Featured Video Play Icon

Muitas pessoas falam das praias de Bocas del Toro, mas a verdade é que elas não são muitas, nem espetaculares na minha opinião. Bocas del toro é um daqueles lugares que o conjunto agrada e que você vai gostando aos poucos, sabe? Esse post, junto com os outros que eu já escrevi, vai te ajudar e dar boas dicas de Bocas del Toro para você planejar a sua viagem.

Dicas de Bocas del Toro

Dicas de Bocas del Toro

O arquipélago fica no noroeste da República do Panamá, no encontro do Atlântico com o Mar do Caribe. Sua área do arquipélago é de 250 km2, e reúne nove ilhas, das quais destacaria 4 ou 5. E mais umas 300 ilhotas desabitadas chamadas cayos. Espere encontrar uma natureza virgem com extensos manguezais, rios, baías de golfinhos e praias desertas. Repare na biodiversidade formada por esses ecossistemas tão completos. 

O que fazer em Bocas del Toro em 3 dias

A ilha principal é a Cólon, onde está Bocas Town (que é bem pequenina) e o aeroporto. Sua população é cerca de 15 mil pessoas, enquanto a província inteira possui aproximadamente 125 mil habitantes.

Qual é a vibe de Bocas del Toro?

Bocas del Toro atrai não só pelas paisagens “natureza pura e crua”. Atrai também pela vibe mochileira, cool e relax desse paraíso recheado de palafitas coloridas. Não espere encontrar nada sofisticado. Diria que Bocas del Toro é rústica, descontraída e informal, procurada por surfistas e mochileiros que curtem as boas ondas e a natureza.

Dicas de Bocas del Toro

Como é o clima em Bocas del Toro

Essa é uma das mais importantes dicas de Bocas del Toro. Por conta da sua localização geográfica, em plena zona das florestas tropicais da América Central, tenho que te dizer…. chove bastante! Eu fui no final de março, uma época recomendada. Acompanhei a previsão do tempo por mais de um mês seguido e sinto dizer… a previsão era de chuva todos os dias! Como eu sofri por antecedencia… ahaha Mas chegando lá, até rolou umas chuvinhas, mas ocasionais, sem atrapalhar nenhum programa. Em vários momentos pegamos o tempo fechado mas não chegou a atrapalhar.

Dicas de Bocas del Toro

Dizem que a melhor época é de dezembro a março ou setembro/outubro. Eu fui em Março e acho que foi ok. Não programe o período de junho a agosto que é pleno verão no hemisfério norte. E claro a probabilidade de chuvas são bem maiores.

Onde ficar em Bocas del Toro

Escrevi um post contando sobre a experiência de ficar no Punta Caracol Acqua Lodge no link abaixo. Vale a pena se você quiser gastar um pouco mais! É um hotel único com cabanas de palafitas sobre as águas. Clica no link abaixo para conferir o post que eu escrevi:

+ Clica aqui para ver minha dica de onde ficar em Bocas del Toro.

Onde ficar em Bocas del Toro

O que fazer em Bocas del Toro

Fiz dois posts especiais com todas as dicas de Bocas del Toro : principais passeios, ilhas e praias num roteiro em 3 dias.

+ Cayo Zapatilla, a ilha virgem mais linda da região

+ Roteiro completo de 3 dias em Bocas del Toro

Cayo Zapatilla Bocas del Toro

Dinheiro no Panamá

A moeda do Panamá é o Balboa, mas na verdade eles usam o dólar americano como papel moeda. Você pode até receber algumas moedas Balboa como trocado, mas é raro. E olha, lá em Bocas não são todos os lugares que aceitam cartão de crédito, portanto leve dólares em cash.

Dicas de Bocas del Toro

Como chegar em Bocas del Toro

Normalmente o melhor trajeto (e custo mais barato) para chegar do Brasil ao Panamá é com a Copa Airlines, que tem partidas de várias cidades brasileiras. Se for via Avianca, terá uma parada ou conexão em Bogotá, Colômbia. Atenção: Pela Copa é possível usar milhas com o programa SMILES da Gol. Foi assim que eu viajei! 😊

Da Cidade do Panamá é possível chegar à Isla Colón de avião ou carro + barco.

Dicas de Bocas del Toro

De avião

Estando na Cidade do Panamá você pode pegar um voo com a Air Panamá que tem 2 a 3 voos diários e diretos, dependendo da temporada. Mas atenção eles saem do aeroporto doméstico Albrook (PAC – Albrook Airport) distante 35 a 45 minutos do aeroporto internacional de Tocumen. O voo para Bocas del Toro – Isla Colón (BOC) tem duração aprox. de 55 minutos. Compre sua passagem direto no site da Air Panama. A tarifa custa menos de US$ 100, ida e volta em aviões pequenos. Cheque pelo site os preços atualizados.

O Aeroporto Internacional de Bocas del Toro, na Isla Colón, fica localizado a oeste da cidade. Há taxis e transfers para os hotéis e outras ilhas no local.

De carro + barco

São 7 a 9 horas de estrada, saindo da Cidade do Panamá e um pouco menos se tiver saindo da Costa Rica. Chegando na cidade de Almirante, deixe seu carro no estacionamento. Há alguns perto das empresas de taxiboats que oferecem transporte de passageiros para a ilha. São duas a Taxi 25 e Bocas Marine Tours ao custos de US$ 5 por pessoa (não é necessária reserva prévia). O trajeto de barco dura aproximadamente 30 minutos.

Dicas de Bocas del Toro

 

Outras dicas de Bocas del Toro

+ Todos os passeios e ilhas de Bocas del Toro

+ Cayo Zapatilla, uma ilha imperdivel em Bocas

+ Onde ficar em Bocas del Toro

+ Veja aqui os posts de outros lugares na América Central, como Costa Rica, Belize e Guatemala.

Gostou das minhas dicas de Bocas del Toro? Se sim deixa um comentário aqui para eu saber da sua visita. E se tiver qualquer duvida também!

Um beijo e até a próxima trip!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Roteiro de 4 dias em El Calafate, Patagônia A região de El Calafate tem locais belíssimos para quem conhecer um pouco da Patagônia Argentina. Certamente vai ter oportunidade de admirar lá paisag...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *