Nesse artigo passo minhas dicas de Agra, uma das cidades mais visitadas da Índia. É bem provável que você também, no seu roteiro de viagem à Índia, seja a primeira vez ou não, inclua Agra. Simplesmente porque lá está o Taj Mahal, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Taj Mahal Agra

Mas, se é sua primeira vez, é bom alinhar as expectativas. Agra foi a cidade mais dura que eu visitei na Índia. Muita pobreza, sujeira e barulho. Mostra bem a uma face que muitos visitantes não querem ver. Mas não dá para ser seletivo. Visitar a Índia é isso. É preciso VER COM OLHOS DE VIAJANTE para entender melhor o país, sua cultura e sua situação. É justo isso, esses contrastes que te assolam, que torna a viagem tão marcante.

Agra India
Agra India

Explore Agra de coração aberto.

+ Para saber mais sobre o que esperar da sua viagem à Índia leia esse artigo aqui.

Dicas de Agra, Índia

Agra é a cidade mais difícil, mas é lá que está o monumento mais bonito!

Como chegar em Agra

Chegar em Agra é fácil de qualquer região da Índia, venha de avião, trem, carro ou ônibus. O aeroporto mais próximo de Agra é o Pandit Deen Dayal Upadhyay (Kheria airport), que fica a aproximadamente 8km da cidade.

Rodei a Índia de carro com motorista indiano por 7 dias no roteiro de Delhi, Agra e Jaipur. Além da possibilidade de absorver a cultura estando com um local por esses dias todos, rodar de carro o Triângulo dourado é bem cômodo. Além de ter um ótimo custo x benefício, o Khan (nome do motorista) é uma ótima pessoa. Deixo o contato dele aqui para quem quiser:

motorista na india

Contatos do motorista Khan: celular / whatsapp : +91 99 9905.8688 (fechei tudo por whatsapp). O site dele é o www.primeindiatravel.com. Se preferir email é o primeindiatravel786@gmail.com ou info@primeindiatravel.com

Coletando dicas de Agra ouvi falar bem também da opção de trem de Delhi para Agra com o trem Shatabdi Express que sai de Delhi às 6h e às 8h10 e retorna às 17h30 e às 21h15. A viagem leva em torno de duas horas e há uma opção executiva que inclui inclusive refeições. Para maiores informações, consulte a Indian Railway.

Quantos dias ficar em Agra

Eu passei 2 noites e 1,5 dia. Chegamos no final do dia, aproveitamos o dia seguinte inteiro e na manhã seguinte passamos em Fatehpur Sikri que já fica a 40km de Agra, no caminho para Jaipur.

Baby taj Agra

Pra fazer tudo em 1 dia é meio corrido. Se tiver tempo, sugiro que programe um dia e meio. A outra metade do dia provavelmente será utilizada nos deslocamentos da viagem, de Delhi ou Jaipur.

O que fazer em Agra em 1 dia

Há mais muito mais o que fazer em Agra além do Taj Mahal, afinal, a cidade foi capital do Império Mughal, que dominou a Índia entre os séculos 16 e 19.

Como o dia amanheceu muito fechado, com aquele nevoeiro característico dos meses de dezembro e janeiro, preferimos deixar o Taj Mahal pra parte da tarde e iniciamos o dia pelo Agra Fort. Dizem que o nascer do sol no Taj Mahal é fantástico, mas no meu dia não tive essa opção.

Taj Mahal Agra

Abaixo vou apenas listar os lugares que visitei em Agra com o link dos artigos detalhados, ok? Pega o link e vai lá! 😉

Inclua no seu roteiro em Agra:

  • Taj Mahal
  • Agra Fort
  • Baby Taj
  • Fatehpur Sikri

Onde ficar em Agra

Há opções para todos os gostos e bolsos. Nós optamos pelo Courtyard Marriott Agra que supostamente é um cinco estrelas, mas só se for pro padrão indiano. O hotel não é ruim, diria que ok, mas abaixo das expectativas. Tirei fotos do quarto e piscina e vocês vão achar que é bom, que estou sendo crítica demais. Não é isso. Não tenho frescuras. Só estou dizem que para o padrão Marriott estava deixando a desejar. E já tinha ouvido falar disso. No geral estava ok, mas no detalhe você vai perceber que eles possuem um padrão inferior se comparado com esses mesmos hotéis em outros lugares do mundo. Apenas uma observação.

Dicas de Agra

Então fica mais uma dica de Agra : escolha um hotel indicado e se possível que faça parte de redes hoteleira conceituada. Se assim já é complicado, não sei do resto…

Dicas de Agra

Agora se quiser ficar no hotel mais TOP escolha o Oberoi Amarvilas de Agra. Eu fui jantar lá um dia (dicas abaixo). É maravilhoso. Devia ter optado ficar lá, quis economizar…

Dicas de Agra
Oberoi Amarvilas Agra

Ah! Não esqueçam de fazer suas reservas de hotel, carro, seguro viagem, passagens, etc aqui pelo blog heim! Vocês pagam o mesmo preço e eu recebo uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog. 😉 Todas as opções de serviços estão na barra lateral do site. Obrigada!

Restaurantes em Agra

Para o almoço, entre uma visita e outra, paramos no Taj Palace (indicação do guia) que é um restaurante indiano familiar que fica bem na rua principal do comércio em Agra. Lá comi um franguinho grelhado (e apimentado) muito bom.

Dicas de Agra

Á noite tínhamos feito reserva para jantar num dos restaurantes do maravilhoso Oberoi Amarvillas Hotel. Provavelmente o melhor restaurante de Agra. Faça reserva antecipada. A comida e serviço são maravilhosos. Peça a menu degustação que vem de tudo um pouco. O couvert também muito gostoso, geléias apimentadas com pãezinhos. A sobremesa nem se fala.. Tem que ir e experimentar.

Oberoi Agra
Oberoi Agra
Oberoi Agra

Espero que tenham aproveitado minhas dicas de Agra. Não deixem de conferir os artigos onde descrevo cada um dos lugares que visitei, ok? E se tiver qualquer duvida só deixar um comentário aqui abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *