O Pantanal, localizado no centro da América do Sul é a maior planície alagável do planeta. A área cobre mais de 210 mil km². Já foi eleita Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO e a National Geographic chamou de “O segredo mais bem guardado do Brasil”. Tive o prazer de conhecer essa região que me encantou muitíssimo. Nesse artigo conto minhas dicas do Pantanal para você (como chegar, onde ficar, quando ir, etc). Bora conferir?

Dicas do Pantanal

O Pantanal é considerado um dos melhores lugares do mundo para observação da vida selvagem. A biodiversidade de lá é incomparável. Avistei pássaros lindíssimos, tamanduás, raposas, capivaras, macacos, lontras, peixes, cobras, jacarés e, em especial, me encantei com o encontro com a onça-pintada.

Pássaros do pantanal

Não é para menos, a região é habitat de mais de 830 espécies de aves, 160 mamíferos, 120 répteis e mais de 10.000 plantas, sendo 44% delas endêmicas. A vegetação é o cerrado, considerada a mais rica savana do mundo. Outra curiosidade interessante é que a maioria dos grandes rios do Brasil nascem na região do Pantanal. Sabia disso? Bom, já deu para entender sua grandiosidade, né? Vamos então às dicas do Pantanal.

animais do pantanal

Como chegar no Pantanal

O Pantanal é dividido entre Pantanal norte e sul, cortado pelo território do Mato Grosso e do Mato Grosso do sul. Nesse artigo eu conto sobre o Pantanal Norte, que está localizado a apenas 2 horas ao sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

por do sol transpantaneira

O tempo de viagem do aeroporto até a Pousada Araras Eco Lodge, onde me hospedei, é em torno de 2h30, sendo 100km de estrada asfaltada até Poconé e mais 33km pela Estrada Parque – Transpantaneira (maravilhosa!). Conto dela no próximo artigo. Ah, importante, quando passar por Poconé, não esquece de encher o tanque, pois dali em diante não tem postos de gasolina.

transpantaneira

Quando ir ao Pantanal

Com clima tropical, o Pantanal tem basicamente duas estações: a estação das chuvas que vai de outubro a abril e a estação seca, que vai do final de maio a setembro.

jacarés do pantanal

A melhor época para visitar o Pantanal é no início da estação seca, nos meses de junho e julho. Nesses meses a vegetação ainda está verde, e o céu está limpo e claro. Outra vantagem é que você tem a chance de ver mais animais, já que eles vão para as margens dos rios à procura da água. Eu fui no final de Julho e estava ótimo.

aves do pantanal

No final da seca os rios e lagos diminuem muito o volume, o céu fica meio esfumaçado, devido aos incêndios e poeira, e a vegetação fica amarelada pela falta de água. Evite o verão quando fica tudo alagado. Não dá para passear pelos campos e a Transpantaneira fica intransitável.

Quantos dias ficar

Minha sugestão são 5 dias, período que dá para fazer uma boa imersão no Pantanal. Menos que isso não dá muito para aproveitar.

passarinho

Nesse período é possível fazer vários passeios de exploração, inclusive o passeio para ver a onça em Porto Jofre. Se você ficar menos tempo vai perder a cereja do bolo.

O que fazer no Pantanal

Como parte das dicas do Pantanal, escrevi um artigo inteiro contando tudo que pode ser feito por lá. Inclusive o passeio para ver a onça-pintada!

Clica aqui para direcionado para esse artigo e deixe um comentário para mim aqui no blog se gostar do artigo, ok?

pousada araras eco lodge
onça pintada pantanal

Onde ficar no Pantanal

Ao longo da Transpantaneira existem várias opções de hospedagem com foco em ecoturismo. Eu escolhi a Pousada Araras Eco Lodge, que faz parte da associação brasileira Roteiros de Charme. A pousada é reconhecida como a melhor da região. Com decoração rústico-chique, eles oferecem serviço de alto padrão com culinária pantaneira, que é uma delícia.

pousada araras eco lodge

Ao redor de toda a propriedade existem passarelas que chegam a mirantes pra observação das aves. De lá é lindo ver o pôr do sol!

pousada araras eco lodge

A pousada funciona em regime de pensão completa com diárias que incluem o café da manhã, almoço, lanche e jantar, além dos passeios. São oferecidas de 2 a 3 atividades diárias de acordo com a programação da pousada.

pousada araras eco lodge
Reserve seu hotel

Você é acompanhado sempre por um guia experiente, que lhe dará todas as informações necessárias sobre o local e os animais. Não só para sua informação, mas também pela sua segurança já que os animais são selvagens. Todos os guias falam o inglês também, porque os estrangeiros são os turistas em grande maioria.

pousada araras eco lodge

Para reservar a Pousada Araras Eco Lodge clique aqui. Lembre-se de sempre reservar seus hotéis (e outros serviços) aqui pelo blog. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site e de mais conteúdos de viagem inteiramente grátis para vocês.

Reserve seu hotel

Últimas dicas do Pantanal

Não se esqueça de levar o protetor solar, óculos de sol e repelente. Use roupas leves que também vão proteger o seu corpo dos mosquitos. Leve um casaco porque à noite a temperatura costuma cair. Leve uma mochila para carregar seu equipamento, pois há muitas trilhas dentro do Pantanal. Não se esqueça de uma lente com zoom, porque a maioria dos animais você não pode chegar perto.

pôr do sol pantanal

Espero que vocês tenham curtido as dicas do Pantanal, “o segredo mais bem guardado do Brasil”. Caso tenham qualquer duvida deixe um comentário aqui abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *