A Praia de Pipa, que já foi considerada pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, pertence ao município de Tibau do Sul e fica no litoral sul do Rio Grande do Norte.  Veja nesse post todas as minhas dicas da Praia da Pipa para você aproveitar ao máximo sua viagem.

A vila da Praia de Pipa, com seus 200 anos, era até pouco tempo atrás um vilarejo de pescadores. Começou a ficar famosa nos anos 80 com os surfistas que invadiram as Praia do Amor e do Madeiro, consideradas um dos melhores picos de surf de todo o nordeste. Hoje a região da Praia da Pipa transformou-se num balneário cheio de charme, com boa infraestrutura de pousadas e restaurantes, mas sem perder suas raízes. A “avenida” Baía dos Golfinhos, no centrinho, está repleta de lojinhas coloridas, e seus barzinhos se transformam à noite, onde todos se encontram.

Dicas da Praia da Pipa

A região começa na Barra do Cunhaú, passa por Sibaúma, Praia das Minas, pela Praia do Amor, a própria Praia do centro – na vila de Pipa, Baia dos Golfinhos, Praia do Madeiro, Cacimbinhas, Praia do Giz, e termina na Barra da Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul. Tem muito o que conhecer, de ponta a ponta!

Praia da Pipa

São todas praias de águas mornas, cheias de recifes de corais, emolduradas por falésias coloridas e mata atlântica, lindo de se avistar do mar! Dominando a paisagem da região ainda encontramos dunas branquíssimas, enseadas e despenhadeiros. Estonteante a beleza do lugar!

Mas o paraíso não se resume às belezas naturais, há muita aventura para curtir na região também. Passei quatro dias intensos e inesquecíveis com a programação que o pessoal da Pipa Aventura preparou para mim. Obrigada pela parceria Pipa Aventura! Adorei tanto que preparei um post só para contar isso! Só clicar aqui.

Pipa Aventura

Andamos de quadriciclo nas dunas, de SUP no rio Catu, de Camaro amarelo por estradas off-road, voei de tirolesa sob a Mata Atlântica, passeei de lancha para ver os golfinhos (e vi!), de bike até os mirantes das falésias, me estabaquei de sandboard nas dunas, e ainda fui embora devendo o kaiak, o SUP na lagoa de Cunhau, o windsurf, o kitesurf, as trilhas no Santuário Ecológico e um passeio de buggy! Mas isso é bom, assim terei que voltar e depois contar aqui mais dicas da Praia da Pipa. |o/

Um pouco da História

Foram os índios potiguares os primeiros habitantes da região, uma civilização infelizmente desaparecida, que deram o nome “Tibau do Sul” ao município que pertence a Praia da Pipa. Sua origem indígena significa “entre duas águas”, pois a região divide-se entre a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico.

Após o descobrimento, franceses, holandeses e portugueses disputaram esse território durante séculos para explorar suas riquezas, principalmente madeira nobre e pau-brasil.

Foi chamada de “Orotapiry” que significa em tupi “aldeia do homem branco”, depois de “Itacoatiara”, que significa “pedra principal de cor amarelada” e “Ponta do Cabo Verde”. Mas o nome que pegou mesmo foi “Pipa” que tem origem no fato dos portugueses atracarem suas embarcações na Pedra do Moleque (situada no ponto mais extremo da praia dos Afogados, abaixo do Chapadão) que tem formato de um barril de cachaça, também chamado de “Pipa” em Portugal.

A “Ponta do Madeiro” tem também nome “histórico”, da época dos portugueses, devido à uma tora de madeira que ficou encalhada nos arrecifes à beira daquelas imponentes falésias.

Como chegar na Praia da Pipa

Cheguei de avião no aeroporto de Natal e optei por não alugar um carro pois meu voo chegava de madrugada e não queria dirigir tarde da noite. Foi bom porque não vi realmente necessidade do carro na Praia da Pipa. Além de ter me hospedado no centro, minha programação incluía usar bike, quadriciclos, e o 4×4 “Camaro Amarelo”.

praia-da-pipa- - 1

Pra quem vai ficar fora do centro o aluguel do carro pode ser avaliado, mas ainda assim estacionar vai ser um problema. Tem locadoras de carro no centro!

Minha pousada agendou um transfer a partir do aeroporto de Natal até a Praia da Pipa (85km) por R$ 200. Eram 2:30h da manhã, deitei no banco de trás e acordei 1,5 hora depois já em Pipa. Se vc não quiser um transfer exclusivo, fique tranquilo, que há muito oferta de todos os tipos por lá! Além da opção de chegar por Natal, você pode chegar pelo aeroporto de João Pessoa. São 138 km até Pipa, mais ou menos 2 horas de viagem (custo do taxi R$ 300). Vindo de Recife de carro, são 254Km pela BR 101 e RN 003, uma viagem que vai levar em média 3-4 horas.

Continue lendo, tem mais dicas da Praia da Pipa abaixo.

Quando ir à Praia da Pipa

O nordeste como um todo não tem baixa temporada… São 300 dias de sol por ano!! Afinal estamos bem perto do Equador, com temperatura média de 28 graus. Olha que maravilha! Mesmo no “inverno”, as noites mais frias ficam em torno dos 22 graus…

Praia da Pipa

O período de pico começa em outubro com o FLIPIPA, a feira literária da Praia de Pipa. Essa época coincide com a proximidade do verão que vai até março. De abril a junho a probabilidade de chuva na região aumenta, mas não chega a atrapalhar. Eu fui bem nessa época e a chuva passou rápido! Vejam o video!

Onde Ficar na Praia da Pipa

Eu optaria por ficar no centro, sem dúvida. Mais prático e perto dos restaurantes e animados bares. Assim você evita ter que alugar carro e se preocupar com estacionamento e tráfego.

Se procura um hotel boutique não deixe de conhecer o Marlins, uma graça de lugar, com uma infra de primeira, piscina com borda infinita, beach service, e restaurante com vista do mar. A decoração nos mínimos detalhes.

Praia da Pipa

Outra opção top é a Toca da Coruja, que não cheguei a conhecer mais ouvi muito bem.  Uma outra opção mais “budget” é a Pousada Oasis, bem no centro e a Domus Paua na Praia do Amor. Todas as opções podem ser encontradas no Booking.com. Nao esqueça de usar a caixa de pesquisa do site, assim você ajuda o blog pagando exatamente o mesmo preço.

Gostaram das minhas dicas da Praia da Pipa? Tem mais… Clica aqui! 

E uma ótima viagem!

Flavia Ribeiro

 

 

 

 

 

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *