Se você já leu meu primeiro artigo sobre Galinhos onde dou dicas de onde se hospedar, como chegar, onde comer, quanto tempo ficar e quando ir, vamos ver agora as dicas de o que fazer em Galinhos.

O que fazer em Galinhos
Passeio de barco
Um passeio imperdível em Galinhos é conhecer a região de barco que navega pelo “Rio Aratuá”. Os nativos chamam esse braço de mar de “rio”, mas que na verdade, é mar mesmo.

Nosso passeio foi espetacular! O barco passou pertinho das dunas do capim e de sal, entrou pelo mangue nas gamboas (pequenos becos do mangue), parou nas salinas e num banco de ostras até finalizar numa praia de duna ode paramos para o almoço e muitos mergulhos.


Um dos pontos altos do passeio foi a visita à Salina. Ficamos abismados com as montanhas de sal que pertencem à Salineira Diamante Branco que atua na região. Interessante saber que o Rio Grande do Norte é responsável por 95% de todo sal que abastece o Brasil, e boa parte dele vem de Galinhos. Ali o Sr. Dedé, nosso barqueiro, nos deu um banho de sal grosso que nos livrou de todo mal olhado. Amém!

Outro lugar fantástico foi as Dunas do André. O mar ali parece uma lagoa e por conta da alta concentração de sal é difícil de afundar como o que ocorre em algumas lagoas do Atacama e no Mar Morto.
Tour gastronômico na Canoa do Léo
Se puder opte pelo passeio de canoa privativo que oferece uma experiência ainda mais exclusiva – um tour gastronômico. A “canoa” na verdade é um pequeno barquinho motorizado com capacidade de até 4 pessoas. Além do passeio pelo rio e mangue, esse tour inclui um almoço mais que especial. Eu fui com o Léo que tem um serviço top (84) 99168-9125. O grande diferencial é o almoço servido à beira da água numa mesinha flutuante para delírio de todos.


O Léo escolheu uma prainha exclusiva que tinha a presença de outras pessoas e ali preparou um almoço superespecial que incluía ostras coletadas durante o passeio, ceviches, tiras de batata doce, sashimi de atum servido no abacaxi com shoyo e frutas. Também são oferecidos caipifrutas e cervejas, com pagamento à parte. Tudo preparado ali na hora, super fresquinho. Não se preocupe se você não come peixe cru ou ostras, é só avisar que o Léo prepara um menu alternativo.

O passeio de canoa com almoço custa R$ 350,00 para duas pessoas e inclui a degustação de ostras, sashimis, ceviches e frutas. Super recomendo! Siga o Instagram do Léo que e o @leoturismorn e agende seu passeio – imperdível.

Passeio de buggy rosa
Fiz meu passeio de buggy com o Gercílio, o mesmo rapaz que me buscou no Ceará e me levou pro aeroporto de Natal em 4×4. Ele tem o buggy mais famoso e cuidado de Galinhos, o buggy rosa. O tour completo passou pelo farol, praia do pontal, pelas Dunas do Capim e Dunas do André, pelo vilarejo de Galos (onde se tem a opção de almoço) e numa praia pra banho. Aproveitei muito o belo cenário para tomar um banho relaxante e admirar o local. Me apaixonei de verdade, poucos lugares têm uma beleza tão única como esse!

Pelas dunas você terá a oportunidade de chegar pertinho das imensas turbinas geradoras de energia dos parques eólicos existentes por lá.


O passeio de buggy rosa custa R$ 220,00 para até 3 pessoas (preço tabelado). Deixo o contato do Gercílio aqui: tel/ whatsapp (84) 99177-9310 ou Instagram @buggyrosagalinhos.

O Farol de Galinhos e a Praia do Pontal
O farol de Galinhos foi construído no começo da década de 1930 para orientar as embarcações que navegam pelo litoral da região. Sua localização está em posição estratégica para observar o mais belo pôr do sol, um dos mais bonitos do Rio Grande do Norte. É um lugar incrível pra tirar boas fotos. De junho a agosto o pôr do sol desce ao lado do farol. Imperdível!

Um pouco mais a frente há um trecho da praia com piscinas naturais formadas pela maré baixa. É a Praia do Pontal, onde o “rio” encontra com o mar. Lá o visual também é lindo, com vários bancos de areia e uma vegetação de mangue.
Tanto a Praia do Farol como o Pontal são desertas, não há nada para comprar pelo caminho. Leve água e um lanche.
Praias de Galinhos
A praia principal de Galinhos é bastante procurada por surfistas e praticantes de kitesurf, principalmente nos meses com mais vento, de setembro a novembro. Nos dias com pouco vento, o mar fica calmo e bastante agradável.

A infraestrutura da praia é bastante simples, tem alguns restaurantes de servem petiscos e bebidas para garantir um bom dia de praia.

+ Veja aqui mais dicas do Rio Grande do Norte
Pôr do sol
Galinhos tem, sem dúvida, um dos mais belos pôr do sol do Brasil. Há vários lugares para assistir esse espetáculo da natureza. Seja da Duna do André ou do Farol, o pôr do sol na região é uma das experiências obrigatórias na lista de o que fazer em Galinhos.

Eu assisti no Farol, de dentro da piscina da pousada Amagali e do deck do Bar Brésil Aventure. Se sobrar disposição, tente ver o nascer do sol também, mas fique atento o sol ali nasce antes das 5am no Rio Grande do Norte.

Curtiu minhas dicas de O que fazer em Galinhos? Não deixe de ler esse outro artigo aqui onde dou dicas de onde se hospedar, como chegar, onde comer e muito mais.
Obrigada pela visita e volte sempre!
