El Nido fica no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas, de frente para o arquipélago de Bacuit, composto por 45 ilhas e ilhotas, com formações geológicas lindíssimas. Suas rochas e falésias calcárias são parecidas com o que o que vi na Tailândia, em Railay beach (Krabi) e Koh Phi Phi, mas “acho” que gostei mais de El Nido… Sei lá… Dificil, né! Confira nesse artigo todas as dicas de El Nido, um dos lugares mais lindos do mundo!

A pequena vila de El Nido de frente para o arquipélago mais lindo do mundo!

A pequena vila de El Nido de frente para o arquipélago mais lindo do mundo!

Quando ir à El Nido

O clima é quente o ano inteiro, mas a época com menos chuvas vai de dezembro a abril. Eu fui em Janeiro, e peguei só dias ensolarados… O fato é que sua viagem às Filipinas deve ser bem planejada porque o país está localizado bem no meio do círculo de fogo do pacifico que é uma região com bastante propensão a acidentes naturais. Além dos tufões, tempestades tropicais e terremotos são frequentes. Mesmo na época ideal eles acontecem, mas o país está preparado e normalmente não há catástrofes de grande porte. Não deixe de ir e anote essas dicas de El Nido.

Quanto tempo ficar em El Nido

Eu fiquei 6 noites em El Nido e poderia ter ficado mais… Já previa ser o lugar mais fantástico, e foi! Fiz 2 videos só de El Nido! Já viu? Em médias as pessoas ficam 3 a 4 dias. O mínimo é fazer os tours A e C ( 1 dia para cada ) e mais um dia para ir as praias de Nacpan, Coron Coron e Las Cabañas. Mas garanto que há muito mais o que fazer por lá …  Portanto dedicarei um capítulo inteiro ao tema “O que fazer em El Nido”, complementando as minhas dicas de El Nido.

No Tour A peça a opção com Kayak!

No Tour A peça a opção com Kayak!

Como Chegar em El Nido

Você pode chegar a El Nido pelo ar, pela terra ou pelo mar. Se seu ponto de partida for Manila, você pode voar até Porto Princesa, a maior cidade da ilha Palawan, e de lá pegar uma van ou ônibus. Ou voar direto de Manila para El Nido (pela cia aérea ITI). Abaixo detalho mais dicas de El Nido e as opção de transporte:

Via aérea

Um voo direto de Manila para El Nido você pode reservar com a ART CAFE TRAVEL CENTER, que é a melhor e mais confiável agência de viagem em El Nido. Foi com eles que também fechei todos os meus passeios (tudo direto pela internet e pagamento antecipado por paypal, daqui do Brasil). Aqui está o site deles e o e-mail é flights@elnidoboutiqueandartcafe.com. Existem 2 voos diários que atendem em sua maioria aos hospedes dos resorts bacanudos das ilhas de El Nido. Apesar de eu não ter ficado em nenhum deles, optei por chegar à El Nido de avião para evitar o perrengue da viagem de carro e para economizar tempo dos meus preciosos dias de férias. Paguei Php 13.500 (aprox. R$ 1.100) para ida e volta – mas achei que valeu a pena – e estes preços foram em época de alta (inicio de Janeiro). Continue lendo as dicas de El Nido.

Esse é a vista da despedida... Eu estava chorando!

Esse é a vista da despedida… Eu estava chorando!

O hangar da ITI ( Island Transvoyager Inc ) fica no próprio aeroporto internacional de Ninoy Aquino, mas numa área afastada dos terminais dos voos regulares. Obtive a direção facilmente perguntando para um segurança no aeroporto, no entanto demorou um pouco para chegar porque é do outro lado, e dependendo da hora, o transito é infernal. Reserve pelo menos 1 hora para ter segurança de chegar tranquilamente no local antes do horário de check-in. Chegando antes você pode aproveitar as mordomias da área VIP da ITI, extensiva a todos os passageiros. Suquinhos, chás e comidinhas à sua disposição. Mas não espere serviço de bordo.

Olha a graça da recepção ao chegar em El Nido!

Olha a graça da recepção ao chegar em El Nido!

Planeje a compra do seu ticket com antecedência pois os lugares são limitados. O avião é um turbo hélice com capacidade para apenas 30 passageiros. E olha que lindo é o “boarding pass” deles… Uma plaquinha de madeira! Você recebe no check-in e entrega quando estiver sentado no avião. Super ecológico!

El-Nido-airport-boarding-pass

Chegando em El Nido, se estiver num resort o seu hotel estará lhe esperando no aeroporto. Mas se você estiver em B&B como eu, pegue um dos tuktuks ou tricycle para a vila. É o principal meio de transporte na ilha, muito divertido!

Via terrestre

Um amigo recomendou ir de ônibus ao invés da van, porque a van não tem lugar marcado, é aquele esquema… todo mundo encaixadinho. Numa viagem de 6 a 7 horas, com 240 km de estradas pela frente, parece que é bem desconfortável. A linha de ônibus RORO BUS é a melhor porque reserva o assento pra você. Pelas informações que obtive é fácil contratar o serviço de van para El Nido no próprio aeroporto de Puerto Princesa (e vice-versa). Você pode contratar a van compartilhada ou exclusiva.

O transporte mais popular é o Jeepney, um jeep característico da influência militar dos EUA durante a primeira guerra.

O transporte mais popular é o Jeepney, um jeep característico da influência militar dos EUA durante a primeira guerra.

Mas a grande maioria das pessoas que conheci estavam arrependidas por não ter optado pelo avião… A vantagem de passar por Porto Princesa é poder ir ao Underground river, uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Todo mundo fala que é incrível, mas tem muito morcego ali…. E por isso, e pela vontade de voar direto para El Nido, pulei essa parte. + dicas de El Nido: use o banheiro antes de iniciar a viagem e leve bebidas/lanche. Parece que a van e o ônibus param uma única vez só, e em lugares “suspeitos”.

Via marítima

Se você estiver em Coron, pode pegar um barco para El Nido ( e vice-versa ) que demorará umas 8 horas em mar aberto. Não posso falar muito pois não fui à Coron por falta de tempo… Mas dizem que é lindo, tão quanto El Nido. A mesma ITI faz um voo de Manila para Coron, e de lá você consegue barco facilmente para El Nido.

El-Nido-Tour-A

Onde ficar em El Nido

Como falei tem os resorts nas ilhas, mas como estava sozinha, optei por ficar no centro da vila, que é bem rustica. Poderia compará-la com a vila do Abrãao na Ilha Grande. Os hotéis no centrinho são bastante simples, com preços acessíveis. Não vi nenhum super hotel ali. Fiquei num Bed & Breakfast bem honesto chamado “Pura Vida”. A localização era excelente, bem perto do Art Café. O diferencial era a vista, de frente para o mar, tinha até uma varandinha. Olha só… Aqui está o link do Pura Vida.

E aí, anotando as dicas de El Nido?

Vista do meu quarto no hostel "Pura Vida". Pura Vida mesmo!

Vista do meu quarto no hostel “Pura Vida”. Pura Vida mesmo!

A cidade se resume em poucas ruas e travessas. Mas vi vantagem em estar no centro, perto dos restaurantes e da praia principal de onde saem os tours (explico isso num próximo post). Se você quer luxo, deve procurar os resorts nas ilhas. Olha esse link aqui… De cair o queixo, né? Mas não se preocupe, mesmo ficando em opções econômicas seu queixo vai cair quando passar o dia inteiro passeando de barco pelo arquipélago de Bacuit.

Reservei eu hotel pelo booking.com, paguei 50% adiantado pelo Paypal e 50% em cash lá. Eu normalmente saio com tudo agendado porque o tempo é contado demais para perder tempo procurando lugar para ficar. Mas é o que mais tem por lá. Os hostels colocam uma plaquetinha na porta informando a disponibilidade. Observei que o preço é bem melhor se contratado localmente… Então se você tem tempo, pode reservar daqui a primeira noite e arrumar um lugar lá pra ficar. Tem muita opção.

Up grade de hotel?

Se você preferir um upgrade, fora do centro, pense em ficar nas praias ao lado como Coron Coron ou Las Cabanas, a 10 a 15 minutos de tuktuk do centro. Essas praias são bem melhores do que a do centro, bem como as opções de hotéis. E o por do sol… Incrível! Fique atento as pegadinhas. Parece que tem muita pousada pequena que não tem banho quente! Ou você tem que pagar uma taxa extra… Outra coisa é a luz. Faltou por 2 noites seguidas e parece que é normal desligarem por racionamento. Minha dica é carregar as baterias logo quando chegar dos tours para garantir as fotos do dia seguinte!

Onde comer e beber

No centro há vários bares e restaurantes de frente para o mar. A balada mais animada acontece no Pukka´s Bar que é um bar de reggae, com música ao vivo todas as noites. É o point, e vive cheio! A cerveja local é a Red Horse ( mais forte ) ou a San Miguel, que custam em média 45 pesos, mas nas baladas pode chegar de 70 a 80 pesos. O rum é tambem uma bebida popular por lá. Tem um outro bar, também movimentado, chamado Hookah, mas eu preferi o Pukka´s!!

Toda noite a animação bomba neste bar! Pukka's bar!

Toda noite a animação bomba neste bar! Pukka’s bar!

Para comer adorei o Mezzanine, o Art Café ( ambos bem próximos ) e os italianos Little Italy e Tratoria Atrové ( a fila é grande lá, mas vale a pena… ). E para ver o pôr do sol não há lugar melhor do que o Republica Sunset Bar – depois que descobri este bar voltei lá todos os dias! Anote essas dicas de El Nido.

Era assim todo dia... Sem filtros!

Era assim todo dia… Sem filtros!

Fora isso tem aos montes os restaurantes asiáticos, com preços mais baratos do que os ocidentalizados e mais natural também. Muito peixe, salada e arroz! Você pode escolher seu peixe grelhado ou frito. Opções não faltam por lá!

Instagram

Últimas dicas de El Nido

  • Não há caixa eletrônico em El Nido, mas você pode levar dólares e trocar lá facilmente. Nem todo lugar aceita cartão.
  • Não vi nenhum aspecto que me preocupasse com a segurança, mesmo caminhando a noite sozinha pela cidade.
  • Apesar de eles terem o idioma próprio (tagalog) todo mundo fala inglês.
  • Use e abuse dos tuk-tuks para transporte.
  • Não esqueça de levar o certificado de vacinação internacional da Anvisa com a anotação da febre amarela. A vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem, e você deve obter depois o certificado da Anvisa (o papel do posto de saúde não vale).
  • A infraestrutura é boa, cheia de restaurantes, lojinhas, farmácias, hotéis, pousadas, lojas de mergulho e uma infinidade de agências de turismo para marcar seus passeios.
  • Quem vai sozinho, como eu, consegue fazer amizade facilmente!!
  • O preço da passagem aérea do Brasil para lá é alto, mas o custo local é baixo ( comida, passeios, hospedagem ).

Não deixem de colocar El Nido na sua prioridade de viagens. É muitíssimo lindo!

Continue lendo:

+ Meu roteiro pelas Filipinas

+ Visite Sumilon, uma linda ilha nas Filipinas

+ Boracay e White beach, a ilha mais badalada

+ Explore Bohol, a ilha verde das Filipinas

+ Nadando com Tubarão Baleia nas Filipinas 

Anotaram as dicas de El Nido? Grande beijo e uma ótima viagem!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

4 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *