Dicas de cusco

Nesse artigo conto minhas dicas de Cusco para ajudar você a organizar sua viagem com dicas de hotéis, restaurantes, informações de chegada, como se locomover e muito mais. Vamos checar as dicas de Cusco?

Dicas de Cusco

Como chegar em Cusco

Não existe voo direto do Brasil para Cusco, portanto você provavelmente fará uma conexão em Lima, e depois pega o voo de Lima x Cusco com duração de pouco mais de 1 hora. Mas, sim, existem outras opções, como por exemplo, eu já voei direto de Cusco para Bogotá, sem passar em Lima. Para checar outras opções clique aqui.

Dicas de Cusco

Não vale a pena ir de carro porque a viagem é um perrengue que pode durar até 24 hs. Só imagina que você terá que vencer a Cordilheira dos Andes, porque Cusco está 3400m acima do nível do mar.

O aeroporto internacional é o Alejandro Velasco Astete, que fica a 20 minutos do centro da cidade. Se não tiver contratado transfer do hotel, e for pegar um taxi, combine o preço antes (que deve custar entre 15 a 20 soles).

Dicas de Cusco

Como se locomover

O centro histórico de Cusco é cheio de ruelas de pedra, com várias ladeiras. Lembra um pouco Ouro Preto. A melhor forma de explorar a cidade é caminhando. Só não esqueça de não fazer esforço físico sem aclimatar com a altitude. Explico melhor os problemas que você pode ter com o mal de altitude nesse post aqui.

Ruas de Cusco

Para fazer os passeios do Vale Sagrado você pode contratar um guia, alugar um carro ou até mesmo negociar a diária de um taxi. Escrevi um artigo contando sobre os melhores passeios em Cusco e arredores. Clica aqui para conferir.

Melhor época para viajar

Cusco está bem na Cordilheira dos Andes, portanto o clima é de montanha.

A melhor época para viajar para Cusco é no outono e o inverno, que coincide com a estação seca. O dia é agradável e as noites ficam mais frias, mas o céu está quase sempre azul. A alta temporada de Cusco é nos meses de junho e julho. O final de junho fica movimentadíssimo quando acontece a Festa do Rei Sol, Inti Raymi. A cidade fica cheia de gente e os preços também ficam mais caros.

Inti Raymi em Cusco
Inti Raymi em Cusco

No verão e na primavera faz calor durante o dia, mas à noite as temperaturas caem um pouco. Tem que ter cuidado em viajar no verão porque é a época das chuvas, quando muitos passeios são cancelados e alguns lugares até fecham. Evite janeiro e fevereiro que são os meses que mais chove.

Quanto tempo ficar e o que fazer em Cusco

Para aproveitar tudo o que a região tem a oferecer indico de 7 a 10 dias, mas se não tiver tempo 4 dias serão suficientes. Só é importante lembrar que, seu primeiro dia em Cusco deve ser reservado para aclimatar com a altitude. Diminua o ritmo no primeiro dia.

+ Clique aqui para ver os melhores passeios em Cusco e arredores

Plaza de armas Cusco

Onde se hospedar em Cusco

Cusco está super preparada para o turismo e possui diversas opções de hospedagem, para todo tipo de gosto e bolso.

Na minha opinião o melhor lugar para se hospedar em Cusco é perto da Plaza de Armas. Já fiquei na Casa Andina e da última vez fiquei no bairro de San Blas, e adorei também. Nesses dois pontos você estará próximo aos pontos turísticos, lojas, agências de turismo e restaurantes.

Hotel em Cusco

Recentemente fiquei no Antígua La Casona San Blás. Adorei o hotel boutique, super exclusivo, quartos confortáveis e um café da manhã maravilhoso. CLIQUE AQUI e confira o hotel.

Dicas de Hotel em Cusco
Dicas de Hotel em Cusco

Se você vai reservar seu hotel clique aqui para ser direcionado para o BOOKING. Usando os links do blog, você paga o mesmo preço, e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda na manutenção do site e mais conteúdos de viagem grátis para vocês.

Reserve seu hotel

Dicas de Cusco: O que comer

Adoro experimentar a culinária local durante minhas viagens. O Peru é super premiado pela sua gastronomia, e Cusco está cheio de restaurantes bons. Não deixe de experimentar o ceviche, que é um clássico. Outro prato muito típico é o Lomo Saltado que é feito de carne, legumes e batatas, temperado com um molho shoyu.

Ceviche em Cusco

Quantos às bebidas não deixe de experimentar a Inka Cola que é um refri com gosto de chiclete (tem até versão light) e a Chica que é uma bebida doce feita a base de milho roxo. O chá de coca ajuda a combater o mal de altitude e pode ser facilmente encontrado também.

pisco sour no peru cusco

Das bebidas alcóolicas experimente o Pisco Sour que é a “caipirinha” do Peru. Aliás sabia que Chile e Peru brigam pela autoria dessa bebida na justiça? A cerveja mais famosa é a Cusqueña.

Onde comer em Cusco

Aqui minhas valiosas dicas de Cusco: onde comer! Há muitas opções de onde comer em Cusco. A maioria dos bons restaurantes fica perto da Plaza de Armas. Indico 3 de olhos fechados:

  • Chicha: restaurante do famoso chefe Gaston Acúrio. Ambiente e atendimento muitos bons, cardápio premiadíssimo. Para o jantar necessita reservar com antecedência, para o almoço é mais tranquilo.
Restaurante em Cusco
  • Cicciolina: Amei muito. Na última viagem fomos duas vezes. Lugar badalado por isso precisa reservar com antecedência também.
Restaurante em Cusco
  • MAP Café : Outro ótimo restaurante da cozinha peruana.

Visto e Vacinas para Cusco

Não é preciso de visto para entrar no Peru. Obviamente o agente de imigração fará algumas poucas perguntas na chegada, mas normalmente libera rápido se você vai à turismo. É bom ter em mãos as reservas de hotel, seguro saúde (apesar de não ser obrigatório) e o comprovante de voo de volta, porque é provável que seja solicitado.

Não esqueça de levar sempre a carteirinha de vacina da febre amarela da Anvisa.

Espero que tenham gostado das minhas dicas de Cusco. Qualquer dúvida só deixar um comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar.

+ Não deixe de conferir os outros artigos do Peru aqui.

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *