castelo real de amboise vale do loire

A história desse castelo real muitas vezes se confunde com a história da própria França. Reconhecido como a primeira referência arquitetônica da Renascença do Vale do Loire, o Castelo Real de Amboise foi a última fortaleza medieval da França. Descubra aqui nesse artigo essa história e mais dicas para sua viagem ao Vale do Rio Loire, região tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

castelo real de amboise

O Castelo Real de Amboise

Cercado por muralhas, o castelo real de Amboise fica em cima de uma rocha imensa, às margens do maior rio da França.  Faz parte da lista dos maiores monumentos históricos da França desde 1840.

Muitos reis passaram por esse castelo e alguns viveram lá, como o jovem rei Francisco I que reinou de 1515 a 1547 e revezava sua estadia entre Amboise e o Castelo Real de Blois. Durante a visita ao castelo real é possível conhecer os aposentos reais, as coleções de arte e mobiliário gótico e renascentista.

castelo real de amboise

castelo real de amboise

Berço do renascimento francês nos séculos XV e XVI, a Corte de Amboise também atraiu muitos eruditos e artistas. No decorrer dos séculos, muitos personagens famosos passaram por ali como o imperador Carlos V, o rei Luís XIV, o rei da Espanha Filipe V, o imperador Napoleão III e o Emir Abd el-Kader, dirigiu a luta contra os franceses na Argélia. No século XVII foi transformado em prisão. Hoje é de propriedade do Conde de Paris, herdeiro do rei Luís Felipe.

castelo real de amboise

Leonardo da Vinci em Amboise

O rei Francisco I voltou da península italiana encantado com os trabalhos de Leonardo da Vinci e o convidou para juntar-se à corte francesa. Ele chegou em Amboise com 64 anos e foi alojado no pequeno castelo do Clos Lucé. Recebia uma rica pensão de 700 escudos de ouro por ano. Acabou virando o primeiro pintor, arquiteto e engenheiro do rei.

castelo real de amboise

Ali Leonardo Da Vinci inventou muitas coisas pelas quais é reconhecido até hoje. Ele também ajudava na organização das festas e nos eventos do rei. Inclusive foi numa dessas festas que ele usou pela primeira vez fogos de artifício, nunca vistos na França antes. Pensa nisso…. Da Vinci dedicou seu tempo principalmente nas área de urbanismo, arquitetura e engenharia. Veja mais desse gênio no artigo sobre o Castelo de Chambord.

castelo real de amboise

Para saber mais de Leonardo da Vinci, não deixe de visitar o Castelo de Clos Lucé que fica a 400 metros do Chateau Royal. Ali sepode ver protótipos e maquetes das invenções do gênio Da Vinci. Ali Leonardo da Vinci viveu pelos seus três últimos anos de vida. Em 2019 será comemorado 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Ele morreu no dia 2 de maio de 1519 e foi sepultado segundo sua vontade no convento da igreja de Saint-Florentin. Seus ossos foram transferidos no século XIX para a capela Saint-Hubert, que é uma pequena construção gótica do século 15 que fica nos jardins do castelo. Saint Hubert é patrono dos caçadores, uma das atividades mais comuns do Vale do Loire na época.

castelo real de amboise

castelo real de amboise

Visitas ao castelo de Amboise

O castelo real de Amboise fica aberto todos os dias do ano, exceto em 1º de janeiro e 25 de dezembro. Importante atentar que a recepção fecha para a hora do almoço. Então fique atento pois não é possível ingressar nem devolver os áudio guides alugados. Funciona das 9h-12h30 e das 14h-16h45.

Mediante agendamento é possível fazer uma visita guiada que percorre as passagens subterrâneas labirínticas da fortaleza medieval. Também se explora a base da muralha sob a Torre Garçonnet construída no século XV sob as ordens de Luís XI. Imagina que legal?!

castelo real de amboise

Como chegar ao Castelo de Amboise

Amboise fica a 226 km de Paris pela autoestrada A10, com pedágios. Use a saída Amboise.

De Tour para Amboise sçao paenas 25 km, 30 minutos pela D751.

Pode chegar também pela autoroute A28. Siga na direção sul para Tours sul e use a saída Bléré Amboise Chenonceau. Pela A31 siga o sentido Amboise. De trem TGV no sentido Tours-Saint-Pierre-des-Corps.

Ficamos hospedados num castelo bem pertinho da cidade que eu conto nos próximos artigos. Uma experiência imperdível no Vale do Loire.

Continue lendo

+ Roteiro de 3 dias no Vale do Loire

+ Dicas essenciais para organizar sua viagem ao Vale do Loire

+ Descubra o incrível Castelo de Chambord

+ Conheça o Castelo de Cheverny

+ Explore o Castelo de Chenonceau

+ Onde se hospedar no Vale do Loire

+ Roteiro á pé em Paris

Se tiver qualquer duvida, só deixar um comentário aqui abaixo. Ficarei feliz em ajudar. 😉

Obrigada pela visita e volte sempre!

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *