Featured Video Play Icon

Cuba | Tudo o que você precisa saber

É importante planejar-se com antecedência se for fazer uma viagem independente à Cuba, ou seja, sem agência. Eu amo planejar minhas viagens e mesmo à Cuba, com suas particularidades, foi perfeitamente possível. É claro que, além de ser um destino bastante procurado, existem dificuldades em função ao embargo comercial norte-americano. Então, para dar tudo certo, não deixe de fazer uma organização prévia, ok? Neste post vou dar todas as dicas de Cuba que podem lhe ajudar.

Transporte | Dicas de Cuba

Chegando no aeroporto procure pelos táxis oficiais (amarelos). Custam em torno de 30 a 35 cucs, mas confira a tarifa fixa antes de entrar no carro pois eles não usam taxímetro.

Para circular em Havana você não precisa de carro. Pode usar os táxis oficiais (carros em geral novos), os táxis antigos (individual ou compartilhado), rodar nas bici-táxis por dentro da Havana Vieja ou nos Coco-táxis.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Imperdível é fazer um tour com os carros antigos (de preferência um conversível) pelo “lado de fora” de Havana, passando pelo Malecón, pelo Bosque e outras áreas interessantes. Uma hora num carro antigo vai custar entre 30 a 35 cucs. Agora escolha bem pois tem uns lindos e novos, mas também tem uns cacarecos. Os melhores points para encontrar bons carros ficam no Parque Central (à frente do Hotel Iberostar) e na Plaza de la Revolución.

Mas, de todas as alternativas, estando em Havana Vieja, prefira caminhar! É o melhor jeito de conhecer e explorar suas encantadoras ruas com o auxilio de um mapinha.

Havana Vieja Cuba

Missão impossível é alugar um carro para viajar pelo interior de Cuba! Tentei muito mas não deu…  As agências que alugam carro em Cuba são: Rex, Transtur e Havanautos. 

Queríamos ir à Trinidad, e a outra opção era ir de ônibus, mas o trajeto eram longas 8 horas de viagem e decidimos abortar essa missão. A Viazul é a cia que opera para os estrangeiros. Pelo site você pode reservar data e horário com antecedência e pagar no cartão de crédito (exceto se o banco emissor for americano). Se estiver viajando na alta temporada, recomendo comprar com antecedência. Clica aqui para entrar no site da Via Azul.

Em curtas distâncias uma boa alternativa é dividir um taxi. O custo é salgado, mas é bem mais cômodo. Até Viñales por exemplo (200 km de Havana) a viagem saiu a ida e a volta por 180 cucs.

Alimentação | Dicas de Cuba

Com a alimentação sofri um pouco. Achei uma comida pesada, sem muita variedade e gordurosa. Embora estejam à beira-mar, servem mais carne de porco e frango do que frutos do mar. Carne de boi quase nunca se encontra. Arroz e feijão, juntos e/ou separados, você encontrará fácil. Acompanhando vem a batata, o milho, a banana frita, tomate e alface.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Há 3 opções de restaurantes para comer:

  • Os restaurantes do Estado – Espere encontrar um serviço extremamente lento. Tem poucos garçons e deve ter tambem poucos cozinheiros. Na média esperamos 1 hora para o prato chegar. E dependendo da hora, o seu pedido por ter acabado, porque o estoque é escasso e regulado.
  • Paladares – Como são estabelecimentos gerenciados por famílias, é uma opção simples e caseira, mas a comida é preparada na hora e mais fresca. Existem vários espalhados por Havana. Os motoristas de táxis vão sempre saber indicar algum bom.
  • Restaurantes particulares – já começam a aparecer esses restaurantes com decoração mais transada e cardápio mais elaborado. Em Havana Vieja gostei bastante dos restaurantes Habana 61 e Trattoria 5 Esquinas (ambos na Calle Habana).

Havana Vieja Cuba

Nosso guia explicou que nos restaurantes do estado o pessoal da cozinha pode até roubar parte dos ingredientes, uma vez que passam necessidade por conta dos baixos salários pagos pelo governo. Disse ele que a comida dos Paladares é mais saudável e gostosa porque não tem esse tipo de roubo (já que é um estabelecimento familiar)… Fica a dica!

Ah! Não sonhe com uma loja de conveniências, ainda não existe! Achar um supermercado já foi difícil… Encontramos um perto do edifício Bacardi e do Museu da Revolução (Havana Vieja). Não tem muita variedade de alimentos, a oferta é bem básica mesmo.

Onde ficar | Dicas de Cuba

Esse tópico é tão importante que decidi escrever um post exclusivo para ele. Clica aqui!

Visto, vacina e seguro saude

Para entrar em Cuba você precisa de uma “tarjeta de turista” que é comprada no checkin da Copa Airlines (USD 20) ou através do consulado.  A fila do controle de passaporte é grande e o atendimento é bemmm lento. Depois dali ainda passamos na fila da enfermagem para checar a vacina da febre amarela.

Não me pediram seguro saúde mas de toda forma nunca viajo sem estar prevenida. Se você quiser fazer uma cotação, clique no link da Sul America Seguros na home do blog.

Cheque sempre seu passaporte para verificar a validade mínima de seis meses.

Compras | Dicas de Cuba

Cuba é conhecida pelos “puros”, os famosos charutos cubanos e pelo rum.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Aos montes você vai encontrar lojinhas vendendo camisetas e bonés com a foto de Che Guevara ou algo que enalteça a revolução. Repare que muitas delas estão nas escadas e nas portas das casas em Havana Vieja.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Vendem além de artesanatos, belas pinturas de Cuba. As mais bonitas encontramos no Paseo del Prado, uma bonita avenida para passear.

Havana Vieja Cuba

Havana Vieja Cuba

Lojas de verdade você vai encontrar no quarteirão do Gran Hotel Manzana Kempinski (Plaza Central) com até mesmo lojas de grifes. E na Calle Obispo tem também algumas lojas. Como não sou consumista, nem passei perto delas.

Internet | Dicas de Cuba

Esquece chegar no restaurante e pedir a senha do wi-fi… ahaha! Esquece viajar de carro com GPS... A internet em Cuba só pega em praça pública e nos melhores hotéis. Acredito que isso deva mudar pois é uma tendência difícil de conter (minha viagem à Cuba foi em Abril 2017).

Havana Cuba Internet wifi card

Para se conectar você precisa comprar um “wifi card”. São uns cartões com login e uma “raspadinha” para a senha. Os preços variam de 3 a 5 CUCs para 1 hora de internet e são vendidos nos próprios hotéis e também por ambulantes na rua (por um preço um pouco maior).

Havana Vieja Cuba

Usamos por 2 vezes no Hotel Los Frailes (perto da Plaza Vieja) com a comodidade de sentar nos sofás do lobby e com a velocidade boa. O ponto oficial para venda fica nas lojas da Ectesa, a empresa de comunicações cubana. Lá o cartão tem o preço mais barato, mas a fila é grande.

Pensa pelo lado bom, nada fazer um detox digital de vez em quando né?

O que levar | Dicas de Cuba

Não esqueça seus itens de higiene pessoal pois não será fácil encontrá-los por lá. Leve até lenços de papel na bolsa para usar em banheiros públicos. Vai por mim… Leve medicamentos básicos também.

É verdade que os cubanos gostam de ganhar artigos de higiene porque eles tem a quantidade e variedade controlada pela dificuldade de importação. Leve alguns itens, especialmente se for hospedar-se nas casas dos cubanos, e dê aos empregados da casa. Você vai ver o tamanho do sorriso que vão abrir ao ganhar um “presente” desses. Às vezes é até mais legal para eles do que dar uma gorjeta, pois esses itens de marca estrangeira eles não tem acesso fácil.

Melhor época para ir à Cuba

Pela posição geográfica de Cuba, podem ocorrer furacões de setembro a novembro, apesar de já fazer muitos anos que não tem, melhor evitar né? 

A temporada de chuvas vai de maio a outubro, que coincide com o período mais quente também (junho, julho e agosto são os mais quentes). O período seco vai de novembro a abril. Portanto, os melhores meses para ir são março, abril e maio, antes da temporada chuvosa e ainda não tão quente.

Segurança | Dicas de Cuba

Achei seguro andar pelas ruas, mesmo carregando câmeras e celulares à vista. À noite é bom evitar mas não ouvi nenhum relato, pelo contrário, todos asseguravam tranquilidade. De qualquer forma, sempre bom levar com você apenas o valor para as despesas do dia e deixar o restante bem guardado.

É verdade que os cubanos te assediam o tempo todo, ainda mais se for mulher. Eles jogam cantadas mesmo, mas sem tocar e sem linguajar chulo. No inicio é engraçado, no final enche o saco… mas desliga o botão do ouvido e vai.

Havana Vieja Cuba

Cuidado com os “jineteros” que são os pega-turistas. Eles ficam te abordando o tempo todo, tentando indicar um paladar ou uma casa particular, ou vender charutos ilegais.

Moeda e câmbio | Dicas de Cuba

Leve dinheiro o bastante para não depender de cartão de crédito. Há pouquíssimos estabelecimentos que os aceitam (hotéis principalmente), e aqueles que sim, não aceitarão especialmente os que foram emitidos por bancos norte-americanos ou da bandeira American Express.

Existem duas moedas em circulação em Cuba: o CUC e o CUP. O CUC é a moeda para turistas (Peso Cubano Conversível) e o CUP é o dinheiro usado pelos moradores da ilha (Peso Cubano). Tudo que é para atender o turista está em CUC, como as diárias dos hotéis ou casas particulares, restaurantes, táxis e museus. Já o CUP é a moeda que os cubanos recebem seus salários e pagam suas contas.

Havana Cuba Moeda

O valor aproximado do CUC é de 1 Euro, que equivale a mais ou menos 25 CUP.

As notas são diferenciadas. Os CUC tem os monumentos nacionais e estátuas estampados na nota e está escrito “pesos convertibles”. As notas de CUP tem o rosto de seus heróis nacionais, como José Martí, Camilo Cienfuegos e Che Guevara. Eu consegui um CUC com o rosto do Che Guevara trocando com um cubano. 1 CUC por 1 CUP, bom pra ele e legal para mim que tenho uma nota histórica.

Procure levar euros ao invés de dólares. Por conta do bloqueio econômico americano, o dólar tem uma taxa extra de 10%. O dólar canadense e a libra esterlina são as moedas que tem a melhor cotação (à época da minha viagem).

Você pode trocar seu dinheiro nos bancos ou cadecas (casas de câmbio). Leve seu passaporte, eles vão pedir. Há cadecas nas principais cidades de Cuba. Em Havana Vieja usávamos a da Calle Obispo. Existe opção de troca também no aeroporto ou nos hotéis mas a taxa costuma ser pior.

Quanto custa?

Cuba é uma viagem para todos os bolsos.

A hospedagem pode custar 150 CUC (ou mais…) para um casal num hotel – ou 35 CUC  num quarto de uma casa particular. 

Uma jantar pode custar entre 25 e 30 CUC por pessoa em um restaurante, mas come-se muito bem nos paladares por 10 ou 15 CUC.

Havana Moeda CUC CUP

Tem mohito e daiquiri de todo preço. O mais caro e mais famoso é  da La Floridita que custa 6 Cucs!

O Museo de La Revolución em Havana foi o mais caro entre os outros: 8 Cucs.

Bici-táxi cobra 5 Cucs por hora e por pessoa para fazer um tour passando pelo principais pontos de Havana. O carro antigo cobra 35 cucs por hora, ônibus 10 cucs mas não circulam no centro antigo,

Gorjetas | Dicas de Cuba

Não estão incluídas na conta dos bares e restaurantes, mas é claro que eles esperam os 10%. Sempre dou se sou bem atendida. Também dou aos bagageiros do hotel e às camareiras deixo algum agrado. Nas casas particulares os funcionários da cozinha e da limpeza vão ficar muito felizes com suas gorjetas!

Alguns cubanos ficam nas praças para ganhar dinheiro se fotografados. Você dá o que quiser e vale a foto! 

Havana Vieja Cuba

Na entrada do banheiro tem sempre uma senhora aguardando um trocadinho. Nos museus com a Casa dos Capitanes Generales vai ter uma assistente de guia que explica tudo porque quer ao final receber 1 CUC seu tambem!

Havana Vieja Cuba

Há músicos passando p chapéu em casa esquina. Separe 1 Cuc se gostou! Aliás falando em musica… viu o vídeo no inicio do post?

Havana Cuba

Está indo para Cuba?! Veja todos as dicas de Cuba aqui! 

Se tiver algum dúvida, só deixar um comentário aqui. 

Boa viagem!

Flavia Ribeiro

Cuba | Tudo o que você precisa saber was last modified: agosto 10th, 2017 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Rota Ecológica | Litoral norte de Alagoas Entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas está a linda Costa dos Corais. São mais de 120 km de praias e mangues formado por um pr...
Descubra o que fazer em Havana em 2 dias Ernest Hemingway, que viveu por mais de 20 anos em Cuba, declarou que nem Veneza nem Paris superavam o encanto de Havana. Com linda arquitetura coloni...
Zakynthos além da Navagio Beach É bem verdade que a Navagio Beach é a praia mais incrível, mas Zakynthos tem muito mais a oferecer! É difícil dizer, mas talvez, no conjunto, foi ness...
Reveillon em Cingapura | Singapore Flyer Após estudar várias opções para passar nosso reveillon em Cingapura, e assistir a queima de fogos da Marina Bay, escolhemos um lugar inusitado: a Sing...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Deixe uma resposta