Esse artigo conta sobre o meu trekking à Palccoyo Rainbow Mountain, a montanha arco íris no Peru. Fiz essa caminhada por esse novo acesso, uma região diferente de Vinicunca, bem menos cansativa (pra não dizer “menos sofrida”). Conto aqui nesse artigo minhas dicas sobre o trekking por Palccoyo , uma experiência recomendada para viajantes que gostam de descobrir novos destinos e estar em contato com a natureza. Bora conferir?

Palccoyo Rainbow Mountain

Descobri Palccoyo por sorte. Eu já tinha comprado a passagem quando vi que precisava de pelo menos 3 dias de aclimatação em Cusco antes de enfrentar tamanha altitude. Problema era que eu não tinha esses dias, já que estava indo num feriadão bate e volta. Tinha só 1 dia e meio pra aclimatar, já que tinha decidido ficar um dia antes em Lima para uma orgia gastronômio (que contarei em outro artigo). Aí, pesquisando na internet, descobri que havia uma alternativa! UFA!! Palccoyo Rainbow Mountain era a solução perfeita por ser uma caminhada mais fácil, com menor exigência de esforço físico, necessitava menor período de aclimatação. Outras duas vantagens que logo descobri foram o menor número de visitantes por dia, por ser um acesso novo e a possibilidade de ver 3 montanhas coloridas ao invés de 1 como em Vinicunca.

Problemas com altitude

A caminhada em altitude é sempre um desafio que pode causar problemas para algumas pessoas. Eu passei por um aperto em La Paz, na Bolívia, quando estava indo para o Salar de Uyuni.

Apesar de Palccoyo ser mais fácil que Vinicunca, a aclimatação em Cusco é sempre recomendada. No mínimo 1 dia. Na verdade, já é preciso aclimatar pra própria cidade de Cusco que está à 3.400 metros de altitude. Quem chega de avião não tem jeito. Leva um choque de cara. A recomendação é descansar as primeiras horas. Não beber álcool, não correr.

Palccoyo Rainbow Mountain

Eu vou contar mais sobre os sintomas e o que fazer pra evitar o mal de altitude nesse post aqui.

Montanha de sete cores

As camadas estratificadas que formam o arco-íris das montanhas são feitas de uma granulação fina de arenito que tem grande quantidade de ferro e outros minerais. Esse processo de mineralização é que dá cor às montanhas coloridas como Palccoyo e Vinicunca, esculpidas há milhões de anos. Além da atração natural, essas montanhas também são habitat natural para vários tipos de animais, como lhamas, alpacas, vicunhas, condores e muito mais.

Palccoyo Rainbow Mountain

Palccoyo Rainbow Mountain

Palccoyo está localizada 128km a sudeste de Cusco, a uma curta distância do pico nevado Ausangate, na Cordilheira dos Andes do Peru. A região pertence ao distrito de Checacupe, província de Canchis a 4900m de altitude.

Killa Expeditions

Como chegar a Palccoyo

A melhor maneira de chegar à Palccoyo Rainbow Mountain é através de uma agência de turismo, contratados no Centro Histórico de Cusco. Há passeios de 1 dia inteiro ou até caminhadas de 1 semana. Há várias opções para escolher.

Mas também é possível visitar o Cerro Colorado por conta própria. Para fazer isso, você só tem que viajar para a cidade de Checacupe, onde pode comprar os ingressos de acesso. Não tenho muito mais informações porque não foi a forma que escolhi viajar. Preferi a comodidade de uma agência com guia e que levava oxigênio para a altura!

Peru Rainbow Mountain

Nós escolhemos a Killa Expeditions que tem uma equipe especializada para esta viagem, com guia motorista, carro 4×4, ingressos e comida incluída. Você pode contratar o tour diretamente pelo site deles. Para ver os preços e todos os tours oferecidos, clique aqui.

Palccoyo Rainbow Mountain

Tour com Killa Expeditions

A viagem de Cusco até Palccoyo dura de 3 horas de carro. Saímos as 4h30 da manhã num carro 4×4 com guia e motorista num tour privado para mim e para minha amiga Patrícia. Achamos muito simpático da Killa Expeditions que mandou umas mantas para o conforto da nossa viagem. Era final de junho, e já estava bastante frio, ainda mais na madrugada.

Peru rainbow Mountain

Chegamos em Palccoyo rainbow mountain antes das 8h da manhã quando nos foi oferecido um café da manhã. Logo iniciamos uma caminhada de 45 minutos até o mirante onde se vê os três picos de montanhas de arco-íris e parcialmente o glacial de Ausangate.

Use roupas confortáveis para o trekking e vista-se em camadas, preparando-se para o frio. Não esqueça protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu, câmera fotográfica e um dinheiro extra em moeda local (Soles). O tour termina por volta das 18hs e a Killa Expeditions te deixa no seu hotel.

A Ponte Inca

Esse day tour da Killa Expeditions inclui a passagem pela única ponte Inca remanescente em todo Peru. A ponte Q’eswachaka, suspensa sob o rio Apurímac, é feita de uma corda de capim tecida à mão. Em 2013 ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Olha isso! Surreal!

Ponte Inca Peru

Todos os anos essa ponte é derrubada e uma nova é erguida para dar segurança que o material está sempre em boas condições. Nenhum outro material, ferramenta ou maquinário é usado para a reconstrução da ponte. Apenas capim e mão de obra humana, numa tradição seguida há pelo menos 600 anos por muitas gerações.

+ Conheça aqui a história do Império Inca!

A reconstrução da ponte Q’eswachaka termina com uma celebração com comida e música no segundo domingo de junho de cada ano. No passado a ponte ligava as cidades e vilas mais importantes do Império Inca, sendo considerado um exemplo da engenharia inca. Elas eram usadas principalmente pelos Chasquis, os mensageiros que corriam para entregar mensagens por todo o império Inca.

Palccoyo ou Vinicunca?

Não conheço Vinicunca para fazer uma comparação real, mas pelo que pesquisei vi que Palccoyo leva vantagem porque é mais fácil e, ao invés de uma única montanha arco-íris, ela tem três. Mas em termos de fotos acho que Vinicunca ganha.

Imperio Inca

Palccoyo está a 4.900 metros acima do nível do mar e Vinicunca a 5.200 metros. A caminhada de Palccoyo leva 1 a 2h aprox ( para ida e volta), enquanto para chegar ao topo de Vinicunca a caminhada é de 5 a 6h aprox (ida e volta), num grau de dificuldade bem mais alto.

Deixe aqui nos comentários sua opinião sobre qual é a melhor se você já foi ou qual pretende ir, ok?

Instagram-Viagens

Clima e melhor época para visitar

A melhor época para visitar Palccoyo Rainbow Mountain é durante a estação seca (abril a outubro). Nesses meses as chuvas ocorrem com muito menos frequência, mas o clima frio é mais frio. Devido à sua proximidade com o Ausangate, a temperatura pode cair abaixo de 0 ° C, e por isso no auge do inverno as montanhas podem estar cobertas de neve.

Espero ter ajudado com as dicas de Palccoyo Rainbow Mountain. Qualquer duvida, deixe um comentário aqui abaixo.

+ Veja aqui todos os posts das minhas viagens ao Peru

Obrigada pela visita, volte sempre!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *