Dicas de São Miguel do Gostoso

Dei uma “esticadinha” até o Rio Grande do Norte no último final de semana e conto aqui minhas dicas de São Miguel do Gostoso para vocês. Se você está procurando um lugar sossegado, com lindas praias e boa gastronomia, aposte em São Miguel do Gostoso. Bora conferir as dicas?

farol do calcanhar

Dicas de São Miguel do Gostoso

Com lindas (e desertas) praias, vários ótimos restaurantes e bares transados, São Miguel do Gostoso é um lugar simples, calmo e com muito vento! Lá dá bem pra sentir o clima do nordeste: clima quente, tapioca com queijo coalho, praias de areia sem fim, caipirinha de caju e gente boa e acolhedora. Quem ousaria pedir mais?

dicas de são miguel do gostoso

Quando ir à São Miguel do Gostoso

A alta temporada de Gostoso começa em setembro, quando eu fui e vai até Março quando o tempo começa a mudar. As chuvas vão de Março até Julho / Agosto. Depois o tempo volta a melhorar, e assim vai.

praia de tourinhos

Sempre venta muito, em especial entre os meses de outubro e dezembro. Não é à toa que Gostoso é famoso pela prática de windesurf e kitesurf. Aliás o tricampeão Kauli Seadi tem escola de wind lá, um kite center e uma pousada onde fiquei hospedada.

dicas de são miguel do gostoso

O réveillon de Gostoso é cogitadíssimo com as festas de ano novo mais badaladas do Brasil! Se pretender viajar para lá nesse período planeje tudo com antecedência. O carnaval também é concorrido.

Como chegar em São Miguel do Gostoso

O pequeno município do Rio Grande do Norte (quase uma vila de pescadores) está localizado em um dos pontos mais altos e mais ao leste do continente. Quase uma esquina do Brasil! Aliás, é ali perto que começa o marco zero da BR 101, que liga o RN ao RS em quase 4700 km. Não deixe de visitar esse local, fica bem perto do Farol de Calcanhar (onde quase perdi meu drone para o vento).

marco zero BR 101

O aeroporto mais próximo fica em Natal, aprox. 110 km de Gostoso. São menos de 2h de viagem. Cheguei lá com carro alugado que tinha reservado com antecedência aqui mesmo no blog. Sempre que possível prefiro essa opção porque me dá mais liberdade no roteiro. E vou te dizer, nesse caso saiu até mais barato do que optado por transfers e/ou taxis. Se essa for também sua opção, alugue seu carro aqui no blog (você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site).

pacote viagem
Use os links do blog para planejar sua viagem!

Mas dá também para chegar em São Miguel do Gostoso de ônibus com a Expresso Cabral ou de transfer privado. Deixo as indicações de transfer que eu recebi da pousada: Carlos (84) 98150.3336 ou Sandro (84) 98117.2237.

dicas de são miguel do gostoso

Para circular lá você pode usar taxis. Como estava com carro alugado, foi tudo mais fácil. Ah, mas uma boa ideia é alugar um quadrículo. Conheci um pessoal na praia com quadriciclos, peguei o telefone da locadora para vocês: Gostoso Locadora (84) 99402.3772. Parece que se você pedir eles levam os quadriciclos até a sua pousada.

dicas de são miguel do gostoso

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Passei 2 dias inteiros e deu pra curtir bastante, mas se vc tiver mais tempo dá para ficar uns 4 dias bem aproveitados. Quem sabe um feriadão?!

De dia, o lance é curtir a praia e os esportes de vento. É que o lugar vibra a onda de quem curte wind e kitesurf! Como falei, as praias são famosas pelos ventos e são excelentes para a prática desses esportes aquáticos. Dá até para fazer aula de wind na escola do Kauli Seadi ou alugar um standup paddle pra pegar um final de tarde na lagoa (fechei os dois).

windsurf em são miguel dos milagres

Principais praias de Gostoso

  • Praia de Tourinhos – fica a 7 km do centro de São Miguel. Pra mim é a mais linda! Dizem que que o pôr do sol de lá é maravilhoso… mas eu não vi.
  • Ponta do Santo Cristo : considerada uma das melhores praias do Brasil para esportes de vela. Quer fazer kite e windsurf? Vai lá no Kite Center do Kauli Seadi, nosso tricampeão.
  • Praia do Cardeiro : a praia tranquila que eu me hospedei. Aguas calmas e um pequeno lago formado pelas chuvas que no final da tarde rende um sup no por do sol maravilhoso.
  • Praia da Xepa: é a mais central, em frente ao centro da cidade. Muita areiaaa, mas ainda assim uma praia vazia. Você escolhe!
  • Praia do Maceió: essa é a praia mais distante do centro da cidade, e portanto, a mais deserta.

Agora, uma dica de São Miguel bem importante… Como venta muito, às vezes é incomodo ficar na areia. O mar é bastante mexido. Fica de olho na previsão do tempo. Não deixe de conhecer o Kite center que fica bem perto do portal de entrada da cidade.

Gastronomia em Gostoso

Me espantei com a quantidade de restaurantes bacanas que encontrei em São Miguel do Gostoso. Não falo só da decoração aconchegante, mas da culinária que é muito saborosa. AMEI!

genesis sao miguel gostoso

A maioria dos bons restaurantes só abre à noite (exceto na altíssima temporada). Então a boa é almoçar em um dos kiosks na praia. Comi uma entradinha na praia de tourinhos e depois fui até a rua da “Praia da Xêpa”, mas estava quase tudo fechado. Só encontrei o “Baboon” aberto. E foi ótimo, comi um ceviche superfresco de atum com caipirinha de caju batida na hora. Comi rezando.

À noite voltei na mesma rua que parece concentrar as melhores opção de gastronomia local. Ameiii o Gênesis Resto Bar. Um bistrô superbem decorado, colorido e muito verde. <3 Encantador! Cada cantinho mais lindo que o outro. Foi meu escolhido, e de entrada pedi uma salada com queijo de cabra e folhas com redução de mostarda e castanha de caju. Como prato principal escolhi o clássico da casa: Camarão asiático. Vinha com arroz de jasmin e um ceviche de manga, acompanhado por uma farofinha de banana. Não dá muito para explicar, é melhor você provar essa maravilha.

E se o Genesis estiver com fila (coisa normal se você não chegar cedo) escolha um outro restô, na rua tem outras boas opções. Gostei também do Borogodó e da Palmira, todos bem pertinho do Genesis. No bar da Palmira tomei um gin tônica com cajá… ma-ra-vi-lho-sooo!

Onde ficar em São Miguel do Gostoso

Me hospedei em um dos bangalôs da Pousada Kauli Seadi que fica na praia do Cardeiro, bem pertinho do centro. A pousada tem WiFi gratuito e os bangalôs tem varanda, vista para o mar, ar-condicionado e frigobar. No café da manhã é preparado uma tapioca na hora com queijo coalho que eu adoro.

A pousada ainda conta com piscina, quadra de tenis e fica bem pertinho da escola de windsurf do tricampeão mundial Kauli Seadi.

Continue sua viagem para Pipa

Vai continuar sua viagem pelo Rio Grande do Norte?! Continuem além das nossas dicas de São Miguel do Gostoso.

+ Dicas para sua viagem à Pipa

+ O que fazer em Pipa

+ Reveillon em Pipa

Espero que tenham gostado das dicas de São Miguel do Gostoso. Adorei o destino e super recomendo. Qualquer duvida só chamar aqui abaixo.

Bjs, volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *