Featured Video Play Icon

Dicas de Caye Caulker Belize

Caye Caulker é uma pequenina ilha em Belize, com ruas de areia, casinhas de madeira coloridas, piers e coqueirais. Mas não é só isso… ela tem um ritmo diferente, um “Go Slow” que move a ilha. A vibe é de “pura vida”, puras férias, é bem verdade que as pessoas deixam suas preocupações lá fora, e ali só querem andar descalças…

Caye Caulker, Belize

Os moradores locais (um tanto rastafáris, preciso dizer, mas tudo gente boníssima!!) saúdam os visitantes com alegria e fazem a honra da casa! Quando estiver lá aproveite para esquecer da correria, do relógio, tv nem pensar, compras de jeito nenhum… Concentre-se na beleza do mar, no dia de sol, na noite estrelada e nas pessoas bronzeadas que você conhecer por lá! <3

O que fazer em Caye Caulker

Mergulho submarimo

Na verdade Belize aconteceu justamente por conta do mergulho. Queria mergulhar no Blue Hole, um dos lugares mais cobiçados do mundo (já conto isso no próximo post, peraí!). Era a dobradinha perfeita com a Guatemala que eu tanto queria conhecer! Até vi outras opções como San Pedro ou Caye Ambergris, mas de cara me apaixonei por Caye Caulker.

+ Veja aqui como é o mergulho em Belize,

+ E aqui como é o mergulho no Blue Hole.

+ Veja aqui todo o meu roteiro pela Guatemala e Belize

Portanto, para mim, o que tem melhor pra fazer por lá é o mergulho! Belize tem a segunda maior barreira de corais depois da Austrália. Fiz mergulhos espetaculares com dezenas de tubarões, tartarugas, arraias, e muita vida marinha. Um paraíso subaquático que você mergulhador não pode perder. Viu o vídeo no inicio do post?

Praia, bares e tals…

É preciso saber que Caye Caulker não tem praias. A ilha é formada por recifes e manguezais. Tem até uma prainha na ponta norte que é chamada de “The Split” onde tem um dos melhores bares, o Lazy Lizard, e muita agitação durante todo o dia. O por do sol lá é lindíssimo e rola muita musica boa e gente bonita. A noite estava fechado, pelo menos quando eu fui.

Outra boa opção é fazer um sobrevoo no Blue Hole com a empresa aérea Tropic Air. Eu considerei fazer esse voo (o preço é salgadinho, na casa de 280 doletas) mas tentei antesfazer a foto com o meu drone (e consegui!) logo depois do mergulho. Vou detalhar tudo no próximo post, ok?

Blue hole Belize

Aproveite para fazer um snorkel tour com saída de barco. Há diversos ao longo da rua da praia e pelo que perguntei todos tem a qualidade parecida, preço e frequentam os melhores lugares. Escolha o que te parece melhor. Eu não fiz porque concentrei nos mergulhos scuba.

Melhor época para Caye Caulker

A melhor época para visitar é de janeiro a abril. Nessa época os preços estão mais salgados, porem chove menos. Fui em Janeiro e peguei algumas chuvas, mas que passavam rápido. 

Quantos dias ficar em Caye Caulker

Eu fiquei 4 noites mas confesso teria sido bom ter ficado mais uns 2 dias por conta do mergulho (e da vibe do lugar, é claro). Também não tive tempo de conhecer San pedro e tudo mais que tinha em Belize. Só fiquei mesmo em Caye Caulker.

+ Tem mais dicas de Belize no site do blog Vamos pra onde. Clica aqui.

Como chegar em Caye Caulker

Belize fica localizado no nordeste da América Central e faz fronteira com a Guatemala e com o México. Chegamos vindo da Guatemala, de ônibus da cidade de Flores / Santa Elena até Belize City. São 220km que fizemos em 5 horas de viagem. Na verdade são 4 horas + 1 para fazer o processo de imigração.

Na fronteira tivemos que descer do ônibus com todas as coisas (eu leva um montão entre material de mergulho, drone, cameras…) e fazer a imigração a pé. Raio x, passaporte, etc.

As passagens de ônibus comprei pela internet com antecedência e paguei por paypal através deste site aqui ou o email mundomayatravels@yahoo.com. Peça o onibus “Maya de Oro” que é um expresso e com conforto. O onibus foi vazio, deu para dormir bem e na volta ainda tem wifi até a Fronteira com a Guatemala.

Chegando em Belize o ônibus pára bem ao lado do terminal de barcos que vai para Caye Caulker e San Pedro (Belize water taxi). Não há necessidade de comprar o ticket antes (porque sai barco o tempo todo) mas se quiser pode fazer-lo por esse site aqui  ou conferir os horários. Rola uma filinha porque há sempre muito movimento, mas a espera é de no máximo 30 minutos. O barco demora 45 min para chegar em Caye Caulker, e depois segue para San Pedro.

Onde se hospedar em Caye Caulker

Há varios hoteizinhos e guest houses na orla da ilha (não tem hotel boutique ou rede grande de hotel, longe disso, e que bom!).  Eu fiquei no Hummimbirds Cabins, bem bonitinho mas um pouco longe do burburinho. Melhor ficar num lugar próximo ao porto de desembarque ou ao The Split. 

Booking.com

O que comer

Abuse das lagostas que tem preços ótimos. Já aguei aqui só de pensar no ceviche com a cerveja Belikin!

Se você de gosta de frutos do mar, Caye Caulker é o lugar! Peixes fresquíssimo e lagostas grelhadas na brasa! Hummm 

Comemos bem no The Magic Grill, cafe da manhã no “Happy Lobster” e happy hour no Sip n Dip e no Lazy Lizard.

Ultimas dicas de Caye Caulker

  • O idioma lá é o inglês, o único pais na América Central que não fala o espanhol (por conta da antiga colonização britânica).
  • Diferente da maioria dos outros países da América Central, Belize não é barato. Há opçoes de hospedagens em hostels e guest houses, mas os mergulhos por exemplo são caros.
  • Tem wifi liberado na maioria dos bares e restaurantes.
  • Brasileiros não precisam de visto para entrar em Belize. Na saída você vai pagar de 20 dólares americanos.
  • Não esqueça da vacina contra febre amarela, carteirinha internacional da Anvisa. 
  • A moeda oficial é o Dólar do Belize (BZD), mas o dólar americano é amplamente aceito na cotação de 2 para 1 (1,00BZD = US$0,50). Cartões de crédito também é bem aceito. 

É isso, no hurry, go slow and enjoy!

Se tiver alguma duvida, deixa um comentário aqui para mim. 

Um beijo e ótima viagem!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

O que fazer em Auckland em 2 dias Passei 2 dias em Auckland quando estava à caminho das paradisíacas ilhas do Pacífico Sul. Essa foi a minha segunda vez na Nova Zelândia. A primeira co...
O que fazer no Yosemite National Park Sem dúvida para todos que amam a natureza, fazer trilhas, respirar ar puro e gostam da vida selvagem o Yosemite deve estar na lista de lugares para se...
Trekking ao Vulcão Pacaya Estando em Antígua ou na cidade da Guatelama você não vai parar de admirar a paisagem cheia de vulcões. Os mais aventureiros (como eu) podem e devem p...
O incrível Mergulho em Belize Com quase 300 quilômetros de costa e mais de 400 ilhas, Belize tem a maior barreira de corais do hemisfério norte e a segunda maior do planeta. O merg...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em