Trancoso

Veja aqui minhas dicas de Trancoso, essa vila cheia de charme, ao lado de Porto Seguro, com casinhas multicoloridas e a encantadora praça do Quadrado. Passei somente 3 dias, e que passaram voando! Confesso ter saído de lá querendo ficar mais…

Dicas de Trancoso

Trancoso

Um pouco da história de Trancoso

Um lugar onde o rústico e o simples convivem harmoniosamente com a sofisticação. Um lugar pra se curtir sem pressa. O pequeno vilarejo, que fica há aproximadamente 60 km de Porto Seguro, foi redescoberto pelos hippies nos anos 70 em busca de sol, mar, tranqüilidade e muita história. Trancoso hoje se tornou um dos destinos mais charmosos da Bahia, com mais de 500 anos de história!

Trancoso

Trancoso no século XVI era uma aldeia jesuíta, na época conhecida como São João Batista dos Índios, fundada com a finalidade de defender a região dos contrabandistas de pau-brasil, que chegavam pelo litoral. Mantém-se até hoje como um dos exemplares mais conservados das primeiras povoações do Brasil, e um dos mais valiosos sítios históricos da Costa do Descobrimento. A Igreja de São João foi construída no início do século 18 sob as ruínas de um convento jesuíta.

Trancoso

Aqui você pode conhecer a historias por seus próprios moradores, além dos próprios relatos, as casas contam sua história através de plaquetas em suas fachadas. E por vezes o tamanho da aparente fachada engana, há muito o que se explorar no interior das casinhas coloridas. Boutiques, Pousadas e restaurantes. Cada uma mais linda do que a outra.

Como chegar em Trancoso

À partir do aeroporto de Porto Seguro, é preciso pegar a balsa para atravessar para Arraial d’Ajuda. Você pode atravessar de carro ou à pé.  Talvez tenha que esperar um pouco mais, mas a balsa é um ótima opção para começar bem a viagem. E ao lado do desembarque em Arraial d’Ajuda encontra-se o melhor picolé caseiro da região. Não perca o o de coco!

Trancoso

Se pretende alugar um carro, avalie a dificuldade de estacionar perto do caso, preferi negociar um transfer com o hotel. Nosso motorista, como a maioria dos baianos, simpaticíssimo, já foi contanto todas as histórias. Se você pretende ir à Praia do Espelho, pode considerar alugar o carro.

Onde ficar em Trancoso

Trancoso se tornou uma referencia em hotelaria com vários hotéis boutique como a Estrela D’Agua, parte do grupo Relaix Chateaux, Villas de Trancoso, Uxua Casa Hotel e Resorts de renome mundial como o Club Med. Eu particularmente gosto das pequenas pousadas.

Você tem a opção de se hospedar no Quadrado ou na praia. Minha sugestão é ficar perto do Quadrado, perto do badalo noturno, dos restaurantes e das lojinhas. Observe as casinhas, suas portas,  janelas e o que há por dentro de cada casa, seja no passado da história de seus moradores, seja no presente de suas lojas e restaurantes modernos e turísticos. Imperdível.

Trancoso Bahia

Me hospedei no El Gordo – dentro do Quadrado, com vista para o pôr do sol. A piscina e o restaurante são os pontos altos. De café da manhã uma deliciosa tapioca!

Capim Santo – Dos mesmos donos do conhecido restaurante de SP, também fica no Quadrado. Bem tradicional e com apartamentos rústicos bem ao estilo do lugar.

Estrela D’água – se você quer ficar perto do mar, esta pousada tem ótimas instalações e fica a poucos passos da Praia dos Nativos. Mesmo que não se hospede lá você pode usufruir da infra-estrutura do bar da praia.

Jacaré do Brasil: É um complexo de cinco casinhas conjugadas, pintadas com portas azuis, de frente para o Quadrado, com vista para o mar.

Hotel da Praça. Uma opção com confortáveis apartamentos e suítes de luxo, todos com decoração personalizada. Fica localizado também no Quadrado. Tem um restaurante chamado Japaiano, que mistura a gastronomia japonesa com uma baiana.

Reserve seu Hotel aqui

O que fazer em Trancoso

Falésias, encontro de rio com o mar, areia branca, areia preta, águas calmas, muito sol e praias desertas… Primeiro ponto de parada é no mirante para avistar as praias do Coqueiros, Nativos e o rio que as divide. Fica bem atrás da Igreja de São João Batista.

Pra chegar às praias você pode descer a ladeira, que fica do lado direito da Igreja, pra chegar até as praias do Coqueiro e Nativos. Antes de chegar atravessará uma passarela suspensa sobre um mangue, que dependendo da maré poderá ver muitos caranguejos. O banho nas águas do rio é imperdível, uma delícia, especialmente na maré baixa. Fique atento às tábuas de marés, é incrível como a maré sobe e não te deixa voltar pelo mesmo caminho. Aconteceu com a gente, é bom lembrar dessa dicas de Trancoso quando estiver por lá.

Trancoso Bahia
Rio Trancoso

A dica é fazer caminhadas pela praia… Cada dia para um lado. A praia dos Nativos é a mais movimentada e mais uma próxima da Vila. Está situada ao norte da Barra do Rio Trancoso, com um bar onde também é possível encontrar barracas de praia e alguma infraestrutura. Continue lendo as dicas de Trancoso, tem mais ainda!

Trancoso
Praia dos Nativos

No dia seguinte Praia dos Coqueiros. O hotel conseguiu as bikes que tanto queríamos. Não é comum alugarem bicicletas por lá em passeio guiado por causa das marés. E foi o que aconteceu, depois de uma longa pedalada até a praia de Itapororoca, a maré nos obrigou a buscar uma estrada porque não havia condições de retorno pela praia.

Trancoso

Onde comer em Trancoso

Hora de sair para jantar. Ao anoitecer, a boa pedida é voltar para o Quadrado, quando o lugar fica ainda mais encantador. Velinhas penduradas nas Amendoeiras iluminam a praça cercada por árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás.

Trancoso

Cardápios mais elaborados você encontra no Capim Santo e no Restaurante da Pousada El Gordo ( especializado em culinária portuguesa, com filial recente no Leblon, RJ ).
Capim Santo (pousada) Pça. S. João (Quadrado) – Fone: (73) 3668-1122. Cozinha: Peixes e Frutos do Mar.

El Gordo (Pousada) Pça. S. João (Quadrado) – Fone: (73) 3668-1193 Cozinha Portuguesa e Internacional, mas os preços são salgados.

Há muitas boas opções (mais simples) também como Silvana & Cia com uma ótima moqueca e música ao vivo, casquinha de siri no Cantinho Doce. Silvana Cia Pça. S. João (Quadrado) – Fone: (73) 3668-1049. O Forte é variada e comida caseira e moqueca baiana.

Na alta temporada normalmente o Cafe de la Musique abre suas portas por lá.

Gostou das dicas de Trancoso? Se tiver qualquer duvida, deixe um comentário aqui abaixo!

Obrigada pela visita, volte sempre! <3

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

1 comentário até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *