Dicas da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abriga a maior porção de cerrado contínuo do mundo, são 65 mil hectares de planaltos, veredas e chapadas. São mais de 300 cachoeiras na região, rios cristalinos, paredões de pedra, cânions e cavernas. Mas não é só a geografia que encanta. A fauna e flora também é rica. As flores do cerrado são lindas e a fauna repleta de veados, lobos guarás, onças pintadas, e aves como araras, gaviões e tucanos. O nome, inclusive, vem da grande quantidade de veados campeiros que habitam a região. Veja nesse post as melhores dicas da Chapada dos Veadeiros, tudo para você planejar sua viagem.

Dicas da Chapada dos Veadeiros

Dicas da Chapada dos Veadeiros

Como Chegar na Chapada dos Veadeiros

Localizada no Nordeste do estado de Goiás, o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília, Presidente Juscelino Kubitschek, que recebe voos nacionais e internacionais.

Alto Paraíso, a principal porta da Chapada dos Veadeiros, fica a 240km de Brasília (aprox. 3 horas de viagem), numa estrada com asfalto bom e sinalizada. Goiânia fica a 440 km.

Alto Paraiso Veadeiros

Como Explorar a Chapada

Não é imprescindível, mas um carro 4×4 é altamente recomendável para chegar a alguns lugares na Chapada. Eu viajei com a Company Ourique, a agência com quem também viajei pelo Jalapão. Eles tem um roteiro de 4 dias, passando pelas principais atrações da Chapada. O pacote que inclui hospedagem, transporte, alimentação, entrada nos lugares e guia, tem bom custo benefício. 

Company Ourique

Nesses roteiros off-roads acho bem mais prático e confortável pegar um pacote desses. Principalmente se você tem pouco tempo e quer conhecer várias atrações da Chapada. Outra vantagem é que eles pegam e deixam em Brasília – DF , onde a passagem de avião é mais barata. Recomendo a Ourique, e já tenho planos para viajar com eles para outros destinos pelo Brasil.

+ Veja o roteiro completo de 4 dias pelas Chapada dos Veadeiros aqui.

Para entrar em contato com a Ourique mande mensagem para o Whats 63 99982-0404.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

São 8 municípios que formam a Chapada: Campos Belos, São João D’Aliança, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma e Teresina de Goiás. Sendo os mais famosos Alto Paraíso de Goiás, a vila de São Jorge e Cavalcante, que fica a 90km ao norte de Alto Paraíso.

Mapa da Chapada dos Veadeiros

Nós ficamos uma noite em Teresina de Goiás, que fica perto de Cavalcante, e duas noites na Vila de São Jorge.

+ Veja mais sobre São Jorge nesse post aqui.

Dicas da Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso

Alto Paraíso é a maior cidade da região. Nela você vai encontrar mais opções de hospedagem e melhores preços. A cidade é uma boa base para explorar a maioria das atrações da Chapada graças por conta de sua localização privilegiada, a menos de 40km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e 90km de Cavalcante. O agito acontece na rua principal que reúne lojinhas, bares e restaurantes. O barzinho mais movimentado é o Vendinha 1961 (prove o pastel!!). Tem banco Itau em Alto Paraíso, mas não costuma ter muito dinheiro disponível rs

Vale da Lua

São Jorge

Adorei ter me hospedado na vila de São Jorge. Com chão de terra, o vilarejo parece preservar ainda características autenticas, e lá o contato com a natureza é mais intenso. Cheio de pousadas charmosas, alguns bares e restaurantes, São Jorge é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

+ Veja aqui tudo sobre São Jorge

+Veja aqui tudo sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

São Jorge Veadeiros

Cavalcante

É nessa cidade que fica a belíssima Cachoeira de Santa Bárbara, uma das mais procuradas da região. Cavalcante fica a 90km de Alto Paraíso e a 120km de São Jorge. É ali que está a Comunidade Quilombo Kalunga, que cuida da famosa cachoeira Santa Bárbara.

Quem gosta de pedalar vai encontrar na região uma série de trilhas boas para bike. Cavalcante possui uma estrutura básica de pousadas e restaurantes.

Dicas da Chapada dos Veadeiros

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

Como falei são mais de 300 cachoeiras na região da Chapada dos Veadeiros. É tanta opção que fica difícil escolher! Algumas estão no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e outras em propriedades particulares, que é cobrada um valor de entrada.

+ Veja nesse post aqui o que fazer e mais dicas da Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

Melhor época para visitar a Chapada 

A Chapada dos veadeiros recebe viajantes durante o ano inteiro. Com tantas opções existem passeios que são melhores na época seca e outros na época de chuva. As Cataratas dos Couros, por exemplo, ficam intransitáveis com chuva, já as Loquinhas e a cachoeira do Abismo ficam ralas demais no período de seca. Para cada época existe um roteiro apropriado.

Também existem “duas primaveras” no Cerrado, quando os campos ficam mais floridos. A primeira fase acontece entre abril e maio, e a segunda entre setembro/outubro. Lindo, lindo!

A estação seca vai de abril a outubro, quando a temperatura média é de 24 a 26ºC. Chove pouco nessa época e as águas ficam mais cristalinas.

A estação chuvosa ocorre de outubro a março. Nessa época as cachoeiras estão com maior fluxo mas o passeio fica mais perigoso por conta das trombas d´águas. É recomendável estar sempre com guia nessa época.

Uma das mais valiosas dicas da Chapada dos Veadeiros é: evite ir em feriados ou alta temporada, pois a Chapada foi descoberta e fica bem cheia nessa época. 

Fila pra entrar na Cachoeira Santa Barbára

Onde Comer na Chapada dos Veadeiros

Em São Jorge experimente a pizza de abobrinha com gorgonzola na Pizzaria Capadoccia. Vá também jantar na Risoteria Santo Cerrado. Agora, o ponto alto fica com a comida caseira da Dona Eleusa, restaurante perto da Cachoeira dos Couros. Arroz, feijão, bifinho, mandioca frita, abóbora, salada… Tudo de bom!

Dicas da Chapada dos Veadeiros

Últimas dicas da Chapada dos Veadeiros

  • Use sempre tênis ou bota de trilhas.
  • Leve água e lanches. O clima é muito seco, manter-se hidratado é essencial.
  • Na mochila leve sempre protetor solar e repelentes.
  • Leve o lixo que você gerou com você. Não deixe de jeito nenhum na natureza, nem mesmo uma casca de fruta.
  • Vacine-se contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência à sua viagem.
  • O telefone celular pega mal, e não é todo lugar que tem wi-fi que funciona.
  • Cartões de crédito e débito são pouco aceitos. É melhor levar dinheiro.
  • A temperatura da água não é tão agradável como no Jalapão. Mais fria… 
  • Programe-se para acordar cedo todos os dias! É melhor chegar antes de todo mundo, se não vai pegar as cachoeiras cheias. 

Gostou das minhas dicas da Chapada dos Veadeiros? Então deixa um comentário aqui para eu saber da sua visita! 🙂 

Um beijo e até a proxima trip.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *