aeroporto tranquilamente, chegar antes das 11h da manhã que garantia o resultado no mesmo dia, realizar o teste e ainda voltar para o aeroporto em tempo do segundo voo Recife x Noronha. Ufa! Foi corrido mas deu tudo certo!

Protocolo na chegada

Ao chegar na Ilha a primeira triagem é justamente a de entrega dos exames. Todos as pessoas devem apresentar o resultado negativo do exame RT-PCR, realizado no dia anterior ao embarque ou no mesmo dia da viagem. Estando tudo ok você recebe um cartão “liberado” e pode seguir para a apresentação da TPA paga (taxa de proteção ambiental) e depois pegar sua bagagem.

+ Não deixe de conferir os demais artigos sobre Noronha.

Reabertura de Noronha pós Covid

Caso o seu resultado não saia a tempo, você precisará ficar em quarentena na pousada até receber o resultado do teste e receberá uma pulseirinha que o identifica. Essa pulseira só pode ser retirada pelo pessoal de vigilância da saúde de Noronha.

Mais informações podem ser obtidas nesse site aqui.

Protocolo durante a estadia e na saída

Na saída da ilha o mesmo exame precisa ser repetido antes do embarque. Esse exame da saída é realizado pela equipe de saúde da ilha e custeado pelo Governo do Estado de Pernambuco. Caso você fique mais de cinco dias, precisará fazer o exame no quinto dia da viagem, no Posto de Saúde ou no aeroporto. Na entrada você receberá orientação da data e local.

Uma tenda para atender os visitantes com estrutura sanitária para a realização dos exames foi montada na área externa do Aeroporto de Fernando de Noronha.

Se o seu teste der positivo, você não será impedido de deixar a ilha, porém, o teste é considerado importante para que as pessoas que tiveram contato com ele sejam identificadas.

Aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing

Outra exigência feita aos visitantes na reabertura de Noronha pós COVID é que baixem o aplicativo Dycovid – Dynamic Contact Tracing. Esse app rastreia casos positivos de covid-19 e alerta os usuários sobre o risco de contaminação através da funcionalidade “Contact Tracing” que usa o GPS e Bluetooth para localizar potenciais contatos de risco entre os visitantes.

O aplicativo Dycovid pode analisar o histórico de um período de até 14 dias antes do resultado do teste de uma pessoa contaminada dar positivo. Dessa forma, as pessoas que tiveram contato com o contaminado serão notificadas do risco que é classificado conforme o tempo de exposição e a proximidade.

E quem já contraiu o COVID-19?

Aqueles que já tiveram o COVID devem realizar e enviar o RT PCR com mais de 20 dias ou exame sorológico quantitativo de IgG com menos de 90 dias. Também devem baixar o aplicativo Dycovid e utilizá-lo durante todo o período de estadia na ilha. Por fim devem aceitar um termo de compromisso antes do embarque, comprometendo-se a cumprir o protocolo e as orientações da Vigilância em Noronha. O termo está disponível no processo de pagamento da TPA online.

Máscara e álcool Gel

Todos os demais protocolos já amplamente divulgados como o uso das máscaras em locais publicos e a frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70 por cento também se aplicam à reabertura de Noronha pós COVID. Não se exige uso de máscaras na praia ou nos restaurantes durante as refeições.

É preciso que todos cumpram e, mais que isso, sejam fiscais dos protocolos, para que a ilha possa permanecer aberta para todos. Se você tem qualquer dúvida com relação à reabertura de Noronha pós Covid, deixe seu comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar.

Quer mais dicas sobre Noronha?

+ Roteiro das mais lindas praias de Noronha

+ Onde ficar em Noronha

+ Dicas para planejar sua viagem à ilha mais linda do Brasil

+ Scuba diving em Noronha

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *