Tulum é um dos lugares mais legais da Riviera Maya no México. A cidadezinha tem uma vibe descolada, ecológica e que mistura o rústico com o chique. Ela é muito diferente de Playa del Carmen e Cancún! Nesse artigo conto minhas dicas de Tulum, o que fazer e onde ir.
Dicas de Tulum
Tulum possui um extenso litoral com muitos bares e restaurantes. Suas praias são consideradas uma das mais bonitas do México. Além disso tem as ruínas maias, os mais incríveis cenotes e a Reserva de Sian Ka’an, uma área protegida ainda intocada. Vamos conferir então as dicas de Tulum.

Como chegar e se locomover em Tulum
Tulum fica na Riviera Maya a 65 km de distância de Playa del Carmen e 140 km de Cancún. A melhor maneira de explorar a região é com carro alugado. Aluguei o meu carro com a Rentcars (usando o link aqui do blog) no aeroporto de Cancun e entreguei no mesmo local. As estradas são boas e sinalizadas. Vale a pena o investimento para curtir o roteiro com mais independência e flexibilidade.
O carro vai ser útil para chegar do aeroporto e ir aos locais mais afastados como alguns cenotes, a ruina de Cobá e a reserva de Sian Ka’an. Mas dentro de Tulum a melhor opção para se locomover é de bicicleta. Encontrar um local para estacionar na orla é difícil, e vamos combinar que pedalar combina muito com a vibe ecológica da cidade. No centrinho há várias lojinhas de aluguel e alguns hotéis, como o nosso, alugam bikes também.

Onde se hospedar em Tulum
Tulum oferece uma grande variedade de atrações e para conhecer bem o ideal é que você se hospede alguns dias por ali. Leia aqui minha dica de onde ficar em Tulum. Nesse artigo explicarei a diferença das duas regiões onde você pode se hospedar, as vantagens de cada uma delas, e contarei como foi a experiência no Hotel Amansala onde me hospedei.

O que fazer e onde ir em Tulum
Ruínas maias de Tulum
O diferencial do Sítio Arqueológico de Tulum é que ele fica de frente para o mar. Aliás, ele foi a única grande cidade maia à beira-mar. É um passeio que vale a pena, não é muito grande. Na entrada costuma ter apresentação de dança de representação maia.


Outra ruína que vale a pena visitar é Cobá, que fica a 50 km de Tulum. A vegetação do parque é linda, porem a caminhada é grandinha até a maior ruina. Tem umas bikes pra alugar na entrada do sitio arqueológico.

Estando no México programa-se para conhecer Chichén Itzá que fica no estado de Yucatán a 250km. É a mais famosa delas, considerada uma das novas maravilhas do mundo.

Praias e beach clubs de Tulum
Tulum tem praias lindas, mas tenho que confessar que a cor do mar em Cancun é mais azul. O litoral é cheio de hotéis com beach clubs badalados. Se você não for se hospedar num dos hotéis na orla pode pegar uma praia perto da área onde ficam as ruinas. Ali a areia é bem branquinha e tem uma estrutura de bar e restaurantes.

Se você quer um beach club top, vá ao Papaya Playa Project. Passei o réveillon numa das festas super badalada no Papaya Playa Project. Não deixem de conhecer!

Cenotes perto de Tulum
Visitar cenotes no México é um programa quase obrigatório. Praia temos muitas né? Mas os cenotes são uma coisa de outro mundo. A cor da água é quase inacreditável! E ali pertinho de Tulum tem vários. Tem cenotes abertos, semiaberto e cenotes fechados tipo caverna com tour subterrâneo e mergulho de cilindro. Não deixe de ir ao Gran Cenote, ao Cenote dos Ojos e Cenote Azul.

Leia nesse artigo aqui a lista de cenotes que vale a pena conhecer no México com mais fotos e dicas de Tulum.
Reserva Sian Ka’an
Localizada ao sul de Tulum a Reserva de Sian Ka’an é uma imensa área de preservação ambiental que possui uma grande lagoa de água salobra, praias desertas e uma rica fauna e flora.

Lá é possível fazer passeios de barco e flutuação em lagoas e manguezais com águas cristalinas, snorkel em recifes de corais, observação de animais como golfinhos, tartarugas, crocodilos e aves em seu habitat natural.
+ Veja aqui meu artigo contando mais sobre a reserva Sian Ka’an.
E aí, gostando das dicas de Tulum? Tem muito mais! 😉
Artesanato e lojinhas de Tulum
É uma delícia estacionar a bike e caminhar pelas lojinhas de Tulum apreciando o colorido artesanato. Não deixe de conhecer a boutique do Hotel Azulik, um dos mais tops da área.

Tem muitas lojinhas de sucos e produtos naturais que são uma graça.

Aula de yoga
Yoga é uma atividade muito popular em Tulum. O hotel onde me hospedei, o Amansala, oferecia aulas todas as manhãs. O estilo de Tulum é mesmo esse, pra quem quer uma vida mais saudável e quer diminuir o ritmo… relaxar.

Onde comer bem em Tulum
Há muitos restaurantes bons em Tulum. Recomendo o italiano da Posada Marguerita, Casa Banana e o Gitano.

E aí, gostou das minhas dicas de Tulum? Ficou alguma dúvida para montar o seu roteiro? Deixe um comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar! 🙂
Continue lendo:
+ Meu roteiro de 15 dias no México
+ Las Coloradas, as lagunas rosas de Yucatán
+ Os melhores cenotes do México
Obrigada pela visita, volte sempre!
