Cercada pela terceira maior barreira de coral do mundo, Turks e Caicos se espalham em 40 ilhas de praias paradisíacas, com areias brancas e as águas mais azuis que se possa imaginar. Com clima tropical e trezentos e vinte dias de sol, o arquipélago é cheio de coisas pra fazer e hotéis luxuosos. Continue lendo para ver todas as dicas de Turks e Caicos.

Dicas Turks e Caicos
Dicas Turks e Caicos

Turks e Caicos ainda é um destino ainda pouco conhecido no Brasil, mas é superpremiado pelo mundo. Já ganhou diversas vezes o World Travel Awards, o Oscar do Turismo, sendo eleito o melhor destino de praia do Caribe, também o mais romântico, o melhor destino de praia do mundo, e uma de suas praias, Grace Bay, já levou diversas vezes o título de melhor praia do mundo. Já deu pra ver que o destino é top né?

Dicas Turks e Caicos

Onde fica Turks e Caicos

As ilhas Turks & Caicos estão situadas na divisa do mar do Caribe com o Oceano Atlântico, a sudeste das Bahamas e ao norte do Haiti. Estão por perto também Porto Rico, Cuba e Miami que fica a 1 mil Km de distância.

Dicas Turks e Caicos

Suas 40 ilhas estão divididas em dois grupos, as Turks e as Caicos, obviamente. Somente nove são habitadas. Vivem lá aproximadamente 40 mil pessoas, a maioria delas em Providenciales, a principal ilha do grupo Caicos. A capital é Cockburn Town, que fica em outra ilha, Grand Turk, do grupo “Turks”, lugar onde param os cruzeiros. As outras ilhas importantes são North Caicos, Midldle Caicos, East e South Caicos.

Dicas Turks e Caicos

As ilhas ficam em um planalto subaquático que se eleva a mais de 3 mil metros acima do fundo do oceano. As bordas dessa plataforma são alinhadas pela terceira maior barreira de coral do mundo.

Dicas Turks e Caicos

Uma curiosidade: Apesar da sua autonomia ter sido autorizada nas eleições de 2012, as ilhas continuam a ser consideradas Território Ultramarino Britânico.

Como chegar em Turks e Caicos

O principal aeroporto está localizado na ilha Providenciales e recebe voos diários de cias aéreas como American Airlines, United Airlines, Delta e Inter Caribbean. Além desse, ainda existem outros aeroportos em Grand Turk e alguns privados que recebem aviões particulares dos milionários e celebridades que visitam frequentemente Turks & Caicos. Fique atento quando comprar sua passagem, para que o aeroporto seja na ilha que você vai se hospedar. Ah, e se possível escolha um lugar na janela do avião pra você apreciar o azul lá de cima.

Não há voos diretos saindo do Brasil, a melhor forma é via Miami. Sendo essa a sua opção, lembre-se que você precisará de visto americano válido mesmo pra fazer uma simples conexão nos Estados Unidos. Além de seguir todas as regras de entrada do país, inclusive comprovantes de vacina e teste de Covid negativo (antes de viajar, confira as regras atualizadas).

Para entrar em Turks e Caicos não é preciso de visto, mas precisa de um autorização previa feita pela internet, seguro-viagem, comprovante de vacina e teste negativo de covid, além do passaporte válido até o fim de sua viagem. Podem te pedir para apresentar a passagem de volta e reserva de um hotel na ilha. Veja mais informações de entrada em TCI nesse site aqui.

Melhor época para ir

Com clima tropical, a ilha é quente o ano todo, com temperatura entre 23ºC a 31ºC. Os meses mais secos são entre Janeiro e Maio. A alta temporada vai de dezembro a março. Eu fui em Fevereiro e peguei dias lindos, ensolarados e com temperatura agradável na casa dos 25 graus – no ar e no mar.

Fonte: site www.visittci.com

Evite apenas os períodos em que há risco de furacão, de agosto a outubro. Chove muito pouco por lá, veja no mapa com dicas de Turks e Caicos que, junto com Anguila, a ilha tem a menor quantidade de dias chuvosos em todo o Caribe. 😉

O que fazer em Turks e Caicos

Há muito o que fazer em Turks and Caicos: aposte em diversão para família e romantismo para casais. Tudo gira ao redor das praias espetaculares, um destino incrível para esportes aquáticos, incluindo mergulho e snorkeling, kitesurf, wakeboard, kayak, parapente, windsurf e vela.

Dicas Turks e Caicos

+ Veja nesse outro artigo todas as dicas de o que fazer em Turks e Caicos.

Dicas Turks e Caicos

Onde ficar em Turks e Caicos

Providenciales, carinhosamente chamada de “Provo”, é a ilha mais procurada para hospedagem por conta da melhor infraestrutura em hotéis, restaurantes, bares, passeios e lojas. Providenciales tem até cassino. A melhor área para ficar é em torno de Grace Bay.

Dicas Turks e Caicos

Turks & Caicos é um destino de resorts e hotéis com preços salgados. Eu optei por ficar num Airbnb e aluguei um carro para circular. Minha hospedagem ficava perto da Praia de Blue Hills.

Se você procura por resorts de frente para o mar, existem muitas opções. Veja o Seven Stars, o Grace Bay Club ou Point Grace. A maioria das acomodações são quase como apartamentos com sala de estar, quartos e cozinha.

Onde ficar em Turks e Caicos
Onde ficar em Turks e Caicos

Agora se você quer privacidade e sossego pode optar por ficar nas Ilhas de Parrot Cay e South Caicos em opções de luxo com villas e praias privativas. Outra boa dica de luxo é o Amanyara onde a Claudia Liechavicius ficou e conta nesse post.

Dicas Turks e Caicos

Eu, particularmente, não gosto de grandes resorts. Prefiro uma hospedagem mais intimista e com atendimento personalizado. Achei uma opção que curti enquanto estava lá e nao me parece figurar nas listas dos mais caros. É o Sibonné Beach Hotel. Inclusive ao seu lado tem um estacionamento público que dá para Grace Bay e o seu restaurante é aberto para não hóspedes.

Curtindo minhas dicas de Turks e Caicos? Se tiver qualquer duvida deixe um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Como se locomover

A ilha de Providenciales não é grande, tem extensão de aprox 40 km. Optei por alugar um carro pois o meu Airbnb era afastado da área de Grace Bay onde quase tudo acontece. Além disso, os taxis lá são um absurdo de caro. Pra você ter ideia o trajeto do aeroporto para o hotel custa em torno de 100 dólares. Aluguei na RentCars (clique aqui) um carro compacto, automático por 8 dias e paguei 500 usd.

Com ele tive flexibilidade para passear bastante pela Ilha. Mas lembre-se que, como território britânico, a mão de direção é inglesa. As avenidas são largas e bem-sinalizadas. Já tinha dirigido na mão esquerda em outros países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Malta. Mas sabe que foi mais facil em TC?! Porque peguei um carro com a direção do lado “certo” (quer dizer, do lado que estamos acostumados), embora tivesse que dirigir na mão contrária. É que muitos carros vem dos EUA, que facilita bastante.

Entre as ilhas existe um serviço regular de ferry que conecta Providenciales a North Caicos e Middle Caicos. Explico melhor no artigo seguinte. Para visitar South Caicos, Grand Turk e Salt Cay é preciso fazer um voo rapidinho em avião com a Caicos Express.

Dicas Turks e Caicos

Onde comer em Providenciales

Frutos do mar é o destaque da gastronomia local, especialmente as famosas conchs, iguaria que domina os cardápios da Ilha. Espere encontrar todo tipo de prato preparado com esse caramujo do mar: saladas, ceviche, conch frito e até sopa. Segue minha listinha de lugares bacanas que conheci por lá:

The Deck: Fica de frente pro mar dentro do Seven Stars Resort. Serve pratos mais leves, bom para o almoço ou final de tarde.

Bay Bistrô: É o restaurante do Sibonné Beach Hotel. Organizam jantares à luz de velas à noite. Almocei ali com uma linda vista, comi Tacos recheados de Conch e bebi um delicioso Mango Mojito com gengibre.

Onde comer em Turks e Caicos

Somewhere Café & Lounge: oferece culinária Tex-Mex, bom pra café da manhã, almoço e jantar. Fica de frente para o Bight Reef, com uma vista espetacular para um drink no final do dia.

Onde comer em Turks e Caicos

Bugaloo’s Conch Crawl: Tem duas unidades, um em Five Cays e outro em Grace Bay. Ótima culinária, serve lagostas e Conch (diga konk). Comi um delicioso wrap de ovos com bacon na unidade de Grace Bay.

Onde comer em Turks e Caicos

De Conch Shack: Fica na praia de Blue Hills e o prato principal é o Conch. Na praia muitas conchas e artesanatos. Musica ao vivo às quartas-feiras à noite.

Onde comer em Turks e Caicos

Coco Bistrô: Uma graça de restaurante com culinária internacional e influência asiática, não deixe de reservar com antecedência. Procure também o Coco Van que é um foodtruck do grupo.

Las Brisas: Fica em Chalk Sound National Park. Bom pra tomar café da manhã e curtir o visual.

Onde comer em Turks e Caicos
Onde comer em Turks e Caicos

Infiniti Bar at Grace Bay Club: Não consegui reservar, veja com bastante antecedência pois é disputadíssimo. O bar simplesmente tem uma mesa espelhada que reflete o mar e o céu e da a sensação de infinito. Queria ter conhecido, fica pra próxima! Reserve nesse link aqui.

Últimas dicas de Turks e Caicos

  • A língua predominante é o Inglês, mas alguns locais falam em Crioulo.
  • A moeda oficial é o dólar americano.
  • Não existe água doce nas ilhas, a água da pia e do chuveiro é dessanilizada.
  • A melhor operadora de celular é a Digicel. Fiz um plano local de dados e voz para de 8 dias por 22 dólares.
  • A ilha também é bem fornecida de supermercados, Grace Way é o mais popular. Mercados não vendem bebidas alcoólicas aos domingos, mas restaurantes e bares vendem normalmente. No mercado você acha uma garrafa de vinho branco por 15 usd, num restaurante a mais barata gira em torno de 40 usd.
  • A voltagem é 120 volts e as tomadas são tipo A e B. Na duvida leve sempre uma tomada universal.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de Turks e Caicos. Aproveite para combinar sua viagem com outros destinos como Jamaica ou Cuba.

Bom viagem, obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.