Destino pra quem busca muito contato com a natureza, a Praia do Rosa também é um reduto de surfistas e gente com alto astral. Foram só 3 dias, num feriado emendado, mas deu pra aproveitar bastante. Nesse artigo conto aqui minhas dicas da Praia do Rosa, incluindo onde ficar, como chegar e o que fazer na região. Bora lá?!

dicas da praia do rosa

Só pra começar… a Praia do Rosa está listada entre as “10 baías mais bonitas do Brasil” e foi considerada pelo The Guardian como um dos “7 paraísos escondidos no mundo”. Não podemos deixar de conhecer né?!

Quinta do bucanero
Praia do Rosa

Quando ir para a Praia do Rosa

A alta temporada é o verão, claro, que vai de dezembro a março. É quando a vila fica ainda mais cheia, principalmente no final do ano. Aliás, o réveillon no Rosa já é um dos mais famosos do país. Bom saber também que essa época tem mais probabilidade de pancadas de chuva, e que as pousadas ficam mais caras. Ah, e os estacionamentos mais concorridos. Verão, né?

Praia do Rosa

Eu fui bem num feriado em janeiro, dei sorte. Não peguei chuva, aliás o tempo estava maravilhoso, com sol e um calor agradável. Aposto que foi porque viajei com minha amiga Carol, que sempre me dá sorte com o tempo! Mas, se não quiser arriscar, e pegar a Praia do Rosa com menos gente, menor calor e com menos chances de chuva, vale a pena ir em abril, no início do outono.

amigas viajantes

Agora se você quiser avistar as baleias francas que passam pela região a melhor época é de julho a novembro. É possível inclusive vê-las de cima dos costões, das pousadas e dos restaurantes que ficam em cima das falésias com vista panorâmica para o mar.

quinta do bucanero

Como chegar na Praia do Rosa

Saí do Rio de Janeiro num voo da Gol num sábado de manhã bem cedo. Antes das 10hs da manhã já estava aterrizando no aeroporto de Floripa, que aliás está novinho depois das obras de expansão e reforma.

aeroporto novo de floripa

Do aeroporto à praia do Rosa são aprox. 100kms, +/- 1h e 30m de viagem. Alugamos o carro com antecedência pela RentCars (lembre de usar o link do blog) e rumamos pro sul de Santa Catarina. A Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba, cidade vizinha, Garopaba. Para chegar lá pegue a BR-101 até SC-434 em Araçatuba, depois a saída 273 até chegar à Estrada Geral do Rosa, que é o acesso principal à Praia do Rosa. A estradinha vai dar na região do Rosa Norte.

aluguel de carro

Ah! No caminho, na altura de Paulo Lopes, cerca de 30km antes de chegar na Praia do Rosa, fica o Queijo com Sotaque, a queijaria da Elisabeth Schober, uma francesa que era produtora de queijos em Toulouse e se apaixonou por Santa Catarina. Agora ela vive ali, pertinho da Praia do Rosa, produzindo mais de 15 tipos de queijos deliciosos. Não deixe de prestigiar!

Queijo com sotaque

Onde se hospedar

É verdade, a Praia do Rosa tem várias boas pousadas. Fiquei numa das melhores, senão a melhor a opção. Super bem localizada, a Quinta do Bucanero fica de frente para a rua principal do vilarejo, mas ao mesmo tempo com uma vista de tirar o folego. No alto da falésia, de frente para o mar!

quinta do bucanero

Chegamos ali e ficamos encantadas. Sentimos logo o luxo despretensioso do lugar, que faz parte da associação de hotéis Roteiros de Charme, e já recebeu inclusive o título de melhor pousada do ano pelo Guia 4 rodas.

quinta do bucanero

São 12 apartamentos que oferecem conforto e todas conveniências que você precisa para aproveitar férias ou final de semana. Todos os apartamentos tem vista mar e são cercados pela mata atlântica que está muito bem preservada ali. O acesso à praia é feito por um caminho exclusivo de 150 metros por uma trilha entre a mata nativa. Dali do pier da pousada você pode pegar um barquinho e atravessar a Lagoa do Meio até a areia, ou fazer a trilha que circunda a lagoa por aprox. 500m. Na dúvida, faça os dois!

quinta do bucanero
praia do rosa

São 17 mil metros quadrados de área verde na Quinta do Bucanero, com várias opções de bem-estar como piscina, jacuzzi, academia e restaurante.

quinta do bucanero
quinta do bucanero

Acomodações da Quinta do Bucanero

Nosso apartamento era uma graça, com varanda e vista mar como todo os outros. São vários tipos de apartamentos: apartamentos luxo, apartamentos master e duas super suítes de luxo, a Casa mar e a Casa Terra, com 100 metros quadrados cada uma.

quinta do bucanero
quinta do bucanero

As comodidades do quarto incluem ar split, TV LCD com canais SKY, wifi bom, frigobar, cofre, roupões, amenities e tudo mais que você possa imaginar. Não posso deixar de falar na cama com dossel e aqueles muitos travesseiros de pluma!  A noite o serviço de abertura de camas com bombons e bilhetinhos de boa noite. <3

quinta do bucanero
quinta do bucanero

E o café da manhã?! Imperdível….

dicas da praia do rosa

O que fazer na Praia do Rosa

Coisa pra fazer na Praia do Rosa não falta. Depende da sua disposição. Tem surf, trilhas à várias praias lindas e desertas, um centrinho charmoso e movimentado, lojinhas e a boa vida dos hotéis boutiques. Além de estar, é claro, bem perto de Garopaba, onde tem boas praias também e restaurantes para comer peixes frescos e frutos do mar.

dicas da praia do rosa

A Praia do Rosa é dividida entre Rosa Norte e Rosa Sul, que, aliás, são bem diferentes. Nosso hotel ficava justo na frente da Lagoa do Meio, que divide as duas áreas, um local de muito contato com a natureza.

dicas da praia do rosa

No Rosa Sul, tem mais restaurantes, escolinhas de surf, cadeiras na areia da praia e bastante movimento, com mais famílias e crianças na areia. Não deixe de percorrer a trilha pelo costão sul e passar pelo portinho e assistir o pôr do sol da lagoa do Ibirapuera. Ali perto fica a Praia do Luz, que também tem um belíssimo visual, principalmente do alto do morro. Ao lado dela está a Praia da Barra.

dicas da praia do rosa

Do lado da Rosa norte tem a Praia Vermelha, a Praia do Ouvidor, a Praia da Barra, a Praia da Ferrugem e a Praia do Silveira. Praias mais desertas, com ondas, sem estrutura e frequentadas principalmente por surfistas.

E aí, curtindo as dicas da Praia do Rosa? Se tiver alguma pergunta, deixa um cometário aqui abaixo, logo ao final do artigo.

dicas da praia do rosa

Trilha da Praia Vermelha

Um das coisa que mais gostamos foi fazer a trilha da Praia Vermelha. Faz também, é bem sinalizada, não tem como se perder. Se percorre a trilha em aprox 1h, e tem grau de dificuldade leve a moderado. Não pela extensão, mas sim pelas subidas e descidas, pois é preciso atravessar várias encostas rochosas. Mas não deixe de ir, vai parando, tiraando fotos, descansando, e no final dê aquele mergulho.

trilha praia vermelha SC
trilha praia vermelha SC

Na primeira parte o costão é todo recortado, com fendas nas pedras, um contraste lindo com o oceano azul. Ótimo local para uma parada pra contemplar a paisagem.

dicas da praia do rosa

Na segunda parte da trilha você verá mais da mata nativa até chegar à beira da praia que se encontra totalmente preservada. Pouquíssimas pessoas, pode apostar.

trilha praia vermelha SC
trilha praia vermelha SC

Se quiser andar mais, siga a trilha até a Praia do Ouvidor.

A noite na Praia do do Rosa

A noite na praia do Rosa é tão agitada quanto o dia. Os lugares mais badalados do centrinho do Rosa à noite são o Bukit, o Aloha e o Tigre Asiático, pra quem gosta de comida asiática. Deixe o Beleza Pura Cosmic Bar par depois da meia-noite, já que lá tem é onde rola o clima de festa, com música boa e um bar com vários drinks diferenciados.

noite na praia do rosa

Espero que tenham curtido minhas dicas da Praia do Rosa. Se curtiu deixe seu comentário e não esqueça de fazer as reservas de hotel, aluguel de carro, seguro viagem e etc pelo links do blog. No menu “Organize sua Viagem” na página principal tem a lista de serviços oferecidos.

Obrigada pela visita, volte sempre! 😉

Flávia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *