Romântica, cheia de ruelas de pedras com casas antigas e lamparinas nas paredes, Colônia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai. Por conservar muito bem seus monumentos históricos do século XVII, a pequena cidade foi declarada Patrimônio Histórico da humanidade pela UNESCO em 1995. Nesse post conto todas as dicas de Colônia del Sacramento no Uruguai para você planejar sua viagem.

Dicas de Colônia del Sacramento

Antes, um pouco da história!

Colônia foi fundada pelos portugueses em 1680, bem depois do descobrimento do Brasil. O objetivo era disputar o domínio da região com a Espanha. Ali os portugueses construíram a cidade, criaram uma fortaleza, e a cercaram com uma muralha. Quase um século depois a Espanha conquistou a cidade e deu-lhe a língua espanhola. Porém, influências portuguesas na cultura e na arquitetura até hoje são percebidas por lá.

Dicas de Colônia del Sacramento

A região, pertinho da foz do Rio da Prata, era importante nas rotas de comércio. Com localização privilegiada, Colônia del Sacramento foi disputada pelas tropas espanholas e portuguesas por séculos.

Dicas de Colônia del Sacramento

Como chegar em Colônia del Sacramento

Colônia fica no sudoeste do Uruguai, às margens do Rio da Prata. Apesar de pertencer ao Uruguai, é mais fácil chegar por Buenos Aires de barco numa viagem de apenas 1 hora (40km). Cheguei em BsAs na noite anterior e dormi no Hotel Unique em Puerto Madero, perto do local de saída para Colonia. No dia seguinte, cedo, já tinha o barco expresso reservado com a Côlonia Express. Como já tinha ouvido falar, de fato, o barco da Colonia Express atrasou, mas nada que atrapalhasse muito no meu caso.

O barco da Colônia Express tem uma pequena lojinha freeshop e local para o câmbio de moeda. Aproveite para trocar um pouco de dinheiro se você ainda não fez isso antes. Não vi loja de câmbio em Colônia. As taxas não são das melhores mas é preferível do que não ter nenhum dinheiro local , né? 

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

O barco da Colônia Express tem uma pequena lojinha freeshop e local para o câmbio. Aproveite para trocar um pouco de dinheiro pois não vi loja de câmbio pela cidade. As taxas não são das melhores mas é preferível do que não ter nenhum dinheiro local , né?

Se você quiser tentar outra opção, veja os barcos da Buquebus.

Dicas de Colônia del Sacramento

Agora se você estiver saindo do Uruguai, de Montevidéu até Colônia são duas horas de carro, 180 km da capital. Outra opção é via aérea já que a cidade fica a 10 km do Aeroporto Internacional Laguna de los Patos.

Dicas de Colônia del Sacramento

Para circular lá o melhor jeito é a pé.

Quanto tempo ficar em Colônia

Eu fiquei 2 dias, achei o tempo ideal para curtir a cidade. Tem muita gente que faz o bate-e-volta de 1 dia só, saindo de Buenos Aires. Se você não tem tempo, ok… Mas se tiver, fique, curta essa cidade, ela merece. É uma delícia caminhar por suas ruelas de pedra, procurar por charmosos restaurantes, tomar um café e ver o tempo passar sem pressa. Até porque se você não ficar ao menos uma noite vai perder a cidade iluminada por suas tradicionais lanternas e os restaurantes com música ao vivo. Um charme!

Dicas de Colônia del Sacramento

Quando ir à Colônia del Sacramento

Colônia pode ser visitada em qualquer época do ano, já que tem um clima temperado. No verão, as temperaturas médias oscilam entre 22 e 30ºC. Já no inverno as temperaturas podem chegar aos 5ºC. Eu fui em Abril, o clima estava ameno, peguei um dia de calor, mas a noite era fresca. Já dá para levar um casaquinho nessa época!

 Dicas de Colônia del Sacramento

O que fazer em Colônia del Sacramento

O negócio lá é caminhar pelas ruas históricas, perder-se por seus charmosos becos, admirar o casario colonial muito bem preservado, e tropeçar nas ruas de paralelepípedos. Não precisa seguir mapa nenhum, é bem fácil explorar o centro histórico de Colônia del Sacramento. Um bom ponto de partida é a Puerta de la Ciudadela ou Portón de Campo, local onde você vai encontrar vestígios da antiga muralha que protegia Colônia dos invasores.

Dicas de Colônia del Sacramento

Dali passe pela Plaza Mayor, praça principal e que abriga alguns restaurantes e hotéis charmosos. Bem pertinho fica o Farol de 1857 que você pode subir. Ali estão também as ruínas do Convento de San Francisco de 1683. Há também vários pequenos museus no centro histórico, como o Museu dos Azulejos. Descubra restaurantes, lojinhas e tavernas que vendem vinhos, queijos e doces locais.

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

Alugue uma bike para ir até a Plaza de Toros, passando por toda a Rambla às margens do Rio da Prata. São aprox 6 km do centro, uma passeio que vale a pena.  Aluguei minha bike na loja Muña, que fica na Calle Ituzaingó 117. Tem a Thrifity também, mas a bike mais parece um outdoor para eles. ahaha

Dicas de Colônia del Sacramento

Reserve tempo também para visitar as galerias e lojinhas. Vale a pena!

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

Calle de los suspiros

A rua mais famosa é sem dúvida a Calle de los Suspiros. É uma das mais antigas ruas e está fechada para passagem de carros. Com pavimentação ainda original, de pedras e casinhas antigas e coloridas.

Dicas de Colônia del Sacramento

Existem muitas lendas sobre a origem do seu nome. Uma delas é que por ali, há muito tempo atras, passavam os condenados à morte, antes de serem fuzilados à beira do Rio da Prata. Outra teoria, também mórbida pero um pouco mais romântica, é que uma jovem, enquanto esperava seu amado, foi atacada por um mascarado, restando-lhe um último suspiro antes da morte. A lenda mais popular conta que antigamente nesta rua localizavam-se casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças quanto dos rapazes! Independente da origem (podendo ser até todas, porque não?) tenho certeza que você vai curtir passear por ali. No final da rua, o visual do Rio da Prata.

Gostando das dicas de Colônia del Sacramento? Compartilhe!

 Dicas de Colônia del Sacramento

Onde ficar em Colônia del Sacramento

Sem duvida uma das dicas de Colônia del Sacramento mais valiosas é ficar no centro histórico de Colônia del Sacramento. Eu fiquei no Hotel La Mission, bem de frente para a Plaza Mayor. É um hotelzinho bem pequeno com quartos charmosos e muito bem localizado. Café da manhã com doce de leite, croissants e sucos. Uma das minhas boas dicas de Colônia del Sacramento. Do porto até o hotel são 1,2km, 15 minutos de caminhada, dá para ir andando e já conhecendo a cidade.

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

Almocei num outro hotel top chamado Charco. Dá uma olhada lá e lembre-se de reservar seus hotéis aqui pelo blog! Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do blog e aproveita as melhores dicas de viagem totalmente gratis.

Booking.com

Onde Comer

Colônia é cheia de restaurantes bons e charmosos.

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

O que mais gostei sem dúvida foi o La Pipetuá, bem pertinho do Farol. Foi ali que fiqueis conversando com o Sr José Luiz Laport enquanto ele preparava um Paella sensacional. A paella é preparada num grande tacho de cobre na frente do restaurante ao ar livre. É impossível passar desapercebido. Os frutos do mar são em sua maioria importados e de grande qualidade. Saboreie com um vinho da uva tannat, a principal da indústria vinícola do Uruguai.

Dicas de Colônia del Sacramento

Dicas de Colônia del Sacramento

Não perca o sorvete na Sorveteria Calí, bem ao lado da muralha antiga, perto do portal da cidadela. Outra opção que é muito bem servida é almoço no Hotel Charco, à beira do Rio da Prata.

Gostaram das dicas de Colônia del Sacramento? Então deixe um comentário aqui embaixo para eu saber da sua visita ao blog! 🙂  E se tiver qualquer duvida tambem!

+ Vai combinar sua viagem com Buenos Aires? Veja dicas aqui.

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

Organize seu roteiro em Nusa Penida Continuando com o nosso roteiro em Nusa Penida veja aqui como foi o segundo dia na ilha. Passamos por lugares de tão lindos quanto o primeiro dia, por...
Entenda a cultura de Bali Muita gente procura Bali pelas paisagens lindíssimas da ilha, pelo surf e mergulho. Mas não deveria deixar de conhecer um pouco também sobre a espirit...
Os mais lindos templos em Bali Visitar os templos em Bali é um ótimo ponto de partida para compreender a cultura milenar do povo balinês, além de apreciar a arquitetura que é encant...
Roteiro de 15 dias pela Indonésia A Indonésia é um país-arquipélago enorme, são mais de 17 mil ilhas! Nesse artigo vou começar a contar sobre o roteiro de 15 dias pela Indonésia, e det...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *