Esse passeio é para quem tá afim de uma aventura off road 4×4 em Ushuaia. Prepare-se para adrenalina, muita lama, buracos e paisagens incríveis por rotas alternativas até os dois principais lagos de Ushuaia: o Lago Escondido e o Lago Fagnano. Além do off road, nosso passeio ainda incluiu um picada argentina (churrascada) com vinho a vontade! Pode crer, se você curte esse tipo de passeio, sua diversão está garantida!

Fechamos o roteiro de 5 dias nas Tierras del Fuego com chave de ouro. Foi uma excelente escolha encerrar com esse passeio que contratamos a agência “Brasileiros em Ushuaia” que é especializada em turismo para brasileiros. Aliás todos os nossos passeios fechamos com eles.

Saímos em duas caminhonetes Toyota SW4 novinhas e pintadas com a logo do Ushuaia Safari. Nosso guia e motorista Diego era superlegal e comunicativo, colocava música alta e boa que animava ainda mais a nossa aventura. Foram aproximadamente 7 horas de passeio. Eles no pegaram no hotel às 15h e retornamos ao hotel por volta das 22h.

Mirador del Valle Carbajal

A aventura começou na Ruta 3, a famosa estrada que liga em mais de 3mil km Buenos Aires ao Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia. Nossa primeira parada foi no Mirador del Valle Carbajal que é uma depressão de 20km de extensão, de origem glacial por onde corre o Rio Olivia, o maior leito dos rios próximos a Ushuaia.

O Valle Carbajal foi descoberto há mais de 20 mil anos, após o degelo dos glaciares que o circundavam. Um lugar que ganhou mais destaque pois lá foram rodadas cenas do filme “O Regresso” com Leonardo Di Caprio.

Paso Garibaldi e Lago escondido

Percorremos mais alguns km ainda na Ruta 3, encantados com as paisagens espetaculares da Cordilheira dos Andes. Chegamos ao Mirador del Paso Garibaldi, o ponto mais alto da Ruta 3 e um dos cartões postais de Ushuaia com vista para os lagos Escondido e Fagnano. O lago Escondido tem esse nome porque normalmente fica encoberto de neblina, por conta da pressão atmosférica. Paisagens de tirar o fôlego.

Mais uns Km paramos às margens do Lago escondido onde algumas pessoas estavam organizando uma saída de kayaks pelo lago. Foi super legal pois encontramos um grupo de brasileiros que havíamos conhecido no Trekking do Glacial Vinciguerra.

Off road 4×4 Ushuaia

Logo depois entramos na floresta fueguina por caminhos acessíveis apenas por veículos 4×4 que nos levaram até Lago Fagnano. Era uma rota alternativa, terreno super acidentado, cheia de subidas, descidas, lama e pedras. Entre atoleiros, solavancos e escorregadas, salvaram-se todos! Sim, porque essa emoção já era aguardada né… Quem contrata um off road 4×4 em Ushuaia querendo coisa diferente?!

Em meio ao bosque de Lengas avistamos centenas de árvores tombadas, algumas pela ação da natureza, outras pelos milhares de castores existentes na ilha. Eles fazem verdadeiros estragos pela floresta. Os castores não são animais típicos de Ushuaia, foram trazidos para a região há anos atrás, vindos do Canadá e do Alaska. Como não há predadores para eles na Patagônia Argentina, eles se multiplicaram. Roem as arvores para construir castoreiras e diques para fazer um esconderijo.

O ponto final da nossa aventura foi às margens do Lago Fagnano, com 117 Km de comprimento, é o terceiro maior lago da Argentina e o 5º. maior da América do Sul. Paisagem lindíssima no final da tarde com o lago e as montanhas nevadas ao fundo.

+ Quer saber mais sobre a Patagônia Argentina e Chilena? Clique aqui!

Fogueira, churrasco e vinho

De frente para o Lago Fagnano e no meio do bosque avermelhado pelas cores do outono estava nossa cabana. Enquanto as meninas tiravam fotos ao entardecer, os meninos trataram de acender a fogueira, afinal ao cair da noite a temperatura já batia a casa de cinco graus.

Com a fogueira acesa, foi a vez deles prepararem o churrasco. Começamos com as entradinhas e petiscos como queijos e salames da região, acompanhados de vinhos e outras bebidas à vontade. Logo depois foi servido um churrasco com cortes de carnes argentinas, acompanhados por legumes assados na brasa.

+ Clique aqui para ver o trekking ao Glaciar Vinciguerra

E tome de vinho e muitas conversas e histórias divertidas à frente da fogueira. Até uma pequena raposa apareceu para nos encantar ainda mais.

Por volta das 21hs juntamos tudo e começamos o caminho de volta até chegar à Rura 3 novamente. Ali, num grupo que já vinha entrosado, rolou uma verdadeira discoteca com música animada e luzes no fim do carro. Foi muito divertido, não poderíamos ter escolhido programa melhor para fechar nosso roteiro em Ushuaia.

Espero que tenham curtido minhas dicas de passeios em Ushuaia. Se tiver qualquer duvida, deixe um comentário abaixo que terei prazer em responder.

+ Continue lendo sobre nosso roteiro completo em Ushuaia.

Obrigada pela visita, boa viagem e volte sempre.

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

  1. Um dos melhores passeios do Ushuaia! O fim de tarde no Lago Fabiano é imperdível e a aventura e diversão são garantidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *