Featured Video Play Icon

El Chaltén é uma cidade relativamente nova da Argentina, fundada em 1985 dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Ela sobrevive basicamente do turismo, com várias opções de restaurantes, bares, lodges, hostels e lojinhas no melhor estilo montanhismo. Vamos ver nesse post aqui todas as dicas de El Chaltén, a capital do trekking na Argentina! 

Dicas de El Chaltén Patagônia

Dicas de El Chaltén

Como chegar a El Chaltén

Não há voos diretos do Brazil. A rota mais fácil é pegar um voo para El Calafate com conexão Buenos Aires. Fique atento se a  sua conexão em Buenos Aires é no mesmo aeroporto (pode acontecer de aterrizar em Ezeiza e decolar a conexão no Aeroparque, ou vice-versa). O meu voo foi assim, mas não havia outra opção… Vou te contar que foi um transtorno, ainda mais na madrugada. A distância entre os dois aeroportos é de 50 km, com transito pode levar mais de 1 hora…

Dicas de El Chaltén Patagônia

Chegando em El Calafate você tem que pegar um carro (ou van, ou ônibus) para El Chaltén que fica a 3 horas pela ruta 40, sentido norte. Você pode alugar um carro, ou pegar um transfer (bem mais barato) que sai direto do aeroporto El Calafate rumo à El Chaltén. Eu fui de transfer com a Transportes Las Lengas, num serviço oferecido diretamente do aeroporto sem necessidade de passar pela cidade de El Calafate. Reservei tudo pelo email laslengaselchalten@yahoo.com.ar. Paguei ARS 800 ida e ARS 500 volta (checar preços atualizados). A estrada é linda, tem uma parada para um café, e chegando perto em El Chaltén já dá para ver o Fitz Roy! Que emoção!

Onde ficar em El Chaltén

Aqui uma das minhas melhores dicas de El Chaltén: Eu fiquei no Patagônia Eco Domes, distante da cidade mas de cara para o Fitz Roy! É ali bem pertinho desse lindo lodge que começa a trilha para a Laguna de Los Três (perto da Hosteria del Pilar). Conto tudo sobre a minha experiência no Patagônia Eco Domes nesse post aqui. 

Quanto tempo ficar em El Chaltén

Essa resposta depende do seu objetivo e da sua sorte (já explico). O meu objetivo principal era fazer a trilha para a Laguna de Los Tres pra chegar aos pés do Fitz Roy. Fui num feriadão num prazo muito curto de 3 dias, perdendo muito tempo nos trajetos de ida e volta. Minha sorte foi que no dia reservado para a caminhada o tempo estava bom e deu tudo certo. Mas, vou te falar que no dia anterior ventava muito e ouvi muitos relatos de pessoas que estavam aguardando há dias o tempo melhorar para conseguir fazer a trilha. Ou seja, ir com o tempo justo pode ser arriscado…

Dicas de El Chaltén Patagônia

Além do que, a região é muito bonita, tem várias outras trilhas para fazer como a Chorillo del Salto, Mirador de los Condores e o de las Águilas. Você pode programar também uma caminhada à beira do Lago del Desierto, a 35 quilômetros ao norte de El Chaltén, onde é possível navegar para ver as geleiras. A Geleira Viedma também vale o passeio e toma um dia inteiro.  Eu diria que uma viagem de 5 dias estaria suficiente se você vai ficar só na região de El Chaltén com o objetivo de fazer os trekkings.

E aí, curtindo as dicas de El Chaltén? SE tiver alguma duvida, deixa um comentário ao final do post para mim.

O que fazer em El Chaltén

Pegue um mapinha no Centro de informações ao turista que cita todas as trilhas, distancias e nível de dificuldade. Há muitas opções. Como falei eu fiz a trilha Laguna de Los Tres, a mais desejada de todas lá. É uma trilha com alto nível de dificuldade mas espetacular!

Fora da cidade tem também o passeio de barco pelo Lago del Desierto com paradas para explorar trilhas e geleiras. Há possibilidade de ir de van até o Lago del Desierto de van e voltar de bicicleta até El Chaltén com vento a favor. Massa né?!

Na cidade tem algumas agências como a Patagônia Hikes que oferece guias de montanha no Parque Nacional Los Glaciares que possibilitam a chegar a lugares únicos na região, independente se você é um trekker inexperiente ou um escalador profissional. Lá no Patagônia Hikes tem loja que vende e aluga todo o equipamento que você pode precisar para caminhadas, camping e escaladas.

Dicas de El Chaltén Patagônia

Quando ir a El Chaltén

O melhor período para os trekkings em El Chaltén é de Outubro a Março. A partir de Abril o tempo começa a esfriar e muitas trilhas, até mesmo alguns hotéis fecham por iniciar a baixa temporada.

De dezembro a fevereiro a temperatura está mais agradável, por volta dos 20°C, mas venta bastante e também está mais cheio de turistas por conta das férias. Março e abril diria que são os melhores meses. Eu fui no finalzinho de Março, já no outono, quando a vegetação dos bosques já estava avermelhada. Um cenário único e espetacular.

Dicas de El Chaltén – Dinheiro

A moeda local da Argentina é o peso argentino. Aeroportos normalmente não tem a melhor opção de cotação, mas se você vai passar direto para El Chaltén, não deixe de trocar ali mesmo no aeroporto. Em El Chaltén não são todos os lugares que aceitam cartões e dólares.

Dicas de El Chaltén Patagônia

O que vestir?

Como falei antes, a Patagônia é frio e venta bastante, é preciso se vestir adequadamente. Vista-se em camadas, começando com a segunda pele que tem função térmica, um fleece, casaco corta-vento e proteção para chuva, de preferencia acolchoado. Inclua meias com boa qualidade, gorro e luvas.

Laguna de Los Tres

Na Patagônia Hikes você pode alugar calça impermeável, corta-vento e botas de trekking, fundamentais para ter conforto e proteção nas trilhas da Patagônia.

Aproveite sua viagem

Você também pode combinar sua viagem à El Chaltén com El Calafate para conhecer Perito Moreno. Pode também programar um cruzeiro para a Antártica. Aproveite para conhecer o “fim do mundo” através de vôos que conectam El Chaltén com Ushuaia.

E aí, gostou das minhas dicas de El Chaltén? Tem alguma duvida? Deixa um comentário aqui em baixo para eu saber da sua visita no blog! 🙂

Um beijo e até os próximos posts,

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

Como encontrar os Dragões de Komodo Os legendários dragões de Komodo, a maior espécie de lagarto vivo do mundo, são as grandes atrações do Parque Nacional de Komodo na Indonésia (junto c...
Mergulho em Komodo, um mundo de cores O mergulho em Komodo na Indonésia é sem dúvida um dos mais desejados do mundo. Muito por conta da sua extraordinária biodiversidade e densidade de vid...
As melhores dicas de viagem pra Komodo Komodo está listada como uma das sete novas maravilhas da natureza, e ainda é Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco! Super justif...
Descubra Kelingking beach em Nusa Penida Um dos pontos mais esperados da viagem à Indonésia era chegar na Kelingking beach em Nusa Penida. Definitivamente daqueles lugares que te fazem sentir...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *